4 de dezembro de 2023

Coro e Orquestra Infantojuvenil Aprendiz Musical na Sala Leila Diniz

Única apresentação terá repertório que vai de Beatles à Gonzaguinha, além de uma homenagem ao Natal, com entrada gratuita

 

Na próxima quarta-feira (6), às 14h, a Sala Leila Diniz – que fica dentro do prédio da Imprensa Oficial (Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro) – vai receber o Programa Aprendiz, que apresenta mais um espetáculo com suas turmas de aplicados e talentosos alunos. A entrada do evento é gratuita e sujeita à lotação.

 

Desta vez sobem ao palco no projeto ‘Concertos na Imprensa’ o Coro e a Orquestra Infantojuvenil Aprendiz Musical – que farão uma apresentação conjunta e especial, com músicas de Natal, trazendo no repertório “Natal é tempo de amar” e “Suíte de Natal”, entre outras. Também serão lembrados clássicos da música mundial e da MPB, indo de Beatles à Gonzaguinha.

 

Coro Infantojuvenil

 

O Coro Infantojuvenil Aprendiz Musical, sob a regência do Maestro Miguel Torres, iniciou suas atividades em 2023 como parte da expansão do Programa Aprendiz Musical. A estreia aconteceu em 13 de setembro no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Um dos principais objetivos do coro é receber discentes das turmas de Iniciação Musical e Canto Coral, provenientes das Unidades Escolares da Rede Municipal Pública de Ensino.

 

Ao participarem ativamente dessa experiência de canto coletivo, as crianças e jovens, com o apoio de suas famílias, continuam a desenvolver as habilidades pedagógicas e artísticas iniciadas nas escolas. Envolvendo-se semanalmente nos ensaios e participando regularmente de apresentações públicas, eles aprofundam seus conhecimentos musicais, progredindo gradualmente para peças mais desafiadoras tecnicamente. Esse processo não apenas contribui para o desenvolvimento individual como cantores, mas também fortalece suas habilidades sociais em um ambiente propício para a exploração de emoções e compartilhamento de vivências com outras crianças e jovens.

 

As ações do coro não só ampliam os horizontes musicais, mas também fortalecem a autoestima dos participantes. Além disso, o projeto se destaca pela relevância dessas crianças e jovens como agentes transformadores sociais por meio da música, contribuindo para o enriquecimento do tecido social.

 

Orquestra Infantojuvenil Aprendiz

 

A Orquestra Infantojuvenil surge com os alunos da rede municipal de educação, que chegam ao Programa Aprendiz Musical trazidos para um primeiro contato com a música e os instrumentos. Vão se habituando e aprendendo sobre palco, a liturgia orquestral, as nomenclaturas de orquestra, e com isso assimilando o que de fato faz um maestro, um regente, um spalla, ou o que é o ritornelo e uma fermata, por exemplo. Como se faz para respirar no início e no fim de cada ato, além de todo conteúdo inicial, eles aprendem nesta etapa. Na Orquestra Infantojuvenil os alunos mais velhos ajudam os mais novos, existe um acolhimento natural. Ninguém melhor do que eles mesmos para se acolherem. Dentro da Casa Aprendiz, os alunos tocam e estudam juntos; os mais experientes ensinam como escrever nas partituras do jeito certo, como afinar o instrumento e toda a iniciação acontece de maneira fluida.

 

“A Casa Aprendiz é a segunda casa destas crianças, que irão conviver durante anos, aprendendo e se apresentando. Assim como eu, e o coordenador João Victor, podem até seguir no projeto”, disse o Regente Diogo Moura.

 

Sobre o Programa Aprendiz Musical

 

O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação. A missão do Aprendiz é promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos de idade com aulas de iniciação musical, canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral.

 

O Aprendiz Musical funciona nas escolas públicas da rede municipal da cidade e desenvolve atividades na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói. Um dos maiores programas sociais de desenvolvimento por meio da arte do país. Programa Aprendiz Musical, há 22 anos transformando vidas através da educação musical.

 

Repertório

 

Orquestra Infantojuvenil, com o Regente Diogo Moura

 

1.Großer Gott, Wir Loben Dich (Ignaz Franz)

2.O Caderno (Toquinho)

3.Yesterday (The Beatles)

4.Folclore

 

Coro Infantojuvenil, com o Maestro Miguel Torres

 

1.Sementes do Amanhã (Gonzaguinha)

2.Salve o Samba (Medley)

3.Suíte de Natal (André Protásio)

4.O Natal é Tempo de Amar (Ernie Rettino e Debby Kerne)

 

SERVIÇO:

 

Evento: ‘Concertos na Imprensa’, com a Orquestra e Coro Infantojuvenil Aprendiz

Data: Terça-feira, 06 de dezembro

Horário: 14 horas

Local: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Sala Leila Diniz

Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói -


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita