29 de setembro de 2022

Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense se apresenta no Teatro Nelson Rodrigues

A Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, se apresenta no dia 30 de setembro , às 19 horas, no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, no Centro – Rio de Janeiro – presencial e com transmissão ao vivo. Com direção musical e regência de Anderson Alves, o concerto é uma homenagem ao país e tem em seu na abertura do seu programa o Hino da Independência, música composta nos idos de 1824 por Dom Pedro I (melodia para poema de Evaristo da Veiga).


Clássicos de renomados compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga,  Guerra Peixe, Zequinha Abreu, dentre outros, serão executados no concerto. Formada por jovens músicos entre dezoito e vinte e dois anos, a apresentação da OSJF conta com a participação especial da soprano Juliana Sampaio.


 Resultado da parceria de sucesso iniciada em 2022, a CAIXA e o Geração de Sons têm como meta formar novos jovens músicos para transformar suas vidas, e de seus familiares, a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país. Alunos da rede pública de ensino       do Rio de Janeiro, com polos de estudos em diversos bairros da cidade, como em Santa Cruz e em Duque de Caxias. A orquestra, com jovens entre dezoito e vinte e dois anos, tem como objetivo fortalecer e proporcionar a experiência dos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais e bandas militares.


A parceria oferece, para estas crianças e jovens, aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.


Um caminho para a conquista de representatividade social para todos os envolvidos, e já muito além do sonho, com a formação da OSJF e sua estreia no dia 23 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação mais que especial do cantor e compositor, João Bosco. Além da apresentação no dia 29 de agosto pela celebração do Dia Mundial da Juventude, realizada pelos grupos musicais formados pelo polo de estudos do projeto no bairro de Santa Cruz.


“Falar para estes jovens que eles podem sonhar com um futuro melhor é um presente já realizado. Através do patrocínio da CAIXA ao Geração de Sons, crianças e jovens já podem olhar adiante e vislumbrar a importância do existir, das possibilidades que já se abriram com os estudos de música, a estreia e apresentações da OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense”, reflete Estevão Roque, Coordenador Pedagógico do Projeto Geração de Sons.


PROGRAMA:


Concerto Bicentenário da Independência

OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Músicas:

DOM PEDRO I – Abertura para a Independência

JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA – Te Christe Solum Novimus (moteto para soprano e orquestra)

W.A.MOZART – Aleluia de “Exultate Jubilate”

NUNO PEIXOTO – Graffiti N.3, baseado no tema popular ” A Rainha do Castelo” [estréia no Brasil]

H.VILLA-LOBOS – Prelúdio das Bachianas Brasileiras N.4

A.NEPOMUCENO – Batuque da “Série Brasileira”

CHIQUINHA GONZAGA | Arranjo: Anderson Alves – Gaúcho Corta-Jaca 

ZEQUINHA ABREU | Arranjo: Anderson Alves – Tico Tico no Fubá

GUERRA-PEIXE – Maracatu da Suíte Pernambucana


Serviço:

Dia: 30 de setembro de 2022 | 6ªf | 19h
Concerto Bicentenário da Independência | OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Formação OSJF: 62 integrantes

Direção Musical e Regência: Anderson Alves

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Endereço: Avenida República do Paraguai, 230 Centro 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita