16 de maio de 2022

Milton Nascimento anuncia que vai se aposentar esse ano

Cantor revelou que fará turnê apenas até o final de 2022, quando completa 80 anos de idade 

Milton Nascimento anunciou na noite deste sábado (14/5), durante participação no programa Altas Horas, que se despede dos palcos em 2022. Nas redes sociais o cantor compartilhou um vídeo emocionante sobre sua relação com a música.

 

O músico revelou no programa de Serginho Groisman o porquê da decisão de parar de fazer shows, mas garantiu que não abandonará a música.

 

"Solto a voz na estrada desde os 13 anos. Minha música me levou aos quatro cantos do mundo em seis décadas. Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro. Este ano completo 80 anos e essa turnê marcará minha despedida dos palcos. Da música jamais", disse ele no Altas Horas.

 

No canal do Youtube do cantor, em um vídeo narrado por ele mesmo, Milton fala sobre sua trajetória na música.

 

"Eu me considero o mais 'mineiro' de todos os cariocas", afirma o músico ao relembrar que foi em terras mineiras onde começou sua carreira. "Foi em Minas onde tive o maior encontro da minha vida: o encontro com a música", diz o compositor no início do vídeo. 

 

Milton recorda também dos "gigantes" da música nacional com quem "cruzou o caminho", citando Tom Jobim, Elis Regina, Agostinho dos Santos, Quincy Jones e Eumir Deodato. "[Eles]me ajudaram a levar minha música para o mundo", afirma.

Ele fala também sobre as amizades que todos os anos de estrada lhe proporcionou. "Eu costumo dizer que sem as amizades minha vida jamais teria sido o que é. E nem a minha carreira", declarou Milton.

 

O artista lembrou os 42 álbuns lançados, entre eles nove indicações ao Grammy — desses, cinco ele levou para casa. As parcerias internacionais com Herbie Hancock, Wayne Shorter, Mercedes Sosa, Pat Metheny, James Taylor, Cat Stevens, Bjork, Duran Duran e Paul Simon também foram recordadas. "Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser Brasileiro", se orgulha. 


Agenda

 

A turnê “A Última Sessão de Música" vai ter a primeira parada no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho. Já o encerramento, que vai marcar a despedida de Milton dos palcos, será no Mineirão, em Belo Horizonte, em 13 de novembro.

 

Confira as datas:

 

  • 11 jun - Cidade das Artes Rio De Janeiro, Brasil 
  • 15 jun - Torino Jazz Festival 2022 Torino, Itália 
  • 21 jun - Union Chapel London, Reino Unido
  • 23 jun - Coliseu dos Recreios Lisboa, Portugal 
  • 26 jun - Cine-Teatro Avenida Castelo Branco, Portugal 
  • 29 jun -Casa da Música Porto, Portugal 
  • 02 jul - Theatro Circo Braga, Portugal 
  • 10 jul - Teatro La Fenice Venice, Itália
  • 06 ago - Jeunesse Arena Rio De Janeiro, Brasil 
  • 07 ago - Jeunesse Arena Rio De Janeiro, Brasil 
  • 26 ago - Espaço Unimed São Paulo, Brasil 
  • 27 ago - Espaço Unimed São Paulo, Brasil 
  • 30 set - The Parker Ft Lauderdale, Estados Unidos
  • 06 out - Town Hall New York, Estados Unidos
  • 09 out - Berklee Boston, Estados Unidos
  • 16 out - The UC Theatre Berkeley, Estados Unidos
  • 13 nov - Mineirão, Belo Horizonte
25 de setembro de 2025
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, será palco de um grande encontro cultural no sábado, 27 de setembro. O evento ‘Forró do Padroeiro’, gratuito e aberto ao público, começa às 16h e promete unir música, literatura, artes plásticas e contemplação do céu em uma programação diversificada. Programação • 16h – Café de boas-vindas • 16h30 – Abertura da exposição “Cores da Memória”, de Mariane Alves • 17h – Lançamento do livro “Tecidos de Memórias”, de Teresinha da Rocha Pereira, com apresentação de Saulo Soares • 18h – Declamação de literatura de cordel, com Mariane Alves • 18h15 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 19h – Observação do céu com leitura de poemas • 19h30 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 20h – Encerramento
25 de setembro de 2025
A Segunda Guerra Mundial é um dos capítulos da história mais bem documentados, com milhares de filmagens, mas sempre há algo a descobrir. Ainda mais com a perspectiva especial, como a apresentada em “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, documentário inédito que estreia, com exclusividade, no Curta!, que traz raros registros caseiros do confronto e da vida cotidiana em meio ao caos! A produção integra a programação especial no canal e no streaming CurtaOn - Clube de Documentários que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra. O filme é produzido pela ZED e tem direção de Stéphane Miquel. As memórias esquecidas de vídeos caseiros são resgatadas no documentário a partir dos arquivos de cinegrafistas amadores na Normandia. O cotidiano na costa francesa é registrado antes e durante a Guerra, marcando um contraste claro entre os períodos. A partir dos olhos de cineastas como Robert Dasché, Pierre Le Bihan e Fernand Bignon, e das lentes de suas câmeras 8mm, somos apresentados aos sorrisos e a vida pacata da Normandia, tomada por banhistas no verão. Logo, as filmagens seriam mais discretas, capturando a tensão e aflição às vésperas do conflito que mudaria a vida dos cidadãos locais e de toda a Europa. “A guerra está de volta, porque um louco quis assim”, afirma um dos anúncios militares filmados colados na parede. O documentário mistura crônicas familiares à história com as raras imagens e contam, em silêncio, o desenrolar da guerra. O confronto não mudou apenas o passatempo dos cinegrafistas amadores que, a partir da ocupação nazista, foram proibidos de filmar, mas de toda a localidade. Cerca de 250 mil homens da região foram mobilizados para o conflito e quase 20 mil civis morreram. “Vamos vencer, pois somos mais fortes”, conclamava um cartaz. As gravações, agora clandestinas, mostram como o cenário e a vida mudaram. Da fresta de suas janelas, com coragem para registrar a história e denúncia da violência, os cinegrafistas revelam como pessoas comuns vivenciaram e sobreviveram à guerra e como elas conseguiam recriar momentos de felicidade em meio ao caos, escombros e olhares de medo. As filmagens incluem cenas do Dia D, que iria libertar a Normandia e a França dos nazistas. Eles gravam a esperança com a chegada dos Aliados e, à sua maneira, celebram e homenageiam memórias felizes. “Memórias da Segunda Guerra Mundial” é uma produção da ZED. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de setembro, às 23h.