17 de outubro de 2023

Niterói Canta Beth Carvalho com Soraya Ravenle e Arícia Mess

Depois do sucesso da estreia do "Niterói Canta", que homenageou Elis Regina nas vozes de Marcos Sacramento e Eline Porto na Sala Nelson Pereira dos Santos, a segunda edição do projeto, que é uma iniciativa da Fundação de Artes de Niterói (FAN) em conjunto com a Muriqui Cultural, acontece no próximo dia 18 de outubro, quarta-feira, na Sala Nelson Pereira dos Santos, desta vez celebrando Beth Carvalho.
 
Neste show, a homenagem ficará a cargo de Soraya Ravenle e Arícia Mess, acompanhadas por um time de músicos excepcionais. A performance ganhará vida com Dani Spilmann, na flauta; Mariana Braga, no cavaquinho, pandeiro, tamborim e voz; Renato Pipoca, no contrabaixo; Marcelo Pizzott, na percussão e voz; Bebeto Sorriso, na percussão; Leandro Saramago, nos violões e voz e Bruno Barreto, na percussão, banjo, voz e também na direção musical do show.
 
"A estreia do Niterói Canta foi surpreendente pelo apelo que gerou na cidade e o envolvimento das pessoas. Tivemos o teatro lotado, inclusive com pessoas que não conseguiram entrar", enfatizou o Presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão.
 
"Depois do sucesso da primeira edição, o projeto Niterói Canta mostrou que chegou pra ficar no coração dos niteroienses. Viva os artistas da cidade!", comentou o diretor e roteirista do projeto, João Carino.
 
A proposta da série é criar uma jornada musical emocionante, enriquecendo a cena cultural de Niterói com resgate de artistas icônicos contemporâneos.
 
As artistas

 
   
 Niteroiense, hoje morando em São Paulo, Arícia Mess nasceu como cantora nos palcos do Rio de Janeiro nos anos 1990. Dividia uma instigante cena musical carioca com, entre outros, Pedro Luís (seu produtor musical, antes de estourar à frente da banda 'A Parede'), Suely Mesquita, Marcos Sacramento e o grupo Boato. Arícia distingue-se até hoje pelo apuro teatral nas apresentações ao vivo e pelo repertório antenado, que passeia por MPB, pop e jazz, entre outros temas.  
   
 Filha de imigrantes poloneses judeus, a niteroiense Soraya Ravenle começou sua carreira como atriz. Estreou na televisão em 1988 na novela Vale Tudo. Foi Backing Vocal de Fernanda Abreu e integrou a primeira formação do grupo Arranco de Varsóvia. Soraya é considerada referência no teatro musical brasileiro, estando nos palcos quase que ininterruptamente desde 1986, quando começou. "O Samba Valente de Assis", "Dolores", "South America Way", "Lupicínio & Outros Amores", "Ópera do Malandro" e "Isaura Garcia, O Musical", foram alguns dos espetáculos que estrelou. 
 
Serviço
 
Niterói Canta Beth Carvalho, com Soraya Ravenle e Arícia Mess 
Data: Quarta-feira, 18 de outubro de 2023 
Horário: 20h 
Gratuito / Retirada dos ingressos a partir das 17:30h na bilheteria da Sala
 
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos 
Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói

 

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo