3 de fevereiro de 2024

Tradição de Maricá apresentará a cultura nordestina no Maricarnaval

Verde e Branco de Itapeba será a penúltima escola a desfilar na Passarela Adélia Breve, no Centro, na terça-feira (13/02)

A Tradição de Maricá será a penúltima escola a desfilar na terça-feira (13/02) de Carnaval. A Verde e Branco de Itapeba levará para a Passarela Adélia Breve, no Centro, a cultura nordestina com o samba-enredo “A Asa Branca Tradição e a saga do sambaião”, do carnavalesco Renato Figueiredo. O Maricarnaval é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.



Fundada em 1993, a Tradição de Maricá tem sete títulos no Carnaval – uma pelo grupo especial e seis no acesso. A Verde e Branco conta com sete intérpretes (Jota Pê, Pedrinho, Neguinho, Luizinho da Mumbuca, Ediel, Celsinho da Cabuçu e Amarildo) para entoar o samba-enredo na avenida com os 400 componentes. A bateria Guardiões do Samba, com 60 integrantes, será conduzida pelos mestres Armando e Gilson, tendo à frente a rainha Thayna Laysa e a princesa Rosana Barbosa, além de dois casais de mestre sala e porta-bandeira - Cassia e Yuri / Gabriela e Felipe.

A presidente da escola, Antônia de Oliveira, transformou a residência no Centro em um ateliê para preparar as fantasias e os adereços para a folia. Segundo ela, 12 pessoas trabalham dia e noite para deixar tudo preparado para o desfile na terça-feira.

“É uma alegria muito grande voltar a desfilar no Carnaval da cidade. Estamos correndo contra o tempo para deixar tudo pronto. Vamos comemorar os 30 anos da Tradição com muito xote, xaxado e baião”, afirmou Antônia, que também falou da expectativa em buscar a oitava taça no Maricarnaval. “Queremos o título, mas independente disso vamos mostrar na avenida toda nossa alegria”, completou.

No barracão, em Itapeba, o diretor de Carnaval, Moreira Maia, de 68 anos, organiza a equipe que prepara os carros alegóricos e informou que, na próxima semana, será feito o acabamento dos veículos.

“Temos um ensaio na próxima terça-feira, dia 6, e a expectativa é enorme para fazer mais um grande Carnaval nessa volta com os desfiles. A comunidade está muito animada e vamos mostrar a força da Tradição”, destacou Moreira, que fundou a escola em 1993.


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita