13 de julho de 2025

Museu de Arte do Rio inaugura exposição em homenagem à Telma Saraiva

A partir de 12 de julho, o Museu de Arte do Rio inaugura a exposição “Telma Saraiva e a fascinação do mundo”, dedicada à trajetória da artista cearense que marcou a história da fotopintura no Brasil. Atuando desde os anos 1940 no município de Crato, no Cariri, Telma Saraiva comandou o Foto Saraiva — único estúdio fotográfico gerido por uma mulher na região — e criou uma estética própria ao colorir retratos com tintas, entre minúcia técnica e imaginação artística. A curadoria é assinada por Bitu Cassundé, Amanda Bonan e Marcelo Campos.


As fotopinturas produzidas por Telma revelam uma atenção minuciosa aos gestos, vestimentas e expressões de seus clientes, geralmente representados com teatralidade, em composições que evocam a aura glamourosa do cinema – principalmente o hollywoodiano dos anos 1950. Ao mesmo tempo, seus autorretratos exploram a performance da identidade: ela se transforma diante da câmera, assumindo papéis e desafiando as convenções de representação vigentes em seu tempo. “A exposição apresenta o fabuloso mundo da fotógrafa cearense Telma Saraiva, e as diferentes estratégias que ela utiliza na reinvenção do seu mundo, por meio da fotografia e do cinema. É através da linguagem da fotopintura, que ela subverte sua imagem transformando-a em diferentes personagens, inspirados nas divas do cinema. Além do conjunto de autorretratos desenvolvidos a partir dos anos de 1940, a mostra evidencia a sofisticação dos álbuns de retrato com registros dos filhos e seu trabalho incansável no estúdio de fotografia na cidade do Crato, Ceará. Na mostra Telma Saraiva e a Fascinação do Mundo, o público conhecerá o seu protagonismo feminino e a sua relevância nas estratégias relacionadas a imagem, ficção e performatividade, a partir do Cariri cearense”, destaca o curador convidado Bitu Cassundé.


Exposição “Telma Saraiva e a fascinação do mundo”


• Abertura: 12 de julho de 2025, a partir das 11 horas, com conversa de galeria com os curadores.

• Local: Museu de Arte do Rio/ MAR

• Endereço: Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro

• Entrada gratuita para abertura



27 de agosto de 2025
A atriz Tais Araújo e a artista visual Monica Ventura conversarão com o público nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, às 15h, na exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que pode ser vista somente até a próxima segunda-feira, dia 1° de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Reunindo cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, a mostra celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes brasileiros e norte-americanos no campo das artes visuais, promovendo uma reflexão crítica sobre a diáspora africana. Tais Araujo e Monica Ventura percorrerão a exposição junto com o público, conversando sobre os temas abordados na exposição. Com direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a exposição ocupa todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ com obras de artistas como Abdias Nascimento, Simone Leigh, Emanuel Araújo, Sonia Gomes, Leonardo Drew, Mestre Didi, Melvin Edwards, Lorna Simpson, Kara Walker, Arthur Bispo do Rosário, Carrie Mae Weems, Mônica Ventura, Julie Mehretu, entre outros. “Nós nos deixamos guiar pelos grupos e comunidades da diáspora africana que reimaginaram o conceito de servidão nessas nações coloniais para as quais foram trazidas, contribuindo de maneira significativa para a construção da identidade nacional desses lugares. A partir da ideia de seres humanos que reinventam sua existência em um ambiente hostil, selecionamos artistas que evocam essa invenção, essa transformação, e esse processo de 'tornar-se' como uma poderosa ferramenta, poética e estética”, ressalta a curadora Ana Beatriz Almeida. Serviço: Conversa com Tais Araujo e Monica Ventura na exposição Ancestral: Afro-Américas Dia 27 de agosto de 2025, às 15h Local: 1º andar Entrada gratuita, com ingressos disponíveis 1 hora antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB Exposição até 1 de setembro de 2025 Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
27 de agosto de 2025
Na quarta-feira, 27 de agosto, às 18h, a Sala Carlos Couto recebe mais uma edição do projeto Clássico de Câmara, desta vez trazendo o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ. O Quinteto Experimental de Sopros tem por objetivo pesquisar, ensaiar e apresentar publicamente o repertório para quinteto de sopros. Através de concertos em diferentes espaços da UFRJ e fora dela, o grupo pretende divulgar uma formação camerística tradicional na música de concerto, mas nem sempre conhecida pelo grande público. Ao mesmo tempo desenvolve um trabalho essencial para a formação acadêmico-profissional dos alunos envolvidos. Criado em 2009, o grupo apresenta um repertório eclético e variado que abrange obras desde o período clássico até a música brasileira contemporânea, com destaque para as numerosas estreias de alunos do curso de composição da Escola de Música. O projeto do Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ está ligado ao Centro de Estudos de Instrumentos de Sopro Professor Noel Devos (CEISopro) do Departamento de Instrumentos de Sopros. Entre 2010 e 2016 recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), e desde 2017 foi reconhecido como Grupo Artístico Institucional da UFRJ, sendo um dos contemplados no Edital Proart-Garin, do Forum de Ciência e Cultura. Serviço Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ Data: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 Horário: 18h Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói