14 de agosto de 2023

Youtuber Primo Pobre lança livro no Rio

Obra é escrita por Eduardo Feldberg, criador do canal “Primo Pobre” que tem mais de 1,4 milhões de inscritos


Conversar sobre dívidas, orçamento, o hábito de poupar e os primeiros passos no mundo dos investimentos, são os objetivos do livro “Deixe de ser pobre” (Maquinaria Editorial), escrito pelo empreendedor e administrador Eduardo Feldberg, criador do canal Primo Pobre, um dos maiores e mais populares canais sobre educação financeira do país, com mais de 1,4 milhões de inscritos e que vem ao Rio de Janeiro, para o lançamento na quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, às 18h, nas livrarias Leitura Tijuca e Leitura Bangu, respectivamente.


De maneira direta, simples e divertida, o autor aborda temas que fazem parte do cotidiano, mas que nem toda a população tem conhecimento como cartão de crédito, economia doméstica, organização financeira, planejamento de salário, investimentos, reserva de emergência e dívidas. “Uma boa educação financeira pode melhorar muito a vida de qualquer pessoa, inclusive a das que ganham pouco”, salienta.


Eduardo Feldberg é paulistano de Osasco e tem uma história real, na qual vivendo com o básico, economizando, trabalhando e ganhando um salário que alternou entre 295 e 3 mil reais ao longo de quase vinte anos, com a ajuda das rendas extras, conseguiu comprar um carro à vista, financiar um apartamento, viajar diversas vezes pelo Brasil e exterior, me casar e quitar todas as despesas com a cerimônia e a festa até a data do casamento – e ainda juntar 100 mil na poupança durante esse período. Começou a postar vídeos por diversão (de assuntos variados, principalmente tocando instrumentos musicais) e viralizou com o vídeo “Como quitar um financiamento de 30 anos em 3”, que obteve 8 milhões de visualizações.


Em seu canal no YouTube, Primo Pobre, conversa e ensina quem cansou de não entender as próprias finanças a cuidar do dinheiro de maneira fácil e descomplicada. O livro é o resultado de tudo que aprendeu, viveu e de indignação. “Eu estava indignado com o fato de muita gente boa trabalhar demais o tempo todo para, no final das contas, ter uma vida mais lascada que joelho de freira”, completa. “Apesar de falar de dinheiro na internet, eu não sou um milionário - estou muito longe disso - e quero justamente ir na contramão dos clichês de influenciadores de finanças”, completa.


Ao longo das 224 páginas, Deixe de ser pobre contribui para administrar melhor as finanças para que toda a família tenha o que merece, sem a necessidade de um salário altíssimo para isso. “A habilidade de lidar com o dinheiro envolve muitas coisas, como a inteligência de criar novas fontes de renda para aumentar seus ganhos, o esforço em poupar para conquistar metas e sonhos, a capacidade de providenciar recursos para o futuro, o autocontrole para não ser seduzido a comprar coisas desnecessárias anunciadas na televisão ou internet, a sabedoria de saber como e quando usar o cartão de crédito, o equilíbrio para saber quando e quanto gastar em certos produtos e a consciência de que, às vezes, o barato sai caro, mas, às vezes, pagar caro é burrice”, finaliza.


 SERVIÇO LANÇAMENTO PRIMO POBRE

Dia: 17 de agosto

Horário: 18h às 20h

Local: Livraria Leitura Tijuca, Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20511-000

Dia: 18 de agosto

Horário: 18h às 20h

Local: Livraria Leitura Bangu, Bangu Shopping - R. Fonseca, 240 - 158A - Bangu, Rio de Janeiro - RJ, 21820-005

27 de outubro de 2025
Como parte da programação do 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe, na terça-feira, 28 de outubro, o texto "Mandrágora", original de Nicolau Maquiavel, que conta a história do jovem Calímaco, que se apaixona por Lucrécia, esposa de um homem rico e tolo. Com a ajuda de um intermediário esperto, o jovem se passa por médico e convence o marido a usar uma "poção de mandrágora" em Lucrécia, com a desculpa de aumentar sua fertilidade, mas com o aviso de que o primeiro homem que tiver relações com ela após ingerir a poção morrerá. Lucrécia, então, é convencida por frei Timóteo a consumar o ato adúltero, e, no momento em que é revelada a verdadeira identidade de Calímaco, ela concorda finalmente em tornar-se sua amante. Após a noite do engano, Calímaco, desta vez fazendo-se de médico novamente, consegue do marido, satisfeito com a futura paternidade, autorização para habitar sua casa. Serviço 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói - Mandrágora Datas: Terça-feira, 28 de outubro de 2025 Horário: 19h30 Duração: 45min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita (sem ingresso) | O teatro abre 30 minutos antes do início do espetáculo Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
27 de outubro de 2025
Sucesso de público, o Manga Festival é um dos destaques da agenda em Paraty. A segunda edição vai acontecer na sede do Instituto Manga, em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é o destaque do evento. Na abertura da exposição, o festival irá mobilizar outras expressões artísticas da cultura tradicional e contemporânea presentes na localidade. A programação é gratuita, e aberta ao público de todas as idades. O Manga Festival faz parte do programa de desenvolvimento regenerativo do território, criado pelo Instituto Manga, como explica a gestora executiva da entidade, Mírian Machado. “O evento pretende destacar e celebrar as expressões de uma cultura constituída através do encontro de moradores de Paraty. A mostra fotográfica reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana dos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira – representações da cultura tradicional, caiçara e contemporânea do nosso território. Colaborar com a preservação dessa riqueza esclarece as forças moventes desse estudo, além da realização desse objeto de estudo, também chamado festival”, ressalta Mìrian. Dentre as atrações da 2ª edição do Manga Festival, a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é a mais aguardada pelo público, e será revelada no dia 1º de novembro, às 10h. A exposição vai apresentar fotos selecionadas por meio de convocatória pública que representam os bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira. O Instituto Manga, entidade responsável pela iniciativa, buscou mapear, por meio de imagens, expressões da cultura tradicional presentes nessas localidades. A mostra vai ocupar os muros e as fachadas da rua em que a sede da entidade fica situada. Um dos objetivos da exposição é colaborar com a preservação da memória coletiva, sua ancestralidade e importância. A programação tem início, no dia 30 de outubro, com um desfile dos integrantes da Escola Municipal Parque da Mangueira pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, os participantes vão contando a história do local. Nesse mesmo dia, será realizado o “Tombamento Afetivo” do pé de manga, árvore símbolo do lugar e referência ao nome do bairro. No dia seguinte, 31 de outubro, acontece uma homenagem ao Mestre Cirandeiro. Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama. Já no último dia, em 1º de novembro, acontece a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Em seguida, é a vez da comunidade caiçara do Saco do Mamanguá ministrar uma oficina de barreamento de uma casa (maquete) de estique. Oficinas de pipa e de rima também estão na agenda do evento. O encerramento acontece com uma ciranda e rima coletiva com os participantes da oficina.