16 de julho de 2025

Niterói lança mapeamento permanente de artistas e fazedores de cultura com deficiência

A Prefeitura de Niterói lançou nesta terça-feira (15) um cadastro público inédito voltado ao setor cultural da cidade. O objetivo é realizar um mapeamento permanente de artistas e agentes culturais com deficiência física ou intelectual. A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC), visa construir uma base de dados ampla, acessível e em constante atualização, que sirva de referência para editais, ações e programas voltados às necessidades desse público.


“O investimento na acessibilidade cultural é extremamente importante. Estamos lançando um cadastro público inédito para nossa cidade, com o lançamento do mapeamento de artistas com deficiência. Queremos apoiar, reconhecer, valorizar e promover a visibilidade dos talentos locais, garantindo que artistas com deficiência tenham espaço e voz nas políticas culturais do município. O cadastro vai servir como base para ações de inclusão em editais, programações culturais e formação de redes de colaboração artística. Com esse mapeamento, queremos construir uma cena cultural mais inclusiva, diversa e representativa, onde todos tenham oportunidade de expressar sua arte e contribuir com a riqueza cultural da nossa cidade”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.


O mapeamento de artistas com deficiência física e intelectual é uma iniciativa essencial para promover a inclusão e a diversidade no cenário cultural. Ao identificar, documentar e analisar dados sobre esses profissionais, busca-se compreender suas necessidades e desafios, além de ampliar a visibilidade de sua produção artística. Essa ação fortalece o reconhecimento e valorização, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes e para a construção de um ambiente cultural mais acessível.


Segundo os dados do IBGE de 2025, existem no Brasil 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população. Apesar da luta histórica por direitos, ainda é pouco comum vermos esse grupo ocupando espaços culturais como os palcos e as plateias. A falta de acessibilidade cria barreiras que limitam a participação plena das pessoas com deficiência na vida cultural. O mapeamento surge como uma forma de construir ambientes culturais mais acessíveis.


O formulário de cadastro estará disponível de forma contínua no site da Secretaria (culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br) e na bio do Instagram oficial da SMC (@smc.niteroi), permitindo que novas inscrições sejam feitas a qualquer momento.


Poderão se inscrever artistas de todas as linguagens, bem como técnicos, produtores e demais trabalhadores da cultura com deficiência que residam ou desenvolvam atividades culturais na cidade, podem se inscrever. O cadastro é simples e acessível, e pode ser feito por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1-xU53d8X1mSxAC7b1nq_l_NIqEjbcdPfF3hcwhOgAQw/edit. A iniciativa conta com o apoio da equipe da SMC. Para o esclarecimento de dúvidas, contate esses contatos: WhatsApp: (21) 96915-2174 ou E-mail: niteroi.culturas@gmail.com


Para o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, a iniciativa é mais um passo importante na construção de uma política cultural inclusiva.


“Acreditamos que o direito à cultura deve ser garantido a todas e todos, sem exceções. Mapear e reconhecer os artistas com deficiência é essencial para que possamos desenvolver ações efetivas e políticas públicas assertivas, que respeitem as diversidades e promovam o protagonismo no campo artístico”, concluiu Giordano.

31 de agosto de 2025
O Reserva Cultural iniciará, em setembro, um programa inédito, em parceria com a Imovision, distribuidora, e trará, mensalmente, filmes exibidos, com exclusividade, em suas salas de Niterói e São Paulo. Promover festivais e estreias exclusivas, já é uma marca registrada do Reserva, mas o novo projeto, com lançamentos inéditos no Brasil, é uma inovação no segmento. Cada pré-estreia será acompanhada de convidados especiais e debate sobre temas contemporâneos, ampliando a proposta para um formato mais imersivo e personalizado, proporcionando ao público uma experiência única. O longa selecionado para a abertura será « Reinventando o Prazer » (Iris et les hommes), dirigido por Caroline Vignal e estrelado por Laura Calamy e Vincent Elbaz. A sessão acontecerá no dia 17 de setembro, às 19h, simultaneamente, em Niterói e São Paulo. O filme trata de temas como crise de meia-idade, encontros online, relações amorosas e empoderamento feminino e levanta reflexões que serão trazidas para o debate, após a exibição, com a psicanalista Ana Paula da Costa Gomes, criadora do perfil Psicanálise, Cinema e Literatura, com mediação de Rafael Ferraz, crítico de cinema do Papo de Cinemateca. Sinopse: um marido maravilhoso (Vincent Elbaz), duas filhas perfeitas, um consultório odontológico de sucesso. Tudo vai bem para Iris (Laura Calamy). Mas há quanto tempo ela não faz sexo? Talvez seja hora de encontrar um amante. Ao se cadastrar em um aplicativo de namoro comum, Iris abre a caixa de Pandora. Os homens estão prestes a cair... como chuva! Com a meta de lançar 01 (um) filme exclusivo, por mês, com gênero e temas diversificados, o Reserva já confirmou, ainda para este ano: Eat The Night, drama de Caroline Poggi e Jonathan Vinel Super Bêbados, comédia de Bastien Milheau Maria Callas: Cartas e Memórias, inusitado documentário, dirigido por Tom Volf e Yannis Dimolitsas, com Monica Bellucci, interpretando trechos das cartas da soprano. Clientes do programa fidelidade terão acesso à pré-venda antecipada. Para garantir a prioridade, basta apresentar a carteirinha com pelo menos um carimbo. Segundo o Reserva, esse modelo foi pensado como forma de demonstrar a gratidão do cinema pela preferência dos frequentadores. Para aderir ao programa fidelidade, o interessado precisa apenas assistir a um filme no Reserva e se cadastrar na bilheteria ou pelo site. A carteirinha é entregue na hora e, a cada sessão, recebe um carimbo. Com dez registros, o cliente ganha uma entrada gratuita. Mais informações sobre o programa fidelidade e programação, no perfil do Instagram, do Reserva Cultural e pelo site: https://www.reservacultural.com.br/niteroi/
31 de agosto de 2025
Em setembro, a ArtRio, que acontece na Marina da Glória entre os 10 e 14, vai transformar as ruas do Rio de Janeiro em um verdadeiro museu a céu aberto. Em parceria com a Clear Channel, serão espalhados por toda a cidade posters de obras de 15 grandes artistas brasileiros. Entre as peças estão obras de Vik Muniz, Djanira, Anna Bella Geiger, Bruno Lyfe, Miguel Rio Branco, Lucia Laguna, Mulambo. “Queremos que toda a cidade e seus visitantes vivenciem o espírito da ArtRio e tenham contato com a arte em seu cotidiano. Essa campanha foi criada exatamente para estimular esse contato e despertar a curiosidade de saber mais sobre aquele artista ou obra. A ArtRio extrapola o espaço da feira e efetivamente faz uma ocupação artística em todo o Rio”, indica Luisa Sá, gerente de Marketing da ArtRio. Em 2025, também acontece a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e parte do calendário oficial da cidade, com uma intensa programação cultural em todos os bairros incluindo galerias, museus, instituições e as arenas culturais.