25 de agosto de 2023

Programação teatral do Rio e Niterói

Confira as principais atrações teatrais.

.

O FUTURO CHEGOU ONTEM


Escrito, concebido e executado por Kleber di Lázzare, o solo-manifesto apresenta um pierrô maltrapilho que transita entre o presente e o passado.

Casa do Grupo Tá na Rua

qui, sex e sáb, 20h | dom, 19h | 14 a 17/nov

Monólogo | Dir. Kleber di Lázzare | 14 | 80'



CADA PONTO UM CARNAVAL


Com duas premiações, como Melhor Atriz do 14º FESTU e Melhor Cena no Festival Um de Cada Vez, Camila Gonzalez vive uma senhora de 67 anos.

Teatro Cândido Mendes

qui, 20h | 14 a 28/nov

Comédia | Dir. Nelson Reis | 14 | 60'



O REI DO ROCK


De volta aos palcos cariocas, o musical biográfico e multipremiado sobre Elvis Presley. Um mergulho na fascinante trajetória do artista solo.


Musical | Dir. João Fonseca | L | 165'

sex, 19h | sáb e dom, 17h (conferir) | 15/nov a 8/dez

Teatro João Caetano



MACACOS


Prêmio Shell 2023 de melhor ator.e outros prêmios, a peça que esgotou os ingressos em todas as sessões, está de volta por 2 dias para a programação.

Teatro Riachuelo

sáb, 16 às 19h | dom, 17 as 17h | 16 e 17/nov

Drama   Dir. Clayton Nascimento   14   180'   



AGORA É QUE SÃO ELAS


Barreiras de gênero não são problemas para Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco, que interpretam mais de 20 personagens

Teatro das Artes

sex e sáb, 20h | dom, 19h | até 24/nov

Comédia | Dir. Fábio Porchat | 14 | 70'





NITERÓI NOVEMBRO

 

  • 25 nov.

· VIOLETAS NA JANELA

sáb., 25 de nov. – dom., 26 de nov.

Sala Nelson Pereira dos Santos - Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos

Niterói - RJ


· 22 nov.

· ELIS, A MUSICAL

17 de nov. – 10 de dez.

Cine Palacio - R. do Passeio, 38-40 - Centro

Rio de Janeiro - RJ


· 25 nov.

· SUPER MARIO BROSS

sáb., 15:00

Teatro Vannucci - Rua Marques São Vicente 52 3 And lj 371

Rio de Janeiro - RJ


· 22

nov.

STAND UP - COLMÉDIA STAND UP

3 – 24 de nov.

Rio Retrô Comedy Club - Av. Ayrton Senna, 5500 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22775-005 Shopping Uptown - Bloco 10 - Lojas 108 e 109

Rio de Janeiro – RJ

 

 

RIO DE JANEIRO NOVEMBRO


 23 nov.

· Guilherme Arantes

Amanhã, 17:30

Teatro João Caetano - Prç. Tiradentes, s/n - Centro

Rio de Janeiro - RJ


23 A 24 de nov.

· JOANNA DE ÂNGELIS, TRANSIÇÃO

17 – 24 de nov.

Teatro Miguel Falabella - Norte Shopping - Av. Dom Hélder Câmara, 5332 - Cachambi

Rio de Janeiro - RJ


· 25 nov.

· ELTON JOHN E FLASH BACK

sáb., 18:30

Teatro Vannucci - Rua Marques São Vicente 52 3 And lj 371

Rio de Janeiro - RJ


· 22 nov.

· KING KONG FRAN – Teatro Firjan SESI Jacarepaguá

18 – 26 de nov.

Teatro Firjan SESI Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 940 - Freguesia de Jacarepaguá

Rio de Janeiro - RJ


· 25 nov.

· Jô Carvalho

sáb., 20:30

Teatro Brigitte Blair - R. Miguel Lemos, 51 - h - Copacabana

Rio de Janeiro - RJ


· 26 nov.

AS AVENTURAS DE RYDER

dom., 16:00

Teatro Fashion Mall - Estr. da Gávea, 899 - São Conrado

Rio de Janeiro - RJ

 

 

27 de outubro de 2025
Como parte da programação do 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe, na terça-feira, 28 de outubro, o texto "Mandrágora", original de Nicolau Maquiavel, que conta a história do jovem Calímaco, que se apaixona por Lucrécia, esposa de um homem rico e tolo. Com a ajuda de um intermediário esperto, o jovem se passa por médico e convence o marido a usar uma "poção de mandrágora" em Lucrécia, com a desculpa de aumentar sua fertilidade, mas com o aviso de que o primeiro homem que tiver relações com ela após ingerir a poção morrerá. Lucrécia, então, é convencida por frei Timóteo a consumar o ato adúltero, e, no momento em que é revelada a verdadeira identidade de Calímaco, ela concorda finalmente em tornar-se sua amante. Após a noite do engano, Calímaco, desta vez fazendo-se de médico novamente, consegue do marido, satisfeito com a futura paternidade, autorização para habitar sua casa. Serviço 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói - Mandrágora Datas: Terça-feira, 28 de outubro de 2025 Horário: 19h30 Duração: 45min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita (sem ingresso) | O teatro abre 30 minutos antes do início do espetáculo Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
27 de outubro de 2025
Sucesso de público, o Manga Festival é um dos destaques da agenda em Paraty. A segunda edição vai acontecer na sede do Instituto Manga, em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é o destaque do evento. Na abertura da exposição, o festival irá mobilizar outras expressões artísticas da cultura tradicional e contemporânea presentes na localidade. A programação é gratuita, e aberta ao público de todas as idades. O Manga Festival faz parte do programa de desenvolvimento regenerativo do território, criado pelo Instituto Manga, como explica a gestora executiva da entidade, Mírian Machado. “O evento pretende destacar e celebrar as expressões de uma cultura constituída através do encontro de moradores de Paraty. A mostra fotográfica reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana dos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira – representações da cultura tradicional, caiçara e contemporânea do nosso território. Colaborar com a preservação dessa riqueza esclarece as forças moventes desse estudo, além da realização desse objeto de estudo, também chamado festival”, ressalta Mìrian. Dentre as atrações da 2ª edição do Manga Festival, a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é a mais aguardada pelo público, e será revelada no dia 1º de novembro, às 10h. A exposição vai apresentar fotos selecionadas por meio de convocatória pública que representam os bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira. O Instituto Manga, entidade responsável pela iniciativa, buscou mapear, por meio de imagens, expressões da cultura tradicional presentes nessas localidades. A mostra vai ocupar os muros e as fachadas da rua em que a sede da entidade fica situada. Um dos objetivos da exposição é colaborar com a preservação da memória coletiva, sua ancestralidade e importância. A programação tem início, no dia 30 de outubro, com um desfile dos integrantes da Escola Municipal Parque da Mangueira pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, os participantes vão contando a história do local. Nesse mesmo dia, será realizado o “Tombamento Afetivo” do pé de manga, árvore símbolo do lugar e referência ao nome do bairro. No dia seguinte, 31 de outubro, acontece uma homenagem ao Mestre Cirandeiro. Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama. Já no último dia, em 1º de novembro, acontece a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Em seguida, é a vez da comunidade caiçara do Saco do Mamanguá ministrar uma oficina de barreamento de uma casa (maquete) de estique. Oficinas de pipa e de rima também estão na agenda do evento. O encerramento acontece com uma ciranda e rima coletiva com os participantes da oficina.