17 de julho de 2025

Pedro Ivo e Mari Cruz apresentam 'Poesia de nós dois' na Sala Nelson

Mari Cruz e Pedro Ivo, dois intérpretes apaixonados pelo samba e pela teledramaturgia brasileira, unem suas vozes no projeto Poesia de Nós Dois, um tributo às trilhas sonoras que marcaram gerações nas novelas da TV brasileira, que acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos, na Sexta-feira, 18 de julho, às 20h.


Mais do que um show, a proposta é uma experiência musical que convida o público a reviver emoções, reencontrar personagens e se reconectar com momentos inesquecíveis que a música — em harmonia com a dramaturgia — eternizou em nossa memória afetiva.


Com um repertório pautado na riqueza da MPB, o duo interpreta canções que embalaram histórias de amor, encontros, desencontros, recomeços e destinos cruzados. De clássicos consagrados a joias esquecidas das trilhas sonoras, cada música é escolhida com cuidado para despertar lembranças e criar novos significados.


O espetáculo mescla música e narrativa, conduzindo o público por uma viagem sensível e envolvente, onde a canção é também personagem principal. Poesia de Nós Dois presta homenagem não apenas às novelas, mas à música brasileira que acompanhou a evolução da nossa cultura, dos lares e corações.



Serviço


Poesia de nós dois com Pedro Ivo e Mari Cruz

Datas: Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Horários: 20h

Duração: 90min

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$30 (inteira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, São Domingos - Niterói



2 de setembro de 2025
A Prefeitura de Niterói, através do Programa Niterói Audiovisual (NAV), vai promover uma Oficina de Teatro gratuita com o ator, diretor e professor Christovam Neto, nos dias 09 e 10 de setembro. A atividade, com vagas limitadas, integra a série de oficinas do programa e será realizada no Solar Notre Rêve (antiga Casa Norival de Freitas), no Centro da cidade. As inscrições podem ser feitas no link https://shre.ink/OficinadeTeatroChristovamNeto. A iniciativa é desenvolvida em cooperação com a UNESCO e visa aprimorar habilidades e técnicas, fomentar a criatividade e valorizar o setor audiovisual da cidade. A escolha do Solar Notre Rêve para sediar as oficinas reforça a importância da valorização do patrimônio cultural de Niterói. A oficina busca integrar a arte cênica às práticas educativas, oferecendo formação e desenvolvimento em interpretação teatral. Serão exploradas diferentes técnicas e exercícios em duas sessões de capacitação de 4 horas diárias, com foco na experiência coletiva e integrada. As atividades abordarão exercícios vocais (respiração, dicção, ritmo), exercícios físicos (coordenação, resistência, movimento e dança) e exercícios de interpretação (atenção, empatia, expressão corporal, transformação de textos em cenas e exploração de tensão dramática). Haverá também discussões em grupo sobre os aprendizados. O objetivo é estimular a criatividade, promover a comunicação, a expressão e a autoconfiança dos participantes, alinhando-se às tendências contemporâneas das artes cênicas. Sobre o Niterói Audiovisual (NAV) - O NAV tem como pilares o fomento à produção, a valorização da memória audiovisual, a capacitação profissional, a inovação tecnológica e o fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural. A proposta é transformar o setor audiovisual em motor de desenvolvimento sustentável, gerando impacto direto na economia, na cultura e na educação. Serviço: Oficina de Teatro com Christovam Neto Data: 09 e 10 de setembro de 2025 Horário: 14h às 18h Local: Sola Notre Rêve (antiga Casa Norival de Freitas) - Rua Maestro Felício Toledo, 474 - Centro, Niterói Valor: Gratuito
2 de setembro de 2025
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) inaugura, neste sábado (6), a primeira exposição individual de Edo Costantini no Brasil. Com curadoria de Nicolas Martin Ferreira e texto crítico de Paulo Herkenhoff, a mostra reúne uma década de produção do artista, incluindo fotografias, vídeo, música e esculturas em bronze — estas últimas criadas em colaboração com a artista Delfina Braun e a arquiteta Delfina Muniz Barreto. A exposição traz cerca de 20 fotografias de grande formato, realizadas entre 2013 e 2025 nas florestas de Katonah-Bedford Hills, em Nova York, onde Edo vive e trabalha. Suas imagens etéreas exploram o sublime na natureza e refletem sobre o fluxo do tempo e a existência humana. Entre os destaques, estão a instalação de escultura sonora “Opium Whispers” e o filme “Last Survivors”, de 30 minutos, projetado em uma das paredes principais do museu. Produzido durante a pandemia, o longa é narrado pela atriz islandesa Hera Hilmar e combina roteiro de Costantini e Martín Hadis com trilha sonora original composta pelo artista em seu projeto musical The Orpheists. O trabalho propõe uma reflexão sobre resiliência, perda e transcendência. As esculturas em bronze apresentadas no MAC celebram a beleza e os ritmos da natureza. Inspiradas em cogumelos e no micélio — rede subterrânea vital para o equilíbrio dos ecossistemas —, as obras evocam tanto a força invisível da vida quanto metáforas de cura e renovação. Em paralelo à exposição, será lançado um catálogo bilíngue em capa dura, com 110 páginas, reproduções das obras e textos críticos de Ferreira, Herkenhoff e Barbara Golubicki, oferecendo múltiplas perspectivas sobre a trajetória de Costantini.