27 de janeiro de 2025

Projeto Favela Mundo oferece 600 vagas para cursos artísticos gratuitos destinados a crianças e jovens de comunidades do Rio

 

 

Inscrições são para aulas de teatro, violão, hip-hop, jazz e danças brasileiras, que acontecerão na Cidade de Deus e no Caju

 

Dando início às atividades de 2025, o projeto Favela Mundo está com inscrições  abertas para aulas gratuitas de teatro, violão, hip-hop, jazz e danças brasileiras para crianças e jovens, de 7 a 18 anos, na Cidade de Deus e no Caju. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades de expressão, aprendizado e inclusão, levando cidadania por meio de cultura aos moradores de regiões de vulnerabilidade social.

 

As inscrições podem ser realizadas, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, nos dois pólos da ONG Favela Mundo: no Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhora Perciliana de Alvarenga, que fica na Rua Moisés, s/n, na Cidade de Deus; e no Ciep Henfil (Rua General Sampaio, s/n, no Caju. É necessário apresentar original e cópias da identidade e do CPF. O único requisito é ter matrícula ativa em uma instituição de ensino. As aulas terão início no dia 17/02. 

 

“Atividades culturais como essas oferecidas pelo projeto Favela Mundo desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens nas comunidades do Rio de Janeiro. Estimulam a criatividade, amplia o acesso a diferentes formas de conhecimento e ajudam a construir uma identidade mais forte e conectada com a diversidade cultural da cidade”, ressalta Marcello Andriotti, um dos idealizadores do projeto, acrescentando que “essas práticas culturais proporcionam um ambiente saudável e enriquecedor, onde os alunos podem aprender valores como o respeito, a colaboração e a convivência comunitária.”

 

O projeto Favela Mundo, que deu origem à ONG Favela Mundo, teve início em 2010. Desde então, a organização não governamental é a única entidade brasileira chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. Suas atividades já beneficiaram mais de 13 mil crianças e jovens, promovendo cidadania e inclusão social através da cultura, em comunidades do Rio de Janeiro. Todas as atividades oferecidas pela ONG são gratuitas. 

 

O projeto Favela Mundo tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

 

SERVIÇO

 

Inscrições para diversos cursos artísticos gratuitos do projeto Favela Mundo

 

Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até as vagas se esgotarem.
Locais de inscrição: Ciep Henfil (Rua General Sampaio, s/n - Caju); e no EDI Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, s/n, na Cidade de Deus).

Mais informações pelo WhatsApp: 21 2236-4129

 

 



26 de janeiro de 2026
Durante um plantão de réveillon no CAD (Centro de Apoio aos Desesperados), a psicóloga responsável não aparece e Dizuite, funcionária do local, resolve atender as ligações e auxiliar os pedidos de ajuda que surgem na Noite de Ano Novo. Este é o ponto de partida de “Antes do Ano que Vem”, monólogo cômico estrelado por Mariana Xavier, que chega ao Teatro da Ilha para apenas duas sessões nos dias 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h. Com texto de Gustavo Pinheiro escrito especialmente para a atriz emprestar toda a sua versatilidade para um vasto leque de personagens e situações, o espetáculo tem direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos. O solo já foi visto por 50 mil espectadores e percorreu 24 cidades brasileiras. O espetáculo é mais uma realização da Trampo Produções e da WB Produções, dos produtores associados Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles. Desde março de 2022, “Antes do Ano que Vem” fez temporadas lotadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e percorreu as cinco regiões do Brasil com apresentações em Manaus, Vitória, Maceió, Brasília, Curitiba, Teresina, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, São Luíz, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Uberlândia, Pelotas, Caxias do Sul, São Francisco do Sul, São Lourenço do Oeste, Niterói, Joinville e São Bento do Sul. Serviço: Local: Teatro da Ilha - Estrada do Galeão, s/n, ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Ilha do Governador Sessões: 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h Ingressos: de R$ 35 a R$ 120, vendas no site https://ingressodigital.com/evento/18327,18328/antes-do-ano-que-vem-com-mariana-xavier Instagram: @teatrodailha Gênero: Comédia em monólogo Duração: 70 minutos Classificação etária: 12 anos
26 de janeiro de 2026
A Prefeitura de Niterói apresentou as principais novidades do Carnaval 2026, que terá como destaque a implantação de uma nova Passarela do Samba em linha reta no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, com entrada franca para o público. “O Carnaval é uma tradição que faz parte da identidade de Niterói. Além de trazer alegria e diversão para toda a família, ele movimenta a economia local, gera empregos, estimula hotéis, serviços e o comércio, e impulsiona a nossa indústria criativa. A Prefeitura investe e acredita no potencial da festa, apoiando as escolas de samba para oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para moradores e turistas”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. As mudanças na estrutura incluem novo desenho da passarela, melhor logística de acesso, iluminação especial, além da entrada dos carros alegóricos já dentro do complexo do Caminho Niemeyer, o que garante mais fluidez, segurança e valorização do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. As novidades foram apresentadas em reunião realizada no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, com a presença de representantes das escolas de samba, dirigentes da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) e da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit). O encontro foi conduzido pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, e pelo secretário de Governo e presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira. Também participaram o diretor de Administração, Marcos Mattozo; o diretor de Lazer, Marcelo Maia; e o coordenador dos desfiles, Alexandre Oliveira.