21 de março de 2024

Papo de Mulher traz pro debate, as entrelinhas do relacionamento abusivo

A Biblioteca Parque de Niterói convida seu público para mais uma edição do Papo de Mulher, neste mês de março com Pamella Console, técnica do Ceam Neuza Santos - Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Niterói. A palestra abordará violências sofridas por mulheres, com recorte para violência doméstica, utilizando o vídeo "Não tira o batom vermelho", de Jout Jout, como ponto para reflexão e debate.
 
Mulheres em situação de violência são perpassadas por diversos tipos de violência, desde a Psicológica, Moral, Patrimonial, Sexual até a Física. No mês da mulher é importante celebrar as conquistas das mulheres em nossa sociedade, mas também refletir sobre como está estabelecida a relação entre mulheres e homens, e como as desigualdades de gênero sempre foram (e ainda são) determinantes para a construção de uma sociedade machista e opressora para elas.
 
Falar sobre as violências praticadas contra as mulheres é entender as estruturas da formação dessa sociedade, seus atravessamentos de cor, classe social, orientação sexual, identidade de gênero e outras formas de exercer poder e autoridade legitimados pelo patriarcado.
 
Dessa forma, a palestra se propõe a uma reflexão e um debate em torno de como a objetividade das violências afetam a vida material, pessoal e coletiva das mulheres, bem como a dimensão subjetiva afeta suas relações afetivas e sua saúde mental.
 
Pamella Console é Psicóloga, Especialista em Políticas de Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Direitos Humanos, Relações de Gênero e Atendimento Clínico.
 
O Ceam é um serviço público da Codim - Coordenadoria Municipal de Políticas e Direitos da Mulher no município de Niterói. Possui atendimento interdisciplinar Jurídico, de Serviço Social e Psicológico, atuando no acolhimento e garantia dos direitos da mulher, com ênfase na promoção da autonomia da mulher, com vistas ao rompimento com o ciclo de violência. 
 
Serviço
 
Papo de Mulher com Pamella Console 
"Entrelinhas do relacionamento abusivo" 
Data: Sexta-feira, 22 de março de 2024 
Horário: 14h 
Evento Gratuito 
Classificação indicativa: Livre
 
Local: Biblioteca Parque de Niterói - Sala multiuso 
Praça da República, s/n - Centro, Niterói

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo