24 de junho de 2024

Teatro Carlos Gomes reabrirá em julho após 2 anos de reforma

O Teatro Carlos Gomes, um ícone cultural do Rio de Janeiro, localizado na Praça Tiradentes, está pronto para sua grande reabertura no dia 1º de julho. Com 152 anos de história, o teatro passou por uma extensa reforma que promete devolver todo o seu esplendor e modernidade.

Inaugurado em 1872 como um cassino, o espaço transformou-se em teatro oito anos depois, inicialmente conhecido como Teatro Santana. Em 1905, o teatro recebeu o nome de Carlos Gomes, em homenagem ao renomado compositor brasileiro, autor da ópera “O Guarani”.

Adquirido pela Prefeitura do Rio em 1988, o Teatro Carlos Gomes estava fechado para reformas desde 2022. Com um investimento de R$ 8,3 milhões, a restauração incluiu adaptações para acessibilidade, facilitando a entrada de pessoas com deficiência. As obras também revitalizaram o Salão Guarani, reformando suas colunas em estilo art déco, além de instalar novos sistemas de climatização e de combate a incêndios, modernizar os elevadores e recuperar as instalações elétricas, hidráulicas, camarins, salas técnicas e a plateia.

 

14 de maio de 2025
Anna Bella Geiger, Carlos Vergara, Jeane Terra, Heberth Sobral, Marcos Corrêa, Diana Gondim, Márcia Martins, Dani Justus, Volnei Malaquias, Hélio Vianna, Fessal, Carolina Kasting, Beto Gatti, Coletivo MUDA e SAFE Art. Este é o time de peso que estará presente na exposição “Encontro de outono”, com curadoria de Elis Valadares, que celebra a terceira edição da versão PopUp da Casa70Rio. De 19 de a 23 de maio, das 10h às 16h, o evento estará aberto ao público gratuitamente, com ingressos pelo Sympla, e conta também com participações especiais de Tatiana Bertrand, Vintage Brasil com curadoria da arquiteta Giulia Borborema, ensaio de moda de Dani Lacerda, Sabrina Cuiligotti e Victor Niskier. Este ano, a Casa70Rio - projeto criado por Elis Valadares no Rio e que cruzou o oceano por cinco anos, até Lisboa - volta à cidade na versão PopUp, realizado em parceria com galerias nacionais e internacionais (nesta edição, conta com as galeristas Anita Schwartz e Gaby Índio da Costa). Serviço Curadoria e concepção: Elis Valadares Local: Instituto Brando Barbosa Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico Visitação: de 19 a 23 de maio, das 10h às 16h Ingressos: Sympla (gratuito/com limitação de público)  Apoio: Cria Vinhos, instituição Probono Brasil, Cerveja Praya
13 de maio de 2025
Na quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 19h, o Quinteto de Cordas Fluminense apresenta o espetáculo Mistura Clássica Brasileira, com duração de 60 minutos e classificação livre. O repertório passeia por obras consagradas como Serenata Noturna, de Mozart, e o Quinteto nº 2 em Sol Maior, de Dvořák, além de clássicos brasileiros como Canto do Cisne Negro (Villa-Lobos), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) e Samba de Verão (Tom Jobim). O concerto propõe um diálogo entre a música de câmara e a popular latino-brasileira, valorizando a formação de plateia e o encontro entre tradição e brasilidade. Serviço Quinteto de Cordas Fluminense Datas: Quarta-feira, 14 de maio de 2025 Horário: 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: Livre Entrada gratuita: R$ 20 (inteira) Local: Theatro Municipal de Niterói  End: Rua XV de novembro, 35, Centro - Niterói