3 de fevereiro de 2024

Folia no Caminho Niemeyer: desfiles das escolas de samba Niterói começam nesta sexta

O Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, está pronto para receber os desfiles das escolas de samba da cidade nesta sexta-feira (02) e no sábado (03). Na noite desta quinta-feira (1º), o vice-prefeito Paulo Bagueira e o presidente da Neltur, André Bento, realizaram uma vistoria no local. Também participaram a presidente da Comissão de Carnaval e secretária de Governo, Rúbia Secundino, o presidente do Caminho Niemeyer, Fernando Brandão, a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o superintendente de Terminais e Estacionamentos, Jhonatas dos Anjos, e o vereador Anderson Pipico. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas compareçam aos cortejos nos dois dias de festa.

"A cada ano a Prefeitura aprimora a estrutura e organização do Carnaval na cidade. O Caminho Niemeyer está fantástico. A arquibancada está maior, o público terá ainda mais conforto, além de dois pontos de hidratação, variedade dos pontos de alimentação, banheiros químicos, atendimento médico, pórtico de segurança e espaço para as pessoas trocarem suas fantasias. Outro destaque é a iluminação: reforçamos tanto na concentração quanto na dispersão", destaca o vice-prefeito, Paulo Bagueira.

A folia começa às 18h, com o desfile do bloco "Não é Não", da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), que promete animar os foliões e, ao mesmo tempo, conscientizar com o enredo “Carnaval com diversão e sem importunação”. O som será comandado pela Oficinas das Minas, com a participação de pernaltas e distribuição de adesivos.

A partir das 20h, começa o desfile das escolas do Grupo C: quatro agremiações vão passar pela avenida das 20h às 22h15. Às 22h35, será a vez das oito escolas pelo Grupo B, que se apresentam até às 3h45. No sábado, as oito escolas vão desfilar das 20h às 2h.

“Nossa expectativa é de um público maior por conta da antecipação em relação ao feriado do carnaval. Isso é proposital tanto para auxiliar as escolas e os sambistas que também atuam nas agremiações cariocas, quanto para impulsionar o turismo na cidade, para que as pessoas que já estão chegando ao Rio possam também curtir o nosso carnaval. Estamos convidando os foliões para que venham para Niterói com suas famílias e priorizem o transporte público – estamos ao lado do Terminal e próximo às barcas. Se organizem para vir para cá, curtir com a gente”, convida o presidente da Neltur, André Bento.


Transmissão ao vivo – Os desfiles do Carnaval 2024 serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói: @niteroipref (Instagram) e @PrefeituraMunicipaldeNiteroi (Facebook).

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita