17 de outubro de 2023

BNDES reabre Espaço Cultural e terá 160 espetáculos musicais gratuitos na temporada

Após três anos de paralisação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomará as atividades do seu Espaço Cultural. A programação da temporada 2023-2025 conta com 160 espetáculos, de artistas renomados e novos talentos das variadas vertentes da música erudita e popular brasileira.

"O Espaço Cultural BNDES está de portas abertas para o público com uma programação que valoriza a música e a arte brasileira. Será um palco democrático, com diferentes artistas e shows gratuitos.  Essa retomada é mais um passo do BNDES no resgate do papel da instituição de promover o acesso à cultura”, disse o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

Dentre os espetáculos selecionados, que acontecerão semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, às 19h, 48 são da categoria Renome, com atrações como a cantora Elba Ramalho, o cantor, compositor e estudioso da cultura afro-brasileira Nei Lopes e os músicos João Bosco e Jards Macalé. Na categoria Destaque, outros 48 shows trazem a Velha Guarda da Mangueira, a cantora Juçara Marçal e o cantor Thiago Pethit, entre outros.

Novos talentos também irão passar pelo palco do Espaço Cultural BNDES, em 64 espetáculos de artistas como a referência do samba de roda baiano Nega Duda, o forró pernambucano d'As Severinas, o rock paulista da banda Pelados, o toque sulista de Ian Ramil e o grupo Afrojazz, que mescla ritmos africanos e percussão a riffs de guitarra e elementos do reggae e do hip-hop.

O palco da Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, será devolvido ao público a partir do dia 19 de outubro, com a volta da série Quintas no BNDES. O show de reabertura fica por conta da cantora e atriz Zezé Motta, que apresenta o espetáculo “Coração vagabundo – Zezé canta Caetano”, uma homenagem ao compositor baiano. No dia seguinte, 20 de outubro, estreia a série Sextas Instrumentais, com a dupla de piano e sopro Cristóvão Bastos e Mauro Senise interpretando repertório de Paulinho da Viola no show “Choro negro”.

Todos as apresentações no Espaço Cultural BNDES são gratuitas, e o público pode reservar ingressos antecipadamente pela internet, no site bndes.gov.br/espacoculturalbndes, ou presencialmente, no dia do espetáculo. A relação de todos os espetáculos selecionados no concurso público realizado pelo Banco para a temporada 2023-25 pode ser conferida em www.bndes.gov.br/concursomusica2023.

 

SERVIÇO:


Espaço Cultural BNDES

Quintas no BNDES e Sextas Instrumentais

A partir de 19 de outubro de 2023

Avenida Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro (próximo à estação de metrô Carioca)

Entrada gratuita (reservas em bndes.gov.br/espacoculturalbndes ou retirada no dia)

Classificação Livre

Espetáculos sempre às 19h

Sujeito à lotação do local

 

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo