6 de setembro de 2025

Mac Niterói recebe a exposição "Cidades Flutuantes"

De 6 de setembro a 30 de novembro de 2025, o MAC Niterói apresenta Cidades Flutuantes, uma obra monumental em realidade aumentada acompanhada de sua versão bordada, que terá sua estreia no Brasil. A exposição se desenvolve na Varanda do museu, oferecendo ao público uma exploração visual e auditiva de cidades imaginárias inspiradas em ecossistemas costeiros reais.



A exposição faz parte da Temporada Cruzada França-Brasil organizada pelo Institut français. Uma visita guiada excepcional será oferecida pelas artistas franceses no dia 26 de novembro de 2025, às 17h. Cidades Flutuantes também será exibida de 18 de novembro de 2025 a 18 de maio de 2026 no Centro Cultural Vale Maranhão (São Luís) e no Museu Cais do Sertão (Recife) de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026, Brasil.



Entre as artes digitais e os gestos ancestrais Cidades Flutuantes reúne histórias inspiradas em soluções locais para a emergência climática. O trabalho combina animações de realidade aumentada, bordados e narrativas sonoras poéticas: haikus sonoros que evocam soluções ecológicas e diários em áudio que documentam a vida dos habitantes dessas cidades flutuantes imaginárias do futuro.



Por meio dessa abordagem dupla - digital e têxtil - Cidades Flutuantes também questiona nossa relação com o tempo: o tempo acelerado das tecnologias imersivas dialoga com o tempo longo e meditativo do bordado tradicional. É uma tensão fértil que nos convida a desacelerar, contemplar e nos reconectar com a vida.


Serviço



Exposição "Cidades Flutuantes"

Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)

Aberto ao público de 6 de setembro a 30 de novembro de 2025

Visita guiada pelas artistas: 26 de novembro às 17h



Local: MAC Niterói - Varanda

End: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ

Para mais informações: http://www.macniteroi.com.br 



6 de setembro de 2025
Voz brasileira de maior destaque ao redor do mundo no segmento Bossa Lounge Music, Marcela Mangabeira convida para seu show que acontece no sábado, 06 de setembro, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. Com uma média de 230 mil ouvintes mensais apenas no Spotify, onde tem plays individuais na casa de 20 milhões, e totalizando mais de 15 milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, a voz versátil e interpretação marcante de Marcela já estiveram ao lado de nomes internacionais como Andy Summers (The Police), e também artistas de renome nacional, como Sérgio Britto (Titãs), com quem gravou um dueto no álbum Purabossanova do mesmo, excursionando também ao seu lado como convidada. Passando pela Ásia em turnê com êxito (Tailândia e China), aqui no Brasil sua performance ganhou cotação de 4 estrelas pelo crítico Mauro Ferreira (Portal G1), além de elogios de personalidades da música como Nelson Motta e Roberto Menescal. Possui 3 álbuns gravados - Simples, Colors of Rio e Closer - além de estar presente em dezenas de playlists nas plataformas digitais. Marcela lançou seu último single Ostra em 2024, parte de seu novo projeto, onde explorará canções brasileiras já consagradas e inéditas. Serviço Marcela Mangabeira Datas: Sábado, 06 de setembro de 2025 Horário: 19h Duração: 80 min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
6 de setembro de 2025
A Sala José Cândido de carvalho recebe a parir da terça-feira, 19 de julho, a exposição "Entre Corpos e Fluxos", de Antônio Balloussier. A mostra fica em cartaz até 17 de oputubro. A experiência do contato com fragmentos de um mundo "Entre corpos e fluxos", reunidas pelo fotógrafo Antônio Balloussier, não parece propor sentidos e nem mesmo oferecer respostas. Talvez possam ser tratados como lembranças de um instante passado, uma marca da finitude humana. Na compreensão do artista, "cada fotografia é um sopro, um desvio, uma dobra do tempo. Rostos e silhuetas que não contam uma história única, mas se espalham em mil direções possíveis". Sobre o acaso e o enigma do motivo em fotografar o que encontra pela frente, Antônio explica ainda que "há corpos que se deixam capturar. E há os que escorrem. Esses são os que nos interessam: corpos porosos, em trânsito, imagens que não se deixam fixar". Ao sair de trabalhos experimentais em audiovisual e passar a explorar a fotografia, um tipo de registro de um momento qualquer, reconhece ainda que 'aqui, não há identidade sólida, nem contorno fechado. Só fluxo. Desejo. Devir. Linhas que atravessam a carne e seguem adiante, fazendo do corpo não um retrato, mas uma passagem". As imagens presentes na exposição libertam, oferecendo o saber e o sabor da luz refletida de corpos, coisas e espaços da vida. Os deslocamentos gerados na interação com as fotos podem até, com sorte, nos ensinar a andar com os pés fora do chão, como canta o poeta. Serviço Exposição: "Entre Corpos e Fluxos", de Antônio Balloussier Curadoria: Desirée Monjardim Assistente de curadoria: Lina Ponzi Abertura: 19 de agosto de 2025, às 18h Visitação: Até 17 de outubro de 2025-2ª a 6ª, das 9h às 17h Local: Sala José Cândido de Carvalho Rua Presidente Pedreira, 98. Ingá, Niterói