2 de março de 2024

MAC recebe a exposição “Cinco convites a um levante”, de Alex Frechette

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe a partir do dia 02 de março (sábado), a exposição “Cinco convites a um levante”, de Alex Frechette. A mostra representa um apelo à mobilização através de cinco pinturas que registram protestos recentes ocorridos no Brasil, Chile e Argentina, experienciados pelo artista.



Cada uma das cinco obras, apresentando dimensões de 5 metros por 1,60, caracterizadas por traços expressionistas, retratam manifestações populares: a falta de energia elétrica em Niterói, após períodos de chuva; o protesto na Cinelândia contra a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023, em Brasília; uma demonstração de solidariedade à Palestina em Santiago do Chile, país reconhecido por abrigar a maior comunidade palestina fora do Oriente Médio; os apelos por justiça no centro do Rio de Janeiro após o assassinato de uma artista circense e cicloativista venezuelana; as agitações sociais na Argentina após as recentes mudanças econômicas e políticas.

 

Cinco convites a um levante não se limita apenas a documentar artisticamente esses eventos ativistas recentes; também instiga os espectadores a uma reflexão crítica sobre os discursos políticos e sociais que emergem dessas manifestações, além de explorar as relações entre arte e ativismo.

 

Entre mísseis, feminicídios, arbitrariedades, tentativas de golpe e cortes de energia elétrica, a exposição incita os espectadores a encararem o presente como um movimento em direção à coletividade, em busca de justiça e também de uma poética que inspirem a ação de um levante -- um levante que vise a radical transformação do mundo.

 

Alex Frechette, artista visual e doutorando em Artes pela UERJ, vive e trabalha em Niterói-RJ. Seu trabalho engloba desenhos, pinturas, objetos e vídeos, explorando elementos do cotidiano social brasileiro e seus desdobramentos, pulsões e tensões numa busca por discussões sobre história, memória, ativismos e processos poéticos contra-hegemônicos.

 

SERVIÇO

 

Exposição - Cinco Convites a Um Levante, de Alex Frechette

 

Visitação: 02/03 a 12/05/24

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)

Classificação indicativa: livre

Ingresso: R$16 reais inteira / R$8 reais meia 

Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!

Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.

 

Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto - este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).

 

Local: Varanda MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói – RJ

 

15 de setembro de 2025
Será inaugurada, no próximo dia 27 de setembro ,a exposição “As maravilhas do Vale do Café”, que vai celebrar a riqueza histórica, cultural e paisagística de tão importante região do Estado do Rio de Janeiro. Com curadoria de Fatima Simões da Vogue Gallery Brasil e de Matheus Oliveira, da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ,será possível entender um pouco melhor o legado de fazendas, artesanato e paisagens através da visitação da Fazenda São Luiz da Boa Sorte do Jardim Uana Etê, da Fazenda São Roque e do potencial do município de Vassouras, entre outros. “Queremos que a exposição resgate memórias ,valorize tradições e transforme o patrimonio do Vale em inspiração artistica para o presente’,comenta SAndra Gonçalves,gerente de marketing do shopping. O evento pode ser visitado de segunda a sábado,das 10 horas às 20 horas,no Centro de Cultura e Entretenimento do shopping. Com visitação gratuita,tem o apoio do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux,da Vogue Gallery Brasil responsável pelo projeto expositivo,do Vale do Café Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. Serviço Shopping Barra Square-Avenida das Américas,,3255-2° piso-Barra da Tijuca,
15 de setembro de 2025
A Casa aveAcasa apresenta a coletiva ‘Feiraria – ExposiçãoSarauFestejo’, com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta e aproveitar os ânimos e as ânimas de uma cidade que está fervendo arte em razão da ArtRio. Além disso, quer firmar e confirmar a aveAcasa, que é um espaço contíguo ao ateliê da LuLessa Ventarola, como um lugar dedicado a ler e pensar o mundo a partir das artes, da poesia, da literatura e da mobilização necessária para fazer dele um lugar onde a palavra Justiça possa ser, caber e valer. É mais do que ‘alegria com o encontro’: olha-se de outro prisma, pelo caminho inverso, e o que temos é a ação assertiva de ‘um encontro com a alegria’. É a busca que nos move e nomeia. Saber que ainda podemos usar nossas mãos, corpos, vozes e pensamentos para dar lugar à Esperança – esperamos, desejamos e agimos. Somos maiores assim”, explica LuLessa Ventarola. Entre os artistas estão Adriana Macedo, Adriana Nataloni, Aisha Jácob, Ana Biolchini, Andre Arruda, Bernardo Sá Earp, Bo Ferraz, Daniela Granja, Eric Parrot, Jozias Benedicto, Laura Bonfá Burnier, LuLessa Ventarola, Marcella Araujo, Marcelo Rezende, Marcos Kuzka Cunha, Mariana Guimarães, Marina Juppa, Milu Almeida, Sandra Felzen, Silvia Neves, Tina Velho e Verônica Camisão. A feira pode ser visitada até o dia 26 de setembro quando, no encerramento, às 19h, haverá uma conversa com o curador. Local: AveAcasa Rua Camerino, 59 – Centro – RJ Abertura: 13 de setembro, a partir das 16h Visitação: 13 a 26 de setembro de 2025 Dias e horários: quarta a sábado, das 13h às 18h