10 de novembro de 2025

Exposição vai mostrar um pedacinho de Portugal no Aeroporto do Galeão

Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, o Arte Institute, de Nova York, realizará a Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil em seis cidades brasileiras, com uma ampla programação de música, dança e artes visuais de Portugal e dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A abertura do eixo das artes visuais acontecerá em pleno Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão, com a inauguração da exposição “Artistas do Oeste Português”, que ficará em cartaz de 5 de novembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.


Com curadoria do Arte Institute, a exposição reúne dez obras de artistas da região Oeste de Portugal: André Avelar, Cinara Saiónára, Burry Buermans, Feliciano Costa, Helena Valsecchi, Joana Maria Sousa, Margarida Prieto (Ema M.), Maria Matias, Rui Anastácio e Thierry Ferreira, apresentando uma amostra diversa e vibrante da produção artística contemporânea portuguesa.



As peças serão expostas nos corredores do Galeão, transformando o espaço de passagem em um território de encontro e contemplação, onde o público brasileiro e internacional poderá conhecer parte significativa da cena artística lusitana atual.


“A proposta é aproximar o público global da arte contemporânea portuguesa e mostrar como a região Oeste, com sua forte tradição e olhar voltado para o mar, tem produzido uma geração de artistas profundamente conectados com o território, donos de uma linguagem universal”, explica Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute.


“Artistas do Oeste Português” propõe um diálogo entre identidade, paisagem e experimentação plástica, com obras que transitam entre pintura, escultura, instalação e fotografia. As poéticas apresentadas refletem sobre a relação com o espaço, a natureza, a memória e o corpo, revelando a pluralidade de abordagens e técnicas que caracterizam o panorama artístico português contemporâneo.


Realizada anteriormente no aeroporto de Washington (EUA), a exposição chega agora ao Rio de Janeiro como parte da itinerância internacional do projeto ArteBox, iniciativa do Arte Institute que leva a arte lusófona a espaços não convencionais ao redor do mundo.


“Trazer uma exposição portuguesa para o Galeão é também um gesto simbólico: o aeroporto é um ponto de partida e chegada, um lugar de travessia — como a própria arte. É nesse fluxo que queremos fazer o público embarcar na experiência da criação portuguesa contemporânea”, completa Ana.


Sobre o Arte Institute: Fundado no dia 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em 14 anos já promoveu mais de 1200 artistas e esteve presente em 38 países e 119 cidades.


SERVIÇO


Exposição “Artistas do Oeste Português”

Quando: De 5 de novembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026

  • Local: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (RJ)
31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo