10 de maio de 2022

Reserva Cultural apresenta a mostra individual de Icléa Eccard

“Para um Lugar Suspenso”

Depois de uma longa trajetória que inclui passagens pelas artes gráficas, música, gravura e escultura e após longa jornada de exposições coletivas e individuais, a artista Icléa Eccard ocupa a Galeria Reserva Cultural com seu projeto mais recente: a mostra Para um lugar suspenso. Realizada pela Eixo Arte Contemporânea com curadoria de Vilmar Madruga, a mostra estará aberta ao público até o dia 19 de junho. Para o curador Icléa ultrapassa o lugar fixo da escultura, mantendo fresco seu caráter criativo e experimental. O projeto da mostra foi desenvolvido especialmente para o espaço do Reserva, a partir de uma experiência que a artista fez há alguns anos com telas de arame e limalha, pequenas sobras de alumínio de tamanhos e formatos diversos.


Visitação: Diariamente até o dia 19 de junho, das 12h às 22h.

GALERIA RESERVA CULTURAL

 Av. Visconde do Rio Branco, 880 – Niterói/RJ


A mostra


Uma tela de arame suspensa ocupa o espaço expositivo. Nela são capturados fragmentos de limalha. A teia que se forma ou mesmo os elementos ali pousados, não aparecem para cumprir nenhuma vocação para o repouso absoluto. Há uma espécie de tensão percorrendo a zona ocupada estabelecida pelo jogo que a matéria tece ao redor de si mesma. Sua suspensão no ambiente e o fato de estar tão ao alcance do público é inquietante sem, contudo, perder a leveza. Em sua infância em Itaocara, Icléa Eccard costumava observar a trajetória dos insetos enfileirados, muitos deles carregando suas presas. Admirava o rastro que deixavam pelo caminho. O som que alguns corpos voadores compunham no ar. Mais tarde, durante o ofício da escultura ela própria se surpreendeu ao constatar que depois de dobrar imensas chapas de ferro eram estes seres que lhe pediam passagem. Na obra de Louise Bourgeois a aranha aparece como uma imagem mitológica, arquetípica, um símbolo da matre e da psique feminina. A teia de Icléa, no entanto, não está isolada. Conecta-se ao espaço e sua matéria com ele se articula. Vazios, acúmulos, dobras. Um conjunto de forças oriundo desta cena suspensa se configura diante do olhar como que obedecendo a lógica do instante em que foi criado/tecido. Instante em que este campo expandido toma a sala e nos captura. Apenas pelo olhar. Como já disse certa vez, Icléa ultrapassa o lugar fixo da escultura, mantendo fresco seu caráter criativo e experimental. 


7 de agosto de 2025
Um dos bares mais tradicionais da Lapa, o Leviano, recebe a roda de samba do cantor e percussionista Paulo Zerbini, na próxima sexta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas. Com um ambiente acolhedor, diversificado e de boa gastronomia, o Leviano, que completou 16 anos de atividade, recebe pessoas de todo o Rio de Janeiro e turistas nacionais e internacionais. Quem anima as noites de sexta-feira é o cantor e percussionista Paulo Zerbini, que traz em seu repertório, um verdadeiro passeio entre o samba e a MPB, com muitos sucessos de nomes como Almir Guineto, Clara Nunes, Jorge Aragão, Agepe, Fundo de Quintal, entre outros, além de composições próprias. O Leviano fica localizado na Rua Mem de Sá, 49, Lapa, RJ.  O valor do ingresso, R$ 20.
7 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado,09 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Chapeuzinho vermelho - Uma história que ganha vida'. Nesta contação de história especial, Chapeuzinho Vermelho deixa de ser apenas um conto falado e se transforma em uma experiência viva e surpreendente. À medida que o narrador começa a tecer a clássica trama da menina de capuz vermelho, algo mágico acontece: os personagens da história começam a aparecer um a um, bem atrás do contador, como se tivessem saído diretamente das páginas do livro para o mundo real. Essa entrada inesperada dos personagens transforma a contação em um verdadeiro espetáculo vivo. Os olhos das crianças se enchem de brilho a cada nova aparição, como se estivessem dentro da própria história. Elas não apenas escutam — sentem, vivem, sonham junto com cada cena. É como se as páginas do conto se abrissem diante delas, trazendo à tona um universo de fantasia, surpresas e descobertas. Um formato dinâmico e sensorial, que desperta a imaginação, prende a atenção do começo ao fim e transforma o simples ato de ouvir em uma experiência teatral inesquecível. Serviço Contos na Varanda: Chapeuzinho Vermelho Data: Sábado, 09 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela rua Lopes Trovão