Niterói recebe a primeira edição do Festival Internacional de Documentários
A primeira edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, que acontece entre os dias 18 e 23 de novembro de 2025, divulgou sua lista de 40 filmes selecionados que vão ocupar oito cinemas e espaços culturais em diferentes pontos da cidade de Niterói. A programação completa, com datas, horários e locais de exibição, está disponível no site oficial: https://visoesdomar.com
Os espaços onde haverá a exibição gratuita do Festival Internacional de Documentários de Niterói são a sala Nelson Pereira dos Santos, CineArte UFF, Macquinho Cultural, o Quilombo do Grotão, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a Casa Doc, o Ecomuseu Sueli Pontes, e a colônia de pescadores da Prainha de Piratininga.
O festival recebeu mais de 250 inscrições vindas de 16 países diferentes, confirmando a potência do cinema documental como ferramenta de reflexão, denúncia e transformação e a diversidade dos realizadores selecionados reflete a força das lutas e narrativas que atravessam o mar: 52% dos filmes foram dirigidos por mulheres, 8% por pessoas LGBTQIA+, 30% por diretores negros e 5% por diretores indígenas.
Para o Secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas de Niterói, André Diniz, “É uma enorme satisfação ver o Festival Visões do Mar trazendo essa inovação tão necessária para Niterói, conectando o compromisso ambiental com os oceanos a um verdadeiro acesso democrático ao cinema. Iniciativas como essa fortalecem a nossa economia criativa e mostram que Niterói está realmente olhando para o futuro, integrando cultura, sustentabilidade e inclusão, além de mobilizar a cidade dentro de uma perspectiva internacional, para debater e defender os mares, que são fundamentais para a nossa vida e para nossa cidade", destacou.
Programação terá o oceano no centro da discussão e transmissão online para todo Brasil
Os filmes escolhidos estarão distribuídos em mostras temáticas que colocam o oceano no centro das histórias. O mar e o maretório como bioma; o mar como espaço sagrado; como provedor da segurança alimentar; como espaço de superação e cura; como espaço de memória; e o mar como espaço de ciência e educação.
Além disso, haverá uma sessão online especial que permitirá que o público de qualquer lugar do Brasil também acompanhe parte da programação através da plataforma Bombozila.com - produtora idealizadora e realizadora do festival.
“A cidade de Niterói, marcada por seu litoral e suas comunidades costeiras, é o porto perfeito para a chegada de tantas histórias de luta e preservação dos oceanos em diferentes lugares do mundo, de diversas cidades brasileiras”, destacou Ellen Francisco, produtora executiva do Festival.
O festival conta com o apoio institucional da Niterói Film Commission (NFC), responsável por facilitar e fomentar produções audiovisuais na cidade, e com o suporte do NAV – Programa Niterói Audiovisual, política pública permanente da Prefeitura de Niterói voltada ao fortalecimento da cadeia criativa e produtiva do setor.
Criado pela SECAE, o Programa reúne uma série de ações integradas de formação, capacitação, fomento e promoção do audiovisual. O programa apoia produções independentes, estimula a geração de emprego e renda, e consolida Niterói como um dos principais polos de produção audiovisual do país.
A presença do NAV no Festival Visões do Mar reforça a vocação de Niterói como uma cidade criativa, sustentável e inovadora, que aposta na cultura e na economia do conhecimento como motores de desenvolvimento social e econômico.
A 1ª edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc e conta ainda com o patrocínio da Secretaria Municipal das Culturas e da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas da cidade de Niterói.
Serviço
“Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”
Datas: 18 à 23 de Novembro de 2025
Niterói, RJ.
Toda programação é gratuita.
Sedes: sala Nelson Pereira dos Santos, CineArte UFF, Macquinho Cultural, o Quilombo do Grotão, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a Casa Doc, Ecomuseu Sueli Pontes, e a Prainha de Piratininga
Instagram: @festivalvisoesdomar


