14 de julho de 2025

“Os Pescadores de Pérolas” comemora aniversário do Theatro Municipal do Rio

o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 116 anos nesta segunda dia 14 de julho. Para celebrar, a instituição oferece ao público uma programação gratuita e variada, destacando o ensaio geral aberto da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, do compositor francês Georges Bizet, que não é encenada no palco carioca há duas décadas.



A montagem inédita tem patrocínio oficial da Petrobras e presta homenagem aos 150 anos de falecimento de Bizet. O espetáculo conta com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica do próprio Theatro Municipal, sob regência do renomado maestro Luiz Fernando Malheiro. A direção cênica é assinada por Julianna Santos.


A ópera narra uma história ambientada na ilha do Ceilão (atual Sri Lanka), envolvendo amizade, sacrifício e um triângulo amoroso entre Nadir, Zurga e a sacerdotisa Leila, dividida entre o amor e seu voto de castidade. “Dever versus paixão é um tema dominante. Na encenação, um destaque é a potência do desejo feminino representado por Leila, que vive intensamente seus conflitos e sentimentos”, explica a diretora cênica Julianna Santos.


Serviço – Os Pescadores de Pérolas



Datas: 14 (gratuito), 16, 18, 24 e 26 às 19h | Dia 20 às 17h | Dia 22 às 14h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, s/n°, Centro

Ingressos: De R$20 (Galeria) a R$90 (Camarotes), à venda no site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do teatro

Classificação: 12 anos

18 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo abriu o credenciamento de artistas locais para participação em projetos, eventos e ações culturais promovidas pelo município. O edital é contínuo, ou seja, as inscrições permanecem abertas durante todo o ano e, mensalmente, será publicada uma nova lista de artistas credenciados. O objetivo é democratizar o acesso à programação cultural friburguense, valorizando diferentes linguagens e expressões artísticas. O edital contempla diversas categorias, como música ao vivo, teatro, dança, circo, literatura, arte urbana, artes visuais, entre outras.  Para participar, é obrigatório realizar o cadastro por meio do Credenciamento de Artistas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial da prefeitura (www.novafriburgo.rj.gov.br) ou na página da Secretaria de Cultura. Artistas que foram inabilitados em etapas anteriores ou tiveram dificuldades para concluir o processo contarão com apoio presencial. A Secretaria de Cultura realizará um mutirão de credenciamento, na semana que vem, entre os dias 20 e 24, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Farinha Filho, 50. Os interessados devem levar toda a documentação necessária impressa ou em pen-drive. A equipe da Secretaria de Cultura estará disponível para orientar e garantir que os artistas consigam finalizar corretamente sua inscrição. A iniciativa busca ampliar a participação de profissionais do setor cultural nas ações públicas e fortalecer a valorização da produção artística local.
18 de outubro de 2025
Até o dia 30 de novembro de 2025, o MAC Niterói apresenta Cidades Flutuantes, uma obra monumental em realidade aumentada acompanhada de sua versão bordada, que terá sua estreia no Brasil. A exposição se desenvolve na Varanda do museu, oferecendo ao público uma exploração visual e auditiva de cidades imaginárias inspiradas em ecossistemas costeiros reais. A exposição faz parte da Temporada Cruzada França-Brasil organizada pelo Institut français. Uma visita guiada excepcional será oferecida pelas artistas franceses no dia 26 de novembro de 2025, às 17h. Cidades Flutuantes também será exibida de 18 de novembro de 2025 a 18 de maio de 2026 no Centro Cultural Vale Maranhão (São Luís) e no Museu Cais do Sertão (Recife) de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026, Brasil. Entre as artes digitais e os gestos ancestrais Cidades Flutuantes reúne histórias inspiradas em soluções locais para a emergência climática. O trabalho combina animações de realidade aumentada, bordados e narrativas sonoras poéticas: haikus sonoros que evocam soluções ecológicas e diários em áudio que documentam a vida dos habitantes dessas cidades flutuantes imaginárias do futuro. Por meio dessa abordagem dupla - digital e têxtil - Cidades Flutuantes também questiona nossa relação com o tempo: o tempo acelerado das tecnologias imersivas dialoga com o tempo longo e meditativo do bordado tradicional. É uma tensão fértil que nos convida a desacelerar, contemplar e nos reconectar com a vida. O projeto está disponível em português, francês e inglês. Serviço Exposição "Cidades Flutuantes" Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30) Aberto ao público de 6 de setembro a 30 de novembro de 2025 Visita guiada pelas artistas: 26 de novembro às 17h Local: MAC Niterói - Varanda End: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ Para mais informações: http://www.macniteroi.com.br