2 de agosto de 2025

MacacuCine celebra 17ª edição como o maior festival de cinema escolar do Brasil

Evento acontece de 15 a 24 de agosto em Cachoeiras de Macacu (RJ) e reúne quase 200 produções audiovisuais de escolas de todo o país e do exterior


A cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio de Janeiro, será palco, entre os dias 15 e 24 de agosto, da 17ª edição do MacacuCine – Festival Internacional de Cinema Escolar. Reconhecido como o maior evento do gênero no Brasil, o festival traz o tema “Todos os Brasis do Brasil” e reúne 188 produções audiovisuais de todas as regiões do país e de diversos países, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e à educação por meio da sétima arte.


Criado em 2007 pela Associação Cultural Vale do Macacu, o MacacuCine surgiu com o propósito de reaproximar a população local do cinema, especialmente em uma cidade sem salas comerciais de exibição. Desde então, o festival cresceu exponencialmente, com sessões públicas em praças, oficinas em escolas, mostras competitivas e projetos que se espalham pelo Brasil e pela América Latina. Ao longo de quase duas décadas, o MacacuCine foi realizado em diversos estados, com quatro edições na Argentina (a convite da Embaixada Brasileira em Buenos Aires) e quatro no Uruguai (a pedido do Ministério da Cultura e Educação do país vizinho).



Entre os reconhecimentos recebidos estão o Prêmio Rio Sociocultural (2010), o Prêmio Estadual de Cultura (2011) e o Diploma Heloneida Studart de Cultura concedido pela Alerj, além da indicação ao Prêmio de Boas Práticas da ONU (2009).


Destaques da programação


A abertura oficial será no dia 15 de agosto, com o Encontro Internacional de Cinema e Educação, reunindo representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e convidados internacionais como Roberto Smith, diretor do prestigiado Festival de Havana, em sua 45ª edição. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do festival: youtube.com/macacucine.


Nos dias 16 e 17 de agosto, na sede da Associação Cultural Vale do Macacu, acontece o Conecta MacacuCine, um mercado-seminário voltado a jovens realizadores, com oficinas, palestras e rodadas de negócios com a participação de instituições como Sebrae, Rio Filme, Festival do Rio, Distribuidora Vitrine e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ (SECEC RJ).


O festival também promove diversas mostras competitivas, com votação online e premiação em dinheiro nas categorias:


Escolar (nacional e internacional)

Universitária (nacional e internacional)

Oficinas MacacuCine (filmes produzidos por alunos locais)

Micro-curtas (filmes com até 1 minuto de duração)

As sessões ocorrerão em diferentes pontos da cidade:


Tenda MacacuCine, no Centro Cultural do Antigo Quintino, com capacidade para até 150 alunos (18 a 22/08)

Cine Macacu, a sala de cinema do Ponto de Cultura Vale do Macacu (16 a 23/08)

Praça Manoel Diz Martinez, com sessões ao ar livre seguidas por apresentações culturais

 

Encerramento


O festival se encerra no dia 24 de agosto, às 19h, com cerimônia de premiação transmitida ao vivo pelo YouTube. Os vencedores das mostras competitivas receberão prêmios em dinheiro e o Troféu Paschoal Guida, símbolo máximo do festival.

 


Projetos permanentes do MacacuCine


Além do festival anual, o MacacuCine mantém iniciativas permanentes que incentivam a formação e o acesso ao audiovisual:


MacacuCine nas Escolas – oficinas de cinema em escolas públicas

Circula MacacuCine – sessões itinerantes em zonas rurais

Macacu Cineclube – exibições com debates em escolas e no Cine Macacu

Portal CinEduca – streaming gratuito com filmes escolares e material pedagógico

Conecta MacacuCine – mercado-seminário para formação de jovens cineastas

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo