26 de março de 2024

Evento itinerante Bienal Black Brazil Art ocupa espaços no Rio

 

 

O Rio de Janeiro recebe, no próximo dia 27, a 3ª Bienal Black Brazil Art, exposição itinerante gratuita que nasceu no sul do país e agora chega à capital fluminense, reunindo artistas emergentes. “É uma bienal para homens e mulheres, negros e brancos. Não é só de mulheres negras, embora o nosso acervo maior seja de mulheres”, afirmou a idealizadora da bienal e uma das curadoras dessa edição, Patricia Brito.


A abertura da Bienal Black será no dia 27, às 19h, no Teatro Gonzaguinha, região central da cidade. O evento compreende um circuito de exposições. “A gente mapeou espaços e equipamentos culturais municipais na cidade do Rio e, por fim, fomos convidados também para um equipamento público em Niterói, região metropolitana do Rio. A Bienal chega no Rio de Janeiro para fazer uma ocupação em alguns espaços públicos”


As atividades se dividem entre o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Centro Cultural dos Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios e Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab). Tem atrações programadas para ocorrer também no Museu do Samba e Museu da Maré. Durante a abertura, haverá divulgação dos artistas premiados e apresentação de trabalhos artísticos de pré-estreia.



As exposições reúnem mais de 270 trabalhos de 225 artistas de todo o país e do exterior, divididos nos espaços da cidade e com programação virtual. O evento se estenderá até 16 de junho e inclui programação extensa, que pode ser conferida no site bienalblack.com.br. Cada espaço cultural tem datas de abertura para visitação e encerramento diferentes.

 

15 de setembro de 2025
O Brasil se despe de um de seus maiores gênios musicais. O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal – referência incontestável da música brasileira e mundial – faleceu aos 89 anos, deixando um legado que atravessa gerações e fronteiras. Diante da notícia, manifestações de pesar tomaram conta das redes sociais, vindas de artistas, autoridades e admiradores que reconhecem em Hermeto uma figura única, inclassificável e revolucionária.  Entre os artistas que homenagearam Hermeto, Caetano Veloso gravou um vídeo em sua conta do Instagram. No registro, lembrou de músicas dedicadas ao mestre e falou sobre sua convivência com ele: “Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical dele”, afirmou Caetano, em tom respeitoso. A cantora Zélia Duncan chamou Hermeto de “mestre absoluto” e o definiu como “o filho preferido da deusa música”, em clara reverência à sua genialidade intuitiva e inventiva. Já a pianista e compositora Leila Pinheiro lembrou da música Chá de Panela, uma parceria com Aldir Blanc que homenageia Hermeto: “Essa canção é uma reverência à genialidade de Hermeto, que sempre nos mostrou como fazer da música uma extensão do próprio espírito.”
14 de setembro de 2025
O RIOgaleão mais uma vez estará presente em uma das principais feiras de arte da América Latina. Na 15ª edição da ArtRio, o espaço destinado ao aeroporto no evento vai reforçar o posicionamento do RIOgaleão como impulsionador da arte e do desenvolvimento do Rio de Janeiro. Entre os dias 10 e 14 de setembro, o estande do aeroporto no Pavilhão Mar será responsável por levar um conceito que conversa com a atuação do RIOgaleão Cargo, o terminal de cargas do aeroporto internacional. O espaço na ArtRio vai reunir uma ativação que será representada por elementos simbólicos do terminal de cargas. Em “Arte em movimento”, o objetivo é promover uma conexão direta com o público a partir de associações práticas e subjetivas. Durante a ativação, o cenário será tela para que, a cada dia, artistas convidados criem pinturas que traduzam o lifestyle carioca ao vivo durante o evento. Após a feira, as obras ficarão expostas no terminal de passageiros do RIOgaleão. Assinam as telas do live painting os artistas visuais Pedro Gomes, Guilherme Kid, Vera Schueler, Bruna Manarelli e Ian Salamente. A presença da marca RIOgaleão na ArtRio reforça seu papel como agente cultural ativo ao valorizar todas as etapas do processo artístico, mostrando que o aeroporto internacional contribui com a criação de uma jornada cultural completa. Além disso, o evento coloca o RIOgaleão como um modal articulador e facilitador para a cultura no Brasil por meio do transporte das obras de arte. “O RIOgaleão é porta de entrada para a arte e a cultura que fazem do Rio uma cidade única. A parceria com a ArtRio reforça nosso compromisso com a economia criativa e com o transporte seguro e eficiente dessas obras que encantam o mundo. Nossa intervenção no evento representa essa conexão viva entre o talento artístico e a Cidade Maravilhosa. Para nós, apoiar a cultura é também impulsionar o futuro do Rio”, destaca Uyara Assis, gerente de Marketing do RIOgaleão. A ArtRio conta a cada ano com mais de 100 colecionadores e curadores de todo o mundo. SERVIÇO RIOgaleão – ArtRio De 10 a 14/09/25 Dias 10, 11 e 12, das 13h às 20h, e dias 13 e 14, das 14h às 20h Mais informações em https://artrio.com/