20 de outubro de 2025

Niterói recebe a 1ª edição do Festival Internacional de Documentários com programação gratuita

A curadoria definiu uma programação com 40 filmes que serão exibidos de forma gratuita entre os dias 18 e 23 de novembro. Ao todo a primeira edição do Festival “Visões do Mar” recebeu mais de 250 documentários inscritos de 16 países, tendo o oceano no centro da discussão e com transmissão online para todo Brasil.


A primeira edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, que acontece entre os dias 18 e 23 de novembro de 2025, divulgou sua lista de 40 filmes selecionados que vão ocupar oito cinemas e espaços culturais em diferentes pontos da cidade de Niterói. A programação completa, com datas, horários e locais de exibição, está disponível no site oficial: https://visoesdomar.com


Os espaços onde haverá a exibição gratuita do Festival Internacional de Documentários de Niterói são a sala Nelson Pereira dos Santos, CineArte UFF, Macquinho Cultural, o Quilombo do Grotão, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a Casa Doc, o Ecomuseu Sueli Pontes, e a colônia de pescadores da Prainha de Piratininga.


O festival recebeu mais de 250 inscrições vindas de 16 países diferentes, confirmando a potência do cinema documental como ferramenta de reflexão, denúncia e transformação e a diversidade dos realizadores selecionados reflete a força das lutas e narrativas que atravessam o mar: 52% dos filmes foram dirigidos por mulheres, 8% por pessoas LGBTQIA+, 30% por diretores negros e 5% por diretores indígenas.


Para o Secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas de Niterói, André Diniz, “É uma enorme satisfação ver o Festival Visões do Mar trazendo essa inovação tão necessária para Niterói, conectando o compromisso ambiental com os oceanos a um verdadeiro acesso democrático ao cinema. Iniciativas como essa fortalecem a nossa economia criativa e mostram que Niterói está realmente olhando para o futuro, integrando cultura, sustentabilidade e inclusão, além de mobilizar a cidade dentro de uma perspectiva internacional, para debater e defender os mares, que são fundamentais para a nossa vida e para nossa cidade", destacou.


Os filmes escolhidos estarão distribuídos em mostras temáticas que colocam o oceano no centro das histórias. O mar e o maretório como bioma; o mar como espaço sagrado; como provedor da segurança alimentar; como espaço de superação e cura; como espaço de memória; e o mar como espaço de ciência e educação.


Além disso, haverá uma sessão online especial que permitirá que o público de qualquer lugar do Brasil também acompanhe parte da programação através da plataforma Bombozila.com - produtora idealizadora e realizadora do festival.


“A cidade de Niterói, marcada por seu litoral e suas comunidades costeiras, é o porto perfeito para a chegada de tantas histórias de luta e preservação dos oceanos em diferentes lugares do mundo, de diversas cidades brasileiras”, destacou Ellen Francisco, produtora executiva do Festival.


O festival conta com o apoio institucional da Niterói Film Commission (NFC), responsável por facilitar e fomentar produções audiovisuais na cidade, e com o suporte do NAV – Programa Niterói Audiovisual, política pública permanente da Prefeitura de Niterói voltada ao fortalecimento da cadeia criativa e produtiva do setor.


Criado pela SECAE, o Programa reúne uma série de ações integradas de formação, capacitação, fomento e promoção do audiovisual. O programa apoia produções independentes, estimula a geração de emprego e renda, e consolida Niterói como um dos principais polos de produção audiovisual do país.


A presença do NAV no Festival Visões do Mar reforça a vocação de Niterói como uma cidade criativa, sustentável e inovadora, que aposta na cultura e na economia do conhecimento como motores de desenvolvimento social e econômico.


A 1ª edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc e conta ainda com o patrocínio da Secretaria Municipal das Culturas e da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas da cidade de Niterói.

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo