25 de agosto de 2023

Cine Agito

O melhor da programação de cinema.




Cinema Reserva Cultural Niterói


Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói




O Quarto ao Lado


Sessão: 18:50h
Em O Quarto ao Lado, as amigas Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton) se reaproximam em meio a uma situação extrema, de vida e morte.
Não recomendado para menos de 14 anos
Elenco: Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro
Direção: Pedro Almodóvar
| 1h 47min | Comédia, Comédia dramática, Drama | Espanha, EUA


Arca de Noé


Sessão: 16:50h
Em Arca de Noé, Vini (Rodrigo Santoro) é um ratinho poeta muito carismático, mas ao mesmo tempo bastante envergonhado. Seu melhor amigo, Tom (Marcelo Adnet), também um roedor talentoso, toca violão como ninguém. Quando a grande inundação é anunciada, os dois precisam entrar na Arca de Noé sem que sejam percebidos, já que apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos.
Livre
Elenco: Keith Silverstein, Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet
Direção: Sérgio Machado, Alois Di Leo
| 1h 35min | Aventura, Animação, Família | Brasil, Índia



A Substância


Sessão: 15:30h
Elisabeth Sparkle é uma celebridade em declínio que enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness na televisão. Desesperada por um novo começo, ela decide experimentar uma droga do mercado clandestino que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma.
Elenco: Demi Moore, Margaret Qualley, Dennis Quaid
Direção: Coralie Fargeat
| 2h 20min | Drama, Terror | EUA, Reino Unido, França


Ainda Estou Aqui


Sessão: 14:30h, 17:10h, 18:10h, 19:50h e 20:50h
Ainda Estou Aqui se passa no Brasil, em 1970 e é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida completamente depois que ele é exilado durante a ditadura. A dona de casa se vê obrigada a virar ativista de direitos humanos após o desaparecimento de seu marido.
Não recomendado para menos de 14 anos
Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello
Direção: Walter Salles
06 de novembro de 2024 | 2h 15min | Drama, Suspense | Brasil, França



Gladiador 2


Sessão: 15:10h / 18:00h e 20:50h
Na sequência do filme dirigido por Ridley Scott nos anos 2000, 25 anos após testemunhar a morte do herói Maximus pelas mãos de seu tio, Lucius enfrenta um novo desafio após ter sua casa tomada pelos imperadores tirânicos que governam Roma com punho de ferro. Agora ele precisa reencontrar a força e a coragem que o inspiraram na juventude e sobreviver aos jogos no Coliseu.
Não recomendado para menos de 16 anos
Elenco: Paul Mescal, Pedro Pascal, Connie Nielsen
Direção: Ridley Scott
| 2h 28min | Ação, Drama, Épico | EUA, Reino Unido


Black Tea 


Sessão: 14:4h e  21:00h
Black Tea - O Aroma do Amor, dirigido por Abderrahmane Sissako, apresenta a jovem africana Aya (Nina Melo) decide algo que mudou a sua vida e chocou a todos: ela disse "não" no dia do seu casamento, deixando o seu noivo no altar. Além de abandonar o matrimônio, Aya decide abandonar a Costa do Marfim para começar uma nova vida na China.
Elenco: Nina Melo, Han Chang, Wu Ke-Xi
Direção: Abderrahmane Sissako
| 1h 49min | Drama, Romance | França, Luxemburgo, Taiwan

27 de outubro de 2025
Como parte da programação do 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe, na terça-feira, 28 de outubro, o texto "Mandrágora", original de Nicolau Maquiavel, que conta a história do jovem Calímaco, que se apaixona por Lucrécia, esposa de um homem rico e tolo. Com a ajuda de um intermediário esperto, o jovem se passa por médico e convence o marido a usar uma "poção de mandrágora" em Lucrécia, com a desculpa de aumentar sua fertilidade, mas com o aviso de que o primeiro homem que tiver relações com ela após ingerir a poção morrerá. Lucrécia, então, é convencida por frei Timóteo a consumar o ato adúltero, e, no momento em que é revelada a verdadeira identidade de Calímaco, ela concorda finalmente em tornar-se sua amante. Após a noite do engano, Calímaco, desta vez fazendo-se de médico novamente, consegue do marido, satisfeito com a futura paternidade, autorização para habitar sua casa. Serviço 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói - Mandrágora Datas: Terça-feira, 28 de outubro de 2025 Horário: 19h30 Duração: 45min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita (sem ingresso) | O teatro abre 30 minutos antes do início do espetáculo Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
27 de outubro de 2025
Sucesso de público, o Manga Festival é um dos destaques da agenda em Paraty. A segunda edição vai acontecer na sede do Instituto Manga, em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é o destaque do evento. Na abertura da exposição, o festival irá mobilizar outras expressões artísticas da cultura tradicional e contemporânea presentes na localidade. A programação é gratuita, e aberta ao público de todas as idades. O Manga Festival faz parte do programa de desenvolvimento regenerativo do território, criado pelo Instituto Manga, como explica a gestora executiva da entidade, Mírian Machado. “O evento pretende destacar e celebrar as expressões de uma cultura constituída através do encontro de moradores de Paraty. A mostra fotográfica reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana dos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira – representações da cultura tradicional, caiçara e contemporânea do nosso território. Colaborar com a preservação dessa riqueza esclarece as forças moventes desse estudo, além da realização desse objeto de estudo, também chamado festival”, ressalta Mìrian. Dentre as atrações da 2ª edição do Manga Festival, a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é a mais aguardada pelo público, e será revelada no dia 1º de novembro, às 10h. A exposição vai apresentar fotos selecionadas por meio de convocatória pública que representam os bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira. O Instituto Manga, entidade responsável pela iniciativa, buscou mapear, por meio de imagens, expressões da cultura tradicional presentes nessas localidades. A mostra vai ocupar os muros e as fachadas da rua em que a sede da entidade fica situada. Um dos objetivos da exposição é colaborar com a preservação da memória coletiva, sua ancestralidade e importância. A programação tem início, no dia 30 de outubro, com um desfile dos integrantes da Escola Municipal Parque da Mangueira pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, os participantes vão contando a história do local. Nesse mesmo dia, será realizado o “Tombamento Afetivo” do pé de manga, árvore símbolo do lugar e referência ao nome do bairro. No dia seguinte, 31 de outubro, acontece uma homenagem ao Mestre Cirandeiro. Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama. Já no último dia, em 1º de novembro, acontece a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Em seguida, é a vez da comunidade caiçara do Saco do Mamanguá ministrar uma oficina de barreamento de uma casa (maquete) de estique. Oficinas de pipa e de rima também estão na agenda do evento. O encerramento acontece com uma ciranda e rima coletiva com os participantes da oficina.