15 de outubro de 2025

Vai começar a FLIN de Niterói

Entre os dias 16 e 19 de outubro, o Reserva Cultural, em São Domingos, vai celebrar a diversidade cultural por meio da literatura e da arte. A edição 2025 da Festa Literária Internacional de Niterói (FLIN) vai reunir mais de 60 atrações, com destaque para nomes como Conceição Evaristo, Mia Couto, Raphael Montes, Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves e Thalita Rebouças, entre outros. A programação, totalmente gratuita, inclui mesas de debate, atividades infantis, música e rodas de conversa. O homenageado deste ano é o antropólogo, educador, escritor e político Darcy Ribeiro (1922-1997), um dos mais importantes pensadores do século XX.



O evento, realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), será dividido em cinco ambientes principais. A Sala Nelson Pereira dos Santos vai receber desde o espetáculo infantil “João e o Pé de Feijão no Sertão”, da Cia. Teatral Sassaricando, a encontros com vários autores e uma conferência com a Monja Coen. Já o Palco Darcy Ribeiro, o Espaço Nikitinhos, a Arena FLIN e o Palco Povo Brasileiro foram montados especialmente para a FLIN 2025.


“A Flin se consolida como uma das mais importantes festas literárias do país, reafirmando Niterói como uma cidade que valoriza a cultura, a literatura, o pensamento e a democracia. Receber autores e artistas de tamanha relevância é motivo de orgulho, mas o que mais nos emociona é ver a população participando, lendo, debatendo ideias e celebrando o conhecimento. A cultura é um pilar fundamental do desenvolvimento humano e social, e Niterói tem investido para que ela esteja cada vez mais presente na vida das pessoas", destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.


A grade de programação pode ser consultada no site https://sites.niteroi.rj.gov.br/flin . Para entrar na Sala Nelson Pereira dos Santos, haverá distribuição de senhas duas horas antes do início de cada atração, enquanto o acesso à Arena FLIN é por ordem de chegada (sujeito a lotação). Os demais espaços são de trânsito livre.


“A construção desta FLIN se ancora em uma concepção de cultura viva e vivida, em constante movimento e que tem o poder de moldar a sociedade. Entendemos o poder que a literatura exerce na construção da história que é escolhida como verdadeira, por isso queremos mais pessoas contando e recontando essas histórias, a partir dos seus pontos de vista”, ressalta a presidente da FAN, Micaela Costa.


Entre os contadores de história que marcam seus pontos de vista e serão recebidos na FLIN 2025, estão: Conceição Evaristo, referência da literatura afro-brasileira e autora de obras como “Ponciá Vicêncio”; Mia Couto, escritor moçambicano vencedor do Prêmio Camões; Ana Maria Gonçalves, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autora de “Um defeito de cor”, romance que se tornou um clássico contemporâneo; Itamar Vieira Junior, autor do premiado “Torto Arado”, fenômeno editorial da literatura nacional, e Nei Lopes, sambista, escritor e intelectual fundamental na valorização da cultura negra.


Niteroiense de nascimento, a cantora, compositora e escritora Zélia Duncan retornará à sua cidade para falar sobre o valor do silêncio como matéria-prima da criação artística, ao lado do poeta Eucanaã Ferraz. No encontro da literatura com o audiovisual, os destaques ficam por conta do escritor e roteirista Raphael Montes e do ator e dramaturgo Miguel Falabella. Montes é conhecido por obras como “Suicidas” e outras que foram adaptadas para a televisão, como “Dias perfeitos”, além de assinar séries como “Beleza fatal” e “Bom dia, Verônica”.


Ainda entre os autores que tiveram obras adaptadas para a televisão, a FLIN 2025 faz homenagem ao gaúcho Luis Fernando Veríssimo, morto este ano. A mesa para celebrar o mestre do humor terá a participação de Fernanda Veríssimo, uma das filhas do escritor, do ator Diogo Vilela e do jornalista e escritor Arthur Dapieve. 


 Já para crianças e adolescentes, uma das estrelas é a escritora e jornalista Thalita Rebouças. Ícone da literatura jovem no Brasil, ela está completando 25 anos de carreira. Entre seus sucessos, os livros da série “Fala sério!” e “Tudo por um popstar”. O público infantil ainda terá um palco só para ele, o Espaço Nikitinhos, com a presença de grupos como Os Tapetes Contadores de Histórias, Lekolé e Violúdico.


 A curadoria da FLIN 2025 é assinada por nomes como Vilma Piedade (pesquisadora e escritora), Carla Portilho (diretora do Instituto de Letras da UFF), Jordão Pablo de Pão (diretor de Conteúdo e Programação da FLIN e diretor da Niterói Livros) e Elisa Ventura (diretora da Blooks Livraria).



Serviço:


Festa Literária Internacional de Niterói (FLIN) 2025

Datas: 16 a 19 de outubro (de quinta-feira a domingo)

Local: Reserva Cultural de Niterói (Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos)

Horário: das 9h às 21h30 (quinta, sexta e domingo) e das 9h às 22h (sábado)

Programação completa disponível no site: https://sites.niteroi.rj.gov.br/flin

Entrada franca

Para a Sala Nelson Pereira dos Santos, haverá distribuição de senhas duas horas antes do início de cada atração. Já na Arena FLIN, o acesso é por ordem de chegada (sujeito a lotação).

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo