10 de novembro de 2025

Peréio 85 anos: Exposição inédita apresenta acervo do artista

“PERÉIO – Semana que vem eu me organizo”, é a próxima exposição da nova galeria do Sesc Tijuca, inaugurada este ano no Rio, celebrando o ator, locutor e diretor Paulo Cesar Peréio, que em outubro de 2025 completaria 85 anos. A mostra, gratuita, apresenta pela primeira vez ao público um acervo inédito do artista, reunindo desenhos, cartas, poesias, rabiscos e objetos produzidos em seu apartamento no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Na galeria, a exposição multimídia, trará instalação com projeções de imagens e áudios inéditos. A programação começa dia 1º de novembro e se estende até 22 de fevereiro de 2026.


A homenagem foi organizada pelos filhos de Peréio – Lara, João e Thomaz Velho – e abre as portas para um lado pouco conhecido do ator, que utilizava os cômodos de seu apartamento como convite ao ócio criativo e para a produção de registros íntimos, quase sempre despretensiosos. “Queremos mostrar ao público o universo dele como artista para além da dramaturgia, revelando criações que até hoje ficaram restritas ao ambiente íntimo da família”, explica Lara Velho, filha e diretora da mostra.



A arquitetura e a cenografia levam a assinatura de Tania Sarquis, Daniel Leão e Thiago Borges dos estúdios Sauá e Mostra – Arte e Arquitetura, e recriam o clima caótico e inventivo do apartamento do ator, onde peças inusitadas se transformavam em obras de arte. A equipe elaborou a planta expográfica especialmente para a exposição no Sesc Tijuca e já possui experiência em outros projetos relevantes realizados na instituição, o que garante continuidade estética e técnica à mostra.


Peréio e Lara Velho Ayres_ foto Sofia FernandesPeréio e Lara Velho Ayres_ foto Sofia Fernandes

O visitante será conduzido a essa atmosfera íntima do lar de Peréio, em que a desorganização – sob olhar do cidadão comum – se transforma em matéria-prima para invenção do artista plástico.


Entre os destaques da exposição está a Instalação Bela Vista, composta por vídeos editados a partir de fotografias feitas por Lara Velho na cobertura do apartamento do ator, muitas delas com a participação do próprio Peréio. O espaço contará ainda com áudios inéditos em que o artista canta, fala e conta histórias, reforçando a dimensão afetiva de seu processo criativo.


Thomaz Velho, artista plástico, tantas vezes retratado pelo pai, homenageará Peréio com uma obra inédita. Além das obras visuais e registros pessoais, a programação inclui leituras teatrais, que terá a direção de João Velho, com personalidades importantes, que cruzaram a vida do ator, além da exibição de filmes com a participação de Peréio, criando um panorama mais amplo da trajetória do ator no cinema e na cultura brasileira. Cada desenho e escritos expostos reforçam sua relação subjetiva e afetiva com a família e com mulheres que fizeram parte de sua vida, como as atrizes Neila Tavares e Cissa Guimarães.


A mostra se inspira ainda na sugestão da artista plástica Pinky Wainer, entrevistada por Peréio no programa de televisão Sem Frescura (Canal Brasil), que sugeriu a publicação de um livro com registros de sua produção fora das telas. A partir dessa provocação, os filhos do ator reuniram e organizaram o acervo que agora será disponibilizado ao público, ampliando a compreensão da multiplicidade artística de Peréio. A direção de arte da exposição está sob responsabilidade de Lara e Thomaz Velho, e a direção das leituras teatrais de João Velho. A exposição conta ainda com a curadoria da professora Adriana Nakamuta.



PERÉIO – Paulo Cesar Peréio foi um dos grandes nomes do cinema e do teatro brasileiro, conhecido pelo talento vigoroso e pela postura irreverente diante da arte e da vida. Dono de uma voz marcante e de uma presença cênica intensa, destacou-se em obras como Terra em Transe (1967), Bang Bang (1971) e Eu te amo (1981).


Serviço 


Exposição – PERÉIO – Semana que vem eu me organizo


Local: Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita, nº 539, Rio de Janeiro


Período: 1º de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026


  • Funcionamento: Terça a sexta das 10h às 20h.
23 de dezembro de 2025
Com uma visão diferenciada sobre o próprio território, 20 jovens da Maré, na Zona Norte do Rio, registraram, pelas lentes das câmeras, o cotidiano do Complexo de Favelas em oficinas promovidas pela ONG Luta Pela Paz. O resultado das atividades integra a exposição “Olhares Negros”, que conta com minidoors distribuídos pelas ruas do conjunto de favelas até o dia 24 de dezembro. A iniciativa busca democratizar o acesso à arte. A população pode encontrá-las em ruas como a Principal, São Jorge, Joaquim Nabuco, do Campo, Maçaranduba e Teixeira Ribeiro, onde fica a sede da Luta Pela Paz. Para Samantha Oliveira, uma das artistas da mostra, a exposição contribui para mudar a imagem estigmatizada da favela. “É um lugar onde também existe a exposição de obras artísticas, existe o levante de pessoas a fim de trazer cultura e arte para comunidade e de incentivar a esperança dos jovens do território”. A mostra valoriza as narrativas e as perspectivas da juventude negra por meio da fotografia, promovendo a expressão artística, o reconhecimento de identidades e o resgate da memória coletiva da comunidade e da trajetória da ONG. “Para mim, é extremamente importante participar da exposição com um autorretrato representando outras mulheres negras e trans como eu, e fortalecendo esse vínculo que a ONG Luta Pela Paz tem com as pessoas à margem da sociedade, as quais não têm sequer uma perspectiva de viver da arte, de fazer arte, de ser reconhecida através das suas obras”, comenta Samantha Oliveira, uma das integrantes do projeto. A jovem, de 25 anos, natural do do Maranhão, veio para o Rio por causa da transfobia que vivia e da vontade de ocupar novos espaços. Foi ainda no Nordeste que conheceu a ONG, por meio da televisão. Em sua vida, a fotografia sempre teve um lugar especial e, por isso, decidiu participar do projeto Olhares Negros. As fotografias foram registradas durante as atividades do projeto. Para Gustavo “Gugah”, um dos alunos, o aprendizado transformou a vida da equipe e criou uma família. “Entrei para o projeto Olhares Negros como um Gustavo e estou saindo como outro. Esse processo de três meses mudou todos nós, tanto alunos quanto os professores. Foi muito bonito, rico de conhecimento e histórico. Quando olhamos para trás, temos orgulho de nos ver, nos sentimos emocionados. É muito lindo.” Ao longo de mais de 36h de aulas, os participantes foram estimulados a desenvolver a criatividade e a ampliar visões de futuro.
23 de dezembro de 2025
Três filmes brasileiros avançaram mais uma etapa na seleção para serem indicados ao Oscar 2026: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, está entre os concorrentes a Melhor Filme Internacional; Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, foi incluído entre os 15 selecionados para Melhor Documentário de Longa-Metragem; e Amarela, de André Hayato Saito, permanece na categoria de Curta-Metragem em Live Action. Foram divulgadas listas de finalistas em 12 categorias: • Curta-metragem de animação; • Casting; • Cinematografia; • Documentário; • Documentário Curta-Metragem; • Melhor Filme Internacional; • Curta-Metragem Live Action; • Maquiagem e Penteado; • Música (Trilha Sonora Original); • Música (Canção Original); • Som; • Efeitos Visuais. No caso da categoria de Melhor Filme Internacional, em que concorre O Agente Secreto,15 candidatos avançaram para a próxima rodada, selecionados a partir de filmes de 86 países ou regiões elegíveis na categoria. Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votarão, no período de 12 a 16 de janeiro de 2026, para determinar os indicados oficiais ao Oscar. Nessa rodada, eles deverão assistir a todos os 15 filmes pré-selecionados. A lista completa dos nomeados para a 98ª edição do Oscar será divulgada em 22 de janeiro. Conheça os 15 candidatos, em ordem alfabética por país:  • Argentina, Belén; • Brasil, O Agente Secreto; • França, Foi apenas um acidente; • Alemanha, Som de Cair; • Índia, Homebound; • Iraque, O Bolo do Presidente; • Japão, Kokuho; • Jordan, Tudo o que resta de você; • Noruega, Valor sentimental; • Palestina, Palestina 36; • Coreia do Sul, Nenhuma outra escolha; • Espanha, Sirât; • Suíça, Turno Tardio; • Taiwan, Menina de Esquerda; • Tunísia, A Voz de Hind Rajab.