17 de outubro de 2023

Niterói Canta Beth Carvalho com Soraya Ravenle e Arícia Mess

Depois do sucesso da estreia do "Niterói Canta", que homenageou Elis Regina nas vozes de Marcos Sacramento e Eline Porto na Sala Nelson Pereira dos Santos, a segunda edição do projeto, que é uma iniciativa da Fundação de Artes de Niterói (FAN) em conjunto com a Muriqui Cultural, acontece no próximo dia 18 de outubro, quarta-feira, na Sala Nelson Pereira dos Santos, desta vez celebrando Beth Carvalho.
 
Neste show, a homenagem ficará a cargo de Soraya Ravenle e Arícia Mess, acompanhadas por um time de músicos excepcionais. A performance ganhará vida com Dani Spilmann, na flauta; Mariana Braga, no cavaquinho, pandeiro, tamborim e voz; Renato Pipoca, no contrabaixo; Marcelo Pizzott, na percussão e voz; Bebeto Sorriso, na percussão; Leandro Saramago, nos violões e voz e Bruno Barreto, na percussão, banjo, voz e também na direção musical do show.
 
"A estreia do Niterói Canta foi surpreendente pelo apelo que gerou na cidade e o envolvimento das pessoas. Tivemos o teatro lotado, inclusive com pessoas que não conseguiram entrar", enfatizou o Presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão.
 
"Depois do sucesso da primeira edição, o projeto Niterói Canta mostrou que chegou pra ficar no coração dos niteroienses. Viva os artistas da cidade!", comentou o diretor e roteirista do projeto, João Carino.
 
A proposta da série é criar uma jornada musical emocionante, enriquecendo a cena cultural de Niterói com resgate de artistas icônicos contemporâneos.
 
As artistas

 
   
 Niteroiense, hoje morando em São Paulo, Arícia Mess nasceu como cantora nos palcos do Rio de Janeiro nos anos 1990. Dividia uma instigante cena musical carioca com, entre outros, Pedro Luís (seu produtor musical, antes de estourar à frente da banda 'A Parede'), Suely Mesquita, Marcos Sacramento e o grupo Boato. Arícia distingue-se até hoje pelo apuro teatral nas apresentações ao vivo e pelo repertório antenado, que passeia por MPB, pop e jazz, entre outros temas.  
   
 Filha de imigrantes poloneses judeus, a niteroiense Soraya Ravenle começou sua carreira como atriz. Estreou na televisão em 1988 na novela Vale Tudo. Foi Backing Vocal de Fernanda Abreu e integrou a primeira formação do grupo Arranco de Varsóvia. Soraya é considerada referência no teatro musical brasileiro, estando nos palcos quase que ininterruptamente desde 1986, quando começou. "O Samba Valente de Assis", "Dolores", "South America Way", "Lupicínio & Outros Amores", "Ópera do Malandro" e "Isaura Garcia, O Musical", foram alguns dos espetáculos que estrelou. 
 
Serviço
 
Niterói Canta Beth Carvalho, com Soraya Ravenle e Arícia Mess 
Data: Quarta-feira, 18 de outubro de 2023 
Horário: 20h 
Gratuito / Retirada dos ingressos a partir das 17:30h na bilheteria da Sala
 
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos 
Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita