21 de março de 2025

Novo Branca de Neve estreia nos cinemas sob ataque de conservadores nos EUA

Nova versão para o cinema da história da primeira princesa da Disney, Branca de Neve (2025), que estreia no Brasil nesta quinta (20), chega aos cinemas cercado por polêmicas. Protagonizado por Rachel Zegler (a princesa) e Gal Gadot (a Bruxa Má), o longa dirigido por Marc Webb e com roteiro de Erin Cressida Wilson virou alvo de grupos conservadores americanos.
A primeira polêmica surgiu em 2021, com a escalação de Zegler, que tem ascendência colombiana, para o papel principal. Para os chamados “anti-woke” (que são contra as políticas de diversidade e inclusão), escolher uma mulher que não tem o fenótipo imaginado pelos estúdios de Walt Disney na animação de 1937 — pele claríssima e cabelos negros — foi uma heresia.
Além disso, declarações de Zegler sobre a clássica animação de 1937, há cerca de dois anos, botaram mais lenha na fogueira: ela chamou o longa de “muito antiquado” em relação ao papel das mulheres e disse que o príncipe “literalmente persegue” Branca de Neve, comparando-o a um stalker.
Ela também afirmou que no remake a personagem “não vai ser salva pelo príncipe e não vai sonhar com o amor verdadeiro“. “Ela vai sonhar em ser a líder que ela sabe que pode ser”, adiantou a atriz, para a ira dos que são contra os avanços das mulheres.
Além disso, o conflito entre Israel e Palestina colocou as duas principais estrelas do filme em lados opostos. Zegler se manifestou pró-Palestina livre. Já a israelense Gal Gadot apoiou as ações de seu país em Gaza, o que gerou um pedido de boicote ao longa.
Nas eleições americanas, Rachel Zegler atiçou a ira da extrema-direita ao criticar Donald Trump e seus eleitores. Entre as declarações, ela repetiu uma declaração da cantora Ethel Cain: “Que os apoiadores de Trump e os eleitores de Trump e o próprio Trump nunca conheçam a paz.” Zegler também disse: “F***-se Donald Trump.” Depois, pediu desculpas.

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita