27 de outubro de 2023

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom se apresenta neste sábado

Orquestra formada por 25 jovens do Rio de Janeiro apresentará grandes obras da música brasileira.

 

Neste próximo dia 25 de outubro, sábado, às 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom retorna ao Forte de Copacabana para mais uma apresentação especial e gratuita, revisitando grandes clássicos da música brasileira. Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. 

 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, Já o patrocinador é a ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.

 

 

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom 

 

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.

 

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

 

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

 

SERVIÇO:

 

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom 

Data: 28 de outubro, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana - Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre.

Auditório Santa Barbara

 

* A entrada é franca, porém os lugares são limitados. As senhas começam a ser distribuídas às 17h30 na bilheteria, localizada próximo ao portão de acesso ao Forte.

22 de novembro de 2025
O Theatro Municipal de Niterói será o palco principal das celebrações dos 30 anos da Orquestra da Grota. No dia 23 de novembro, um espetáculo especial vai reunir todas as orquestras do Espaço Cultural da Grota (ECG) e também grupos independentes compostos por músicos formados pelo projeto. A partir das 17 horas, o público vai conhecer a história da Orquestra da Grota por meio de um repertório especialmente selecionado para a data, com obras que marcaram sua trajetória ao longo dos anos, abraçando os mais diversos gêneros musicais, do popular ao erudito. Nesses 30 anos de existência, a Orquestra da Grota vem transformando sonhos em realidade, ampliando perspectivas por meio da música e contribuindo para o fortalecimento da cultura como instrumento de inclusão, levando o nome de Niterói a diversas cidades, estados e países, tornando-se um verdadeiro símbolo da conquista da cidadania por meio da arte e da educação. A Orquestra da Grota é mantida pelo Espaço Cultural da Grota, projeto de inclusão social sem fins lucrativos com sede em Niterói e núcleos em São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, proporcionando a moradores de comunidades e estudantes de escolas públicas aulas gratuitas de diversos instrumentos, além de iniciação musical, reforço escolar, yoga, pré-vestibular, desenho e pintura. O trabalho já inseriu mais de 100 alunos na universidade, com dezenas de ex-integrantes já formados e alguns cursando a pós-graduação. Muitos deles, hoje, atuam como professores do próprio projeto. "É muito gratificante chegarmos aos 30 anos com vitalidade e produzindo resultados que nos dão imenso orgulho. Somos gratos a todas as pessoas e instituições que têm nos ajudado a manter esse sonho de pé, transformando a realidade de muitas famílias", afirma Lenora Mendes, fundadora do Espaço Cultural da grota, junto com seu marido, Márcio Selles. O Espaço Cultural da Grota tem patrocínio da Wilson Sons, Caixa Capitalização e Hayasa, apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal das Culturas de Niterói e realização do Ministério da Cultura. Serviço Orquestra da Grota celebra 30 anos no Theatro Municipal de Niterói Datas: Domingo, 23 de novembro de 2025 Horários: 17h Classificação indicativa: Livre Duração: 90 minutos Ingressos: R$ 30 (inteira) Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói
22 de novembro de 2025
Com o objetivo de difundir o canto vocal na cidade de Niterói, o grupo vocal Cá Entre Voz apresenta, no domingo, 23 de novembro, às 11h, no Solar do Jambeiro, o espetáculo Vocalizando a MPB. O Cá Entre Voz é um trio vocal formado em julho de 2022, em Niterói, por Rosane Feijó, Cristina Rodrigues e André Miranda. Unindo vivências musicais distintas, o grupo se propõe a apresentar repertório variado de MPB, investindo em arranjos inéditos e exclusivos, assinados pelo diretor musical, André Miranda. Rosane e Cristina cantaram juntas em diversos eventos na época da graduação, na Universidade Federal Fluminense, na década de 80. André, formado em Música pela UNIRIO, participou de corais e grupos vocais. No final de 2012, iniciou sua trajetória como regente coral. Atualmente rege vários Coros. Em 2022, o grupo foi um dos vencedores do Concurso de Talentos da UFF. Além das eventuais apresentações às quais é convidado, dedica-se também a mostrar seu trabalho por meio das redes sociais. Serviço Cá Entre Voz em Vocalizando a MPB Data: Domingo, 23 de novembro de 2025 Horário: 11h Evento gratuito Classificação: livre Local: Solar do Jambeiro Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói