25 de junho de 2023

Rio será a capital mundial das Harpas com o RioHarpFestival 2023

No mês de julho, o Rio de Janeiro receberá o título de capital mundial das harpas ao sediar o RioHarpFestival 2023. O festival é considerado o maior evento do gênero em todo o mundo e contará com a participação de músicos de 22 países. O evento acontece do dia 01 ao dia 31 de julho e a maioria das apresentações ocorrerão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que recebe 54 recitais em duas apresentações diárias no seu teatro, com capacidade para 172 pessoas.


Com cerca de 150 músicos distribuídos, a audiência e sucesso de público nas edições anteriores, insere o festival como o mais forte do circuito mundial. Crianças e adolescentes das comunidades cariocas também irão dividir o palco com o alemão Markus Thalheimer, o harpista vem como um dos destaques neste ano de 2023 e abrirá a programação no dia 1° de julho no CCBB RJ. 


Também ocorrerão apresentações Arte Sesc Rio, no Flamengo, e em locais que vão do CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal), na Cinelândia, ao SESC Quitandinha, em Petrópolis, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Nacional, Jockey Club, Palácio São Clemente, Consulado de Portugal, Casa Museu Eva Klabin, além de pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, como o Corcovado e o Forte de Copacabana.


O RioHarpFestival reafirma o compromisso do Rio de Janeiro em promover a música e a cultura, ao mesmo tempo em que destaca a cidade como um importante polo internacional para a cena da harpa. A celebração da música harpista nesse festival de renome mundial certamente encantará os amantes da música e contribuirá para o fortalecimento dos laços entre artistas e audiência de todo o mundo. 


  • Serviço: RioHarpFestival 2023
  • Data: 01 a 31 de julho – 2 apresentações diárias, de quarta a segunda. 
  • Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada espetáculo 
  • Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 / Centro



11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H