8 de julho de 2022

Bauernfest, a festa do colono alemão em Petrópolis

A festa que, tradicionalmente, acontece todo mês de junho, esse ano teve sua data modificada para o mês de agosto tendo em vista as fortes chuvas que atingiram a cidade serrana no mês de fevereiro. Mas não se preocupe, pois Petrópolis está se reestruturando e ficando linda para a festa. Vale lembrar também que durante o mês de agosto (e no inverno todo), apesar de fazer bastante frio em Petrópolis, os dias de chuva são raros.


O que esperar da Bauernfest 2022


A Bauernfest Petrópolis, também conhecida como a Festa do Colono Alemão, acontece todo ano entre os meses de junho e julho desde 1989. Ela é um dos eventos que mais movimenta a Cidade Imperial e já faz parte da agenda cultural de Petrópolis. Para se ter uma ideia, ela é a maior festa cervejeira do estado do Rio de Janeiro e de toda a região sudeste. Esse ano, a festa acontecerá de 12 de agosto até 28 de agosto, para garantir que a cidade esteja preparada para receber a grande quantidade de turistas esperada com segurança.


Embora hajam atividades espalhadas em outros pontos da cidade, como a Praça da Liberdade, o lugar que recebe as principais atrações da Bauernfest não poderia ter mais a cara de Petrópolis. Tudo acontece em um dos principais cartões postais da cidade: o Palácio de Cristal.


A proposta da festa é resgatar as raízes germânicas que marcaram a história de Petrópolis. E não falta tradição: por lá você encontra apresentações de dança típica, corais, concursos, além de comidas e cervejas deliciosas vendidas nas barraquinhas. Isso sem falar na programação recheada de espetáculos e produtos alemães.

Uma novidade bem legal que acontece desde 2018 é a “Lei da Bauern”, que valoriza os produtores locais. Com essa lei, o espaço ao redor do Palácio de Cristal é reservado para empresas petropolitanas que trabalhem com produtos artesanais alemães. Outra novidade desde o ano de 2018 foi a chegada das cervejas artesanais, com uma barraca só para elas.


Bauernfest Itaipava


A Bauernfest Itaipava é, na verdade, uma novidade na agenda local. Logo após o período oficial da festa em Petrópolis, a festa continua nos distritos. O espírito é o mesmo: muita cerveja, animação, comidas gostosas e danças e músicas típicas para manter a tradição germânica. 



15 de agosto de 2025
Nesta sexta-feira (15), a partir das 18h, o público de Niterói poderá prestigiar mais uma edição do projeto Arte na Rua, que desta vez recebe a talentosa cantora Ritah Mansur para uma apresentação especial na Rua Ator Paulo Gustavo, esquina com a Rua Lopes Trovão, em Icaraí. Com um repertório repleto de canções marcantes, interpretadas com sua voz potente e carisma único, Ritah promete encantar e emocionar quem passar pelo local, transformando o espaço urbano em um verdadeiro palco a céu aberto. O projeto Arte na Rua é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), que busca levar cultura, arte e entretenimento de qualidade para todos, democratizando o acesso e valorizando os artistas locais. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Basta chegar e aproveitar um fim de tarde de boa música e convivência. Ritah Mansur é uma cantora e intérprete com expressiva trajetória no cenário musical de Niterói e Rio de Janeiro, especialmente na Música Popular Brasileira (MPB) com forte influência do jazz. Ela iniciou a carreira na Europa, apresentando-se por cerca de três anos em países como França, Suíça, Áustria, Itália, Dinamarca, Alemanha e Bélgica. A cantora atuou em centros culturais, casas de jazz e companhias folclóricas. De volta ao Brasil, se apresentou intensamente em Niterói e no Rio, levando sua voz a espaços como Mistura Fina, Casa de Cultura Laura Alvim, People, Bistrô do MAC, e outros. Serviço: Data: 15 de agosto (sexta-feira) Horário: 18h Local: Rua Ator Paulo Gustavo c/ Rua Lopes Trovão – Icaraí Entrada franca
14 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado, 16 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Monstro Rosa'. A contação da história 'Monstro Rosa' é adaptada e narrada pela atriz Tati Quadros, com direção do artista visual Alessandro Boschini. 'Monstro Rosa' é o primeiro livro da premiada autora e ilustradora espanhola Olga de Dios. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como a diversidade, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura. Num mundo monocromático, surge Monstro Rosa, uma figura única e vibrante que, ao buscar aceitação, revela a beleza das diferenças. Esta narrativa sensível explora temas de identidade e amizade, inspirando uma reflexão sobre a verdadeira essência da felicidade, só possível através de um mundo diverso. Serviço Contos Na Varanda: Monstro Rosa Data: Sábado, 16 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita  Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela Rua Lopes Trovão