10 de maio de 2022

Gastro Beer Rio está de volta

 Evento ajuda a difundir a cultura cervejeira no estado do Rio

Um panorama amplo e consistente da produção fluminense– e brasileira – de cervejas artesanais em dezenas de chopes servidos entre árvores, lagos e a paisagem de um dos parques mais tradicionais da cidade, com sanduíches daqueles que matam a fome de leões, música ao vivo e atividades para as crianças. Quatro anos após a última edição, em 2018, o Gastro Beer Rio está de volta à Quinta do Boa Vista no fim de semana dos dias 14 e 15 de maio.

Com entrada gratuita e atividades abertas das 12h às 21h, serão mais de 50 opções, entre cervejarias e marcas de gastronomia que fazem belos pares com todos os estilos oferecidos no universo amplo da bebida.

Cervejarias como Hocus Pocus, WKattz, Mafia, Pakas, Kumpel e Bottobier estão entre as 20 já confirmadas, e a organização anuncia cervejas premiadas na última edição Mondial de la Bière. É o caso da dark sour Van Gogh, da cervejaria Masterpiece, negra de maltes torrados com a adição de mirtilo e framboesa. E a Passione, da Noi, uma dark strong ale envelhecida em barris de carvalho, com 12% de teor alcoólico.

Entre salgados e doces, marcarão presença os sanduíches de porchetta do Espírito de Porco e os hambúrgueres do truck Vulcano, além do churrasco defumado do Smoked BBQ, as massas da Anunciatta e o arroz de camarão do Gustô Gastronomia, entre outros. Para a sobremesa estão confirmadas marcas como Doces Sonhos Gourmet, Doutora Brownie e o Churros Rebola Queixo.

Bandas como a BRtrio Blues & Rock Revival, que tocam nas ruas da cidade, cuidarão da trilha sonora e se apresentarão em diversos locais ao longo da área do evento. E o público infantil, por sua vez, poderá aproveitar uma seleção de oficinas e atividades pagas ou gratuitas nas áreas amplas da Quinta da Boa Vista, local que oferece diversões como os pedalinhos e abriga também atrações cariocas como o BioParque.



25 de setembro de 2025
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, será palco de um grande encontro cultural no sábado, 27 de setembro. O evento ‘Forró do Padroeiro’, gratuito e aberto ao público, começa às 16h e promete unir música, literatura, artes plásticas e contemplação do céu em uma programação diversificada. Programação • 16h – Café de boas-vindas • 16h30 – Abertura da exposição “Cores da Memória”, de Mariane Alves • 17h – Lançamento do livro “Tecidos de Memórias”, de Teresinha da Rocha Pereira, com apresentação de Saulo Soares • 18h – Declamação de literatura de cordel, com Mariane Alves • 18h15 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 19h – Observação do céu com leitura de poemas • 19h30 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 20h – Encerramento
25 de setembro de 2025
A Segunda Guerra Mundial é um dos capítulos da história mais bem documentados, com milhares de filmagens, mas sempre há algo a descobrir. Ainda mais com a perspectiva especial, como a apresentada em “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, documentário inédito que estreia, com exclusividade, no Curta!, que traz raros registros caseiros do confronto e da vida cotidiana em meio ao caos! A produção integra a programação especial no canal e no streaming CurtaOn - Clube de Documentários que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra. O filme é produzido pela ZED e tem direção de Stéphane Miquel. As memórias esquecidas de vídeos caseiros são resgatadas no documentário a partir dos arquivos de cinegrafistas amadores na Normandia. O cotidiano na costa francesa é registrado antes e durante a Guerra, marcando um contraste claro entre os períodos. A partir dos olhos de cineastas como Robert Dasché, Pierre Le Bihan e Fernand Bignon, e das lentes de suas câmeras 8mm, somos apresentados aos sorrisos e a vida pacata da Normandia, tomada por banhistas no verão. Logo, as filmagens seriam mais discretas, capturando a tensão e aflição às vésperas do conflito que mudaria a vida dos cidadãos locais e de toda a Europa. “A guerra está de volta, porque um louco quis assim”, afirma um dos anúncios militares filmados colados na parede. O documentário mistura crônicas familiares à história com as raras imagens e contam, em silêncio, o desenrolar da guerra. O confronto não mudou apenas o passatempo dos cinegrafistas amadores que, a partir da ocupação nazista, foram proibidos de filmar, mas de toda a localidade. Cerca de 250 mil homens da região foram mobilizados para o conflito e quase 20 mil civis morreram. “Vamos vencer, pois somos mais fortes”, conclamava um cartaz. As gravações, agora clandestinas, mostram como o cenário e a vida mudaram. Da fresta de suas janelas, com coragem para registrar a história e denúncia da violência, os cinegrafistas revelam como pessoas comuns vivenciaram e sobreviveram à guerra e como elas conseguiam recriar momentos de felicidade em meio ao caos, escombros e olhares de medo. As filmagens incluem cenas do Dia D, que iria libertar a Normandia e a França dos nazistas. Eles gravam a esperança com a chegada dos Aliados e, à sua maneira, celebram e homenageiam memórias felizes. “Memórias da Segunda Guerra Mundial” é uma produção da ZED. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de setembro, às 23h.