29 de setembro de 2022

Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense se apresenta no Teatro Nelson Rodrigues

A Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, se apresenta no dia 30 de setembro , às 19 horas, no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, no Centro – Rio de Janeiro – presencial e com transmissão ao vivo. Com direção musical e regência de Anderson Alves, o concerto é uma homenagem ao país e tem em seu na abertura do seu programa o Hino da Independência, música composta nos idos de 1824 por Dom Pedro I (melodia para poema de Evaristo da Veiga).


Clássicos de renomados compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga,  Guerra Peixe, Zequinha Abreu, dentre outros, serão executados no concerto. Formada por jovens músicos entre dezoito e vinte e dois anos, a apresentação da OSJF conta com a participação especial da soprano Juliana Sampaio.


 Resultado da parceria de sucesso iniciada em 2022, a CAIXA e o Geração de Sons têm como meta formar novos jovens músicos para transformar suas vidas, e de seus familiares, a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país. Alunos da rede pública de ensino       do Rio de Janeiro, com polos de estudos em diversos bairros da cidade, como em Santa Cruz e em Duque de Caxias. A orquestra, com jovens entre dezoito e vinte e dois anos, tem como objetivo fortalecer e proporcionar a experiência dos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais e bandas militares.


A parceria oferece, para estas crianças e jovens, aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.


Um caminho para a conquista de representatividade social para todos os envolvidos, e já muito além do sonho, com a formação da OSJF e sua estreia no dia 23 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação mais que especial do cantor e compositor, João Bosco. Além da apresentação no dia 29 de agosto pela celebração do Dia Mundial da Juventude, realizada pelos grupos musicais formados pelo polo de estudos do projeto no bairro de Santa Cruz.


“Falar para estes jovens que eles podem sonhar com um futuro melhor é um presente já realizado. Através do patrocínio da CAIXA ao Geração de Sons, crianças e jovens já podem olhar adiante e vislumbrar a importância do existir, das possibilidades que já se abriram com os estudos de música, a estreia e apresentações da OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense”, reflete Estevão Roque, Coordenador Pedagógico do Projeto Geração de Sons.


PROGRAMA:


Concerto Bicentenário da Independência

OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Músicas:

DOM PEDRO I – Abertura para a Independência

JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA – Te Christe Solum Novimus (moteto para soprano e orquestra)

W.A.MOZART – Aleluia de “Exultate Jubilate”

NUNO PEIXOTO – Graffiti N.3, baseado no tema popular ” A Rainha do Castelo” [estréia no Brasil]

H.VILLA-LOBOS – Prelúdio das Bachianas Brasileiras N.4

A.NEPOMUCENO – Batuque da “Série Brasileira”

CHIQUINHA GONZAGA | Arranjo: Anderson Alves – Gaúcho Corta-Jaca 

ZEQUINHA ABREU | Arranjo: Anderson Alves – Tico Tico no Fubá

GUERRA-PEIXE – Maracatu da Suíte Pernambucana


Serviço:

Dia: 30 de setembro de 2022 | 6ªf | 19h
Concerto Bicentenário da Independência | OSJF – Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Formação OSJF: 62 integrantes

Direção Musical e Regência: Anderson Alves

Participação especial: Soprano Juliana Sampaio

Endereço: Avenida República do Paraguai, 230 Centro 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.