26 de maio de 2022

Tributo a Milton Nascimento

 

Mônica Salmaso retorna aos palcos do Rio de Janeiro, ao lado do pianista André Mehmari, no Teatro Riachuelo, nesta quinta, dia 26 de maio, no show “MILTON”. 


Em um Brasil de vozes femininas, o canto de Mônica Salmaso tem avistado novos horizontes. Se a pandemia obrigou a todos a uma parada física, os movimentos da artista ficaram ainda mais intensos.


E agora no Teatro Riachuelo a cantora apresentará um de seus novos projetos feitos com enorme carinho para o tão aguardado retorno das atividades presenciais no show  com o pianista André Mehmari homenageando Milton Nascimento.


Parceiros na música há muitos anos, Mônica Salmaso e André Mehmari sentiram a vontade de fazer um encontro homenageando Milton e seus diversos parceiros.


”Levantamos um repertório muito importante para nós dois e que, com algumas poucas exceções, nunca tínhamos feito juntos”, explica Mônica.


André Mehmari descreve assim este trabalho: “Existe um humanismo profundo que emana música (e da voz) de Milton que é algo de imenso valor e que devemos sempre reverenciar e amplificar. Mergulhar neste repertório sagrado ao lado da Mônica, num tempo de tantos desafios, foi das experiências mais marcantes e emocionantes de toda minha carreira.”

 

“Milton Nascimento faz parte da nossa formação musical e é referência fundamental no universo da canção tanto para mim, quanto para o André.

Além do amor que temos pela obra dele, cantar neste momento CANÇÃO AMIGA (Milton Nascimento / Carlos Drummond de Andrade); CREDO (Milton Nascimento / Fernando Brant); PAULA E BEBETO (Milton Nascimento / Caetano Veloso); entrar no universo de Guimarães Rosa com a TERCEIRA MARGEM DO RIO (Milton Nascimento / Caetano Veloso), são atos de resistência e de identidade. Essa é a nossa mais potente forma de falar sobre o que acreditamos e queremos para o Brasil”, completa Mônica.

 

DURAÇÃO: 80 MINUTOS

CLASSIFICAÇÃO: Livre 


INGRESSOS


https://bileto.sympla.com.br/event/71939/d/129697

 

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita