9 de setembro de 2022

Nova Friburgo realiza a 63ª edição dos Jogos Florais

Trovadores dos mais diferentes estilos se apresentam na cidade

 

Os LXIII Jogos Florais de Nova Friburgo, edição 2022, começa na sexta-feira, 9 de setembro, e se estende até o domingo, 11.

Nova Friburgo, RJ, recebe no próximo final de semana, mais uma edição do tradicional Jogos Florais. O evento é promovido pela União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF) e a Secretaria Municipal de Cultura do município.


Às 15h da sexta-feira, (09), na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, os trovadores e visitantes de várias regiões do Brasil serão recepcionados por autoridades municipais. Em seguida, haverá a inauguração da Alameda das Trovas Eduardo Rodrigues. Às 19h, será realizada a Noite dos Magníficos Trovadores, incluindo a premiação das categorias Lírica/Filosófica e de Humor, além da apresentação do livro "Trovas por Provas de Amor", de Cezar Defilippo. Essas atividades serão realizadas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, que fica na Rua Fernando Bizotto, no Centro.

 

No sábado, (10), a programação prevê a manhã festiva, começando às 9h com a Oração dos Trovadores na Capela Santo Antônio, na Praça do Suspiro. Na sequência, visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores, momento que será abrilhantado pela participação dos alunos da Escola Waldorf Municipal Cecília Meireles. Logo após, a comitiva se dirige para uma visita ao Espaço Arp, com recepção e visita guiada. A tarde será livre para os trovadores.

 

A noite será festiva. A partir das 18h, na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, no antigo Fórum da Praça Getúlio Vargas, haverá show de trovas e apresentação da Musa dos Jogos Florais 2022, seguindo-se de apresentação do Grupo Teuto de Dança "Tanze Im Takt", da colônia alemã de Nova Friburgo, e da premiação do I Concurso de Trovas da UBT do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação da trovadora e presidente, Talita Batista.

 

Os tradicionais Jogos Florais de Nova Friburgo serão encerrados no domingo, (11), na Oficina Escola de Artes. Às 9h, haverá sessão festiva de premiação geral dos concursos nacional e internacional (veteranos e novatos), apresentação do Instituto Edith Blin, premiação do concurso intersedes e do concurso local de Nova Friburgo.

Às 13h, haverá a cerimônia de encerramento dos Jogos Florais, com as despedidas e agradecimentos. 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

30 de agosto de 2025
Será possível se adaptar aos novos tempos sem perder a essência? Será que temos direito a uma segunda chance? Essas e outras questões ganham o palco do Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, no espetáculo “Ela, e Algumas Histórias”, que estreia no dia 6 de setembro em curta temporada aos sábados, domingos e segundas, às 20h. Protagonizada e escrita por Francisca Queiroz, com Claudio Gabriel no elenco e direção de Ernesto Piccolo, a peça traz um olhar sensível, irreverente e atual sobre os dilemas enfrentados por uma mulher em busca de reconstrução, autonomia e pertencimento em um mundo em constante transformação. Após o fim de um casamento de quase 20 anos e com três filhos para criar, “Ela” (Francisca Queiroz) precisa reinventar a sua vida. Entre a luta por independência financeira, a adaptação às novas dinâmicas das relações virtuais e a pressão por conciliar maternidade e realização profissional, a protagonista atravessa um verdadeiro turbilhão de emoções ao tomar as rédeas do próprio destino. A montagem inédita convida o público a refletir sobre a condição da mulher contemporânea, seus desafios e conquistas, explorando temas como maternidade, empoderamento, relações líquidas e o impacto da tecnologia nas conexões humanas, com suas possibilidades e armadilhas. Com diálogos afiados, realistas e toques de humor, a peça se propõe a ser tanto um espelho quanto um questionamento sobre o lugar da mulher na sociedade atual. SERVIÇO: Espetáculo: Ela, e Algumas Histórias Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ Temporada: de 06 a 29 de setembro Dias e horários: sábados, domingos e segundas, às 20h Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) – à venda na bilheteria do teatro e no site https://funarj.eleventickets.com/ Gênero: Comédia Duração: 70 minutos Classificação: 12 anos
30 de agosto de 2025
A Light, empresa responsável por levar energia elétrica para milhões de pessoas no Rio de Janeiro, comemora seus 120 anos com a instalação artística Anos-Luz, da diretora e multiartista Bia Lessa. A exposição será inaugurada no dia 29 de agosto, sexta-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com patrocínio da concessionária e realização da associação Rio Memórias. A entrada é gratuita. Sobre a exposição Anos-Luz é uma instalação que nasce da tensão entre luz, sombra e tempo. A luz — esse campo que revela — não apenas ilumina, mas define o visível. O escuro — esse território de suspensão — não apenas oculta, mas convida a outras formas de ver. Reconhecida por sua linguagem inovadora e transdisciplinar, Bia Lessa é diretora de teatro, ópera, cinema e exposições. Para Lessa, “entre o excesso de luz e o vazio do breu, entre o tudo que ofusca e o nada que silencia, há um intervalo quase infinito: um entrelugar onde a percepção do tempo se adensa, se encarna. Inspirada pela potência silenciosa da técnica - o processo é ramificado, percorre largas extensões, milhares de milhas vibrando; atravessa paredes e alcança, no décimo andar, um apartamento suspenso no ar - a obra evoca essa energia domesticada, convertida em eletricidade, presente em milhões de espaços ao mesmo tempo”. Esta instalação propõe um gesto de escuta. Um convite ao espaço do “entre” — essa fresta onde se esgarçam os limites entre o que se mostra e o que se esconde. É nesse fluxo de duplos que a experiência se dá: o visível e o invisível; aquilo que desaparece na luz, que cega, e o que faz aparecer, emerge do escuro, que se revela como matéria viva. A instalação dialoga com vestígios e ecos: a geometria de Ttéia, de Lygia Pape; a inteligência de Little Lights, de Jac Leirner; e as imagens de Serguei Eisenstein, Glauber Rocha, Oswaldo Goeldi — artistas para quem luz e sombra são também pensamento, linguagem, existência. Para Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, “é uma alegria receber Anos-Luz, de Bia Lessa, no MAM Rio, em parceria com o Rio Memórias e a Light. O espaço expositivo do museu situado sobre o pilotis será completamente transformado por uma instalação que cria uma experiência imersiva. Acreditamos que Anos-Luz atrairá novos públicos ao museu, ampliando nossa missão de ser um espaço dinâmico e acessível”.  Serviço: Temporada: 29 de agosto a 16 de novembro de 2025 Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro Telefone: (21) 3883-5600 Site: www.mam.rio Instagram: @mam.rio Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual Entrada gratuita.