16 de abril de 2025

Rio ganhará um novo Teatro com capacidade para dois mil lugares


Dentro do Città Office Mall na Barra da Tijuca, o Teatro Opus Città abrirá as cortinas de um novo palco para a cultura carioca. A casa irá se destacar como um dos maiores teatros da cidade e nasce para ser referência nacional



Rio de Janeiro ganhará um novo palco. O Teatro Opus Città, localizado na Barra da Tijuca, será o mais novo espaço cultural da capital carioca. A proposta é que a casa de espetáculos e eventos seja consolidada como uma das mais importantes do Brasil, proporcionando grandes emoções e experiências inesquecíveis. As obras em fase final e a inauguração estão previstas para o final do primeiro semestre de 2025.


A administração do teatro fica por conta da maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil, a Opus Entretenimento. Com expertise na gestão de espaços culturais, a gigante do setor já administra outros oito espaços, entre casas de espetáculos, arenas e teatros, distribuídos em diferentes estados brasileiros. Essa experiência garante excelência na operação e curadoria artística, contribuindo diretamente para a consolidação do Teatro Opus Città como um novo pólo cultural na capital carioca.


Lucas Zaffari, CEO da Opus Entretenimento, destaca a importância da iniciativa. “O lançamento deste teatro representa um marco muito especial. Estamos prestes a completar 50 anos de existência, e estar presente no Rio de Janeiro, com um espaço dessa magnitude — um dos maiores teatros da cidade — é motivo de grande orgulho e responsabilidade. O Rio é um dos maiores núcleos culturais do Brasil e do Mundo, e contribuir com esse cenário artístico é uma honra. Apresentar essa casa reforçar o nosso compromisso com a expansão e a democratização do acesso à cultura em todo o país”, afirma Zaffari.


Com uma estrutura moderna e versátil, o Teatro Opus Città terá capacidade para mais de 2 mil fãs de entretenimento. São 4.343,90 metros quadrados, divididos em setores amplos e diversos, tais como plateia, frisas, camarotes e balcão, distribuídos em três andares, trazendo opções ao público. A plateia pode ser removida, mudando-se em uma pista que comportará diversos tipos de eventos, sejam corporativos ou artísticos. Uma grande estrutura, planejada de forma que os espetáculos possam ser vistos pela plateia de qualquer ângulo.


Com a abertura do Teatro Opus Città nos próximos meses, a história da cultura brasileira ganhará mais um capítulo, um novo fôlego para o setor, tornando-se mais um teatro protagonista do cenário nacional. “Acreditamos que a arte transforma e conecta. Queremos que o Teatro Opus Città seja um local de encontro entre artistas e público, onde as ideias possam circular livremente e provocar reflexões”, declara Carlos Konrath, presidente do conselho administrativo da produtora.


O espaço nascerá com o compromisso de contribuir para a renovação da cultura, oferecendo uma nova casa para a arte e a expressão. A programação será anunciada ainda em abril com uma seleção de espetáculos que traduzem o espírito pulsante e inovador do Teatro Opus Città.

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo