1 de agosto de 2025

“Visitando Camille Claudel” reestreia temporada no Teatro Gláucio Gill

No ano Brasil – França, a peça Visitando Camille Claudel, que revisita a história da escultora francesa retorna ao Rio de Janeiro, duas décadas após sua estreia.


A atriz Adriana Rabelo retorna aos palcos com a premiada obra Visitando Camille Claudel, um espetáculo que resgata, de forma poética e visceral, a trajetória da escultora francesa cuja genialidade foi silenciada pelo machismo e pela exclusão. A nova temporada acontece de 2 a 25 de agosto, sempre aos sábados, domingos e segundas, às 20h, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana. Na noite de estreia, dia 02, Heloisa Aguiar, Secretária de Estado da Mulher estará presente para um bate papo com o público.


Mais do que uma biografia cênica, o monólogo mergulha nas profundezas da trajetória de Camille Claudel, uma artista que ousou ser mulher e profissional em um mundo dominado por homens, e que acabou internada involuntariamente. A montagem, sucesso de crítica e público, escrita e dirigida por Ramon Botelho, entrelaça arte e sofrimento, amor e reclusão, numa narrativa que aborda temas tão urgentes quanto universais. Embora ambientada entre o final do século XIX e o início do XX (1864–1943), a peça traz questões que permanecem dolorosamente atuais: igualdade de gênero, saúde mental, o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho e a luta antimanicomial — afinal, ainda hoje, mulheres continuam sendo internadas involuntariamente.


Aos domingos, haverá também um debate ao final da peça com a participação de vozes reconhecidas no campo da saúde mental, filosofia, políticas públicas, cultura e pensamento contemporâneo: , Neyza Prochet, Pedro Cattapan e Viviane Mosé.




Serviço


Peça: Visitando Camille Claudel


  Quando: De 2 a 25 de agosto – sábados, domingos e segundas, às 20h

  Onde: Teatro Gláucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana, RJ

  Ingresso: http://funarj.eleventickets.com/ (escolher Teatro Glaucio Gill e data)

  Classificação indicativa: 14 anos

  Debates: após as sessões de domingo



1 de agosto de 2025
No sábado, 02 de agosto, às 19h, o Theatro Municipal de Niterói recebe em seu palco a icônica banda Os Lobos, com o espetáculo 'Os Lobos tocam Raul', com o qual a banda presta um tributo especial aos 1980 anos do Maluco Beleza, interpretando seus maiores sucessos, além de composições autorais e clássicos do rock and roll. A banda niteroiense Os Lobos, sucesso na mídia nos anos 60 e 70, foi a primeira a gravar uma música de Raul Seixas. O grupo participou do VII Festival Internacional da Canção, registrando no LP oficial da Som Livre os clássicos "Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo" e "Let Me Sing, Let Me Sing", que marcou a estreia de Raul nos palcos. Serviço Os Lobos tocam Raul - Uma homenagem aos 80 anos do Maluco Beleza Data: Sábado, 02 de agosto de 2025 Horário: 19 h Ingressos: R$50,00 (inteira) Duração: 100 minutos Classificação indicativa: Livre  Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de novembro, 35 - Centro, Niterói
1 de agosto de 2025
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe na secta-feira, 01 de agosto, às 20h, o espetáculo 'Parceiros de Tom', com o músico e cantor Cássio Tucunduva e o poeta e ator Marco Guayba. O show tem como objetivo homenagear o grande maestro Tom Jobim, por ocasião da passagem dos trinta anos da data em que o incrível músico nos deixou. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Após uma vida profundamente produtiva veio a falecer em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, EUA. Tom Jobim ao longo de sua brilhante carreira teve a efetiva companhia de parceiros que dividiram a autoria de músicas tais como Dolores Duran, Aloisio de Oliveira, Newton Mendonça, Chico Buarque de Holanda e Vinicius de Moraes. As músicas serão cantadas e comentadas em bate-papos. O espetáculo pretende celebrar a arte de Tom através de algumas de suas mais importantes composições e da poesia de seu parceiro de copo e de fé, Vinicius de Moraes>/b>. Serviço Parceiros de Tom Data: Sexta-feira, 01 de agosto de 2025 Horário: 20h Duração: 90 minutos Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita (com distribuição de ingressos 2h antes do inicio do espetáculo) Local: Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobrás de Cinema End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói Capacidade: 491 lugares