26 de setembro de 2025

Setembro Instrumental é atração especial no Theatro Municipal

Como parte do projeto Setembro Instrumental, o Theatro Municipal de Niterói recebe, na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, os baixistas Michel Barcellos e Daniel Cahon, que sobem ao palco do centenário teatro com diversos convidados pra lá de especiais. O evento, gratuito, promete levar ao público o melhor da música instrumental de Niterói.


Na sexta, 26, às 19h, Michel Barcellos convida a Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro; o saxofonista Marcelo Martins; o guitarrista e bandolinista Sérgio Chiavazzoli; e a cantora Taryn.


Michel Barcellos é natural de Niterói e é baixista, compositor e produtor musical. Começou seu interesse pela música com 14 anos e com 15 fez o curso de violão clássico e teoria musical na UFF. Aos 17 anos veio seu interesse pelo baixo, quando precisou substituir o baixista de sua igreja. Michel é também um dos instrumentistas revelados pelo músico Arthur Maia. Com anos de experiência na música, Michel teve a oportunidade de tocar em várias bandas e projetos. Desde 2023 vem apresentando seu trabalho de música instrumental em vários Festivais de Jazz e Workshops pelo Brasil.


No sábado, Dia 27, Daniel Cahon convida os guitarristas Mauro Costa Jr e Fernando Caneca; o tecladista Marcos Nimrichter; o saxofonista e flautista Marcelo Bernardes; o percussionista Gabriel Policarpo; e a cantora e compositora Nathy Cristo.


Daniel Cahon é instrumentista, produtor, arranjador e compositor. Formado em Produção Fonográfica pela UNESA, acompanha cantores, músicos e bandas da música popular, além da Orquestra de Dallas (EUA), em apresentação exclusiva no Brasil, em 2009. Em dez anos de carreira, já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Baby do Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Ivete Sangalo, Mart'nália, Roberto Menescal, Sandra de Sá e outros. Atualmente, além de apresentar seu show instrumental, produz e acompanha no contrabaixo as cantoras Cátia de França e Claudia Foureaux e com o pianista alemão Werner Driesen.



Serviço - Setembro Instrumental


Michel Barcellos e Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro

Data: Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Horário: 19h


Daniel Cahon e convidados

Data: Sábado, 27 de setembro de 2025

Horário: 19h


Classificação indicativa: Livre

Evento Gratuito

Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo


Local: Theatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói



11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H