20 de março de 2023

No Dia Mundial da Poesia, Paulo Emílio Azevedo lança novo livro

No Dia Mundial da Poesia, o autor Paulo Emílio Azevedo (PAz) lança o livro "10 poemas que não serão lidos em Harvard" no Solar do Jambeiro. Terça-feira, dia 21 de março, às 17h, o público ainda vai poder conferir uma performance sobre os poemas.

 Com um texto híbrido, "10 poemas que não serão lidos em Harvard" mistura o lado artístico e acadêmico de PAz. Os poemas da obra apresentam uma performatização da palavra como pano de fundo.

Paulo, também antropólogo e dramaturgo, que assina com o heterônimo "PAz" para o gênero poesia, adota uma práxis que une linguagens, sempre tratando o corpo e a palavra com o devido protagonismo - em suas palavras "São gramáticas políticas de imensa potência. Precisam ser cada vez mais reconhecidas e estimuladas."

Com o intuito, justamente, de dar vazão a esta bricolagem, a proposta do evento é inovadora e, durante o lançamento, Paulo recitará três poemas presentes na obra, tendo um deles a participação do intérprete Zulu Gregório que o performatizará no espaço do Solar.

PAz é professor, pós Doutor em Políticas Sociais e Doutor em Ciências Sociais com especialização em Antropologia do Corpo e Cartografia da Palavra. Escritor, criador no campo das artes cênicas e consultor na área de Educação e Cultura, cuja pesquisa tem por objetivo refletir sobre outras formas de comunicação aos diversos protagonismos e redes de sociabilidade na sociedade contemporânea.

Além disso, o escritor recebeu diversos prêmios: entre eles "Rumos Educação, Cultura e Arte" (2008/10) através do Instituto Itaú Cultural e "Nada sobre nós sem nós" (2011-12) no âmbito da Escola Brasil/Ministério da Cultura para publicação do livro "Notas sobre outros corpos possíveis" (2014) – com o mesmo concorreu a final do Prêmio Rio Literário (2015) na categoria "Ensaio". Sendo um dos introdutores das práticas do poetry slam no Estado do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo uma série de ações no campo da palavra falada e performance poética. No ano de 2016 foi um dos escritores convidados pela FLIP Paraty/RJ, em 2017 integrou o grupo de escritores na Printemps Littéraire Brésilien/Paris Sorbonne Université e em 2018 representou o país na Journée d’Etudes Cultures, arts et littératures périphériques dans les Amériques: une approche transnationale de la production, la circulation et la réception em Lyon (França). Em sua principal pesquisa na Literatura está o reconhecimento do método Reestruturalismo.

Serviço

Evento: lançamento do livro "10 poemas que não serão lidos em Harvard"
Data: Terça-feira, 21 de março de 2023
Horário: 19h
Evento gratuito
Capacidade: 40 pessoas
Classificação: livre

Local: Solar do Jambeiro
End.: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo