9 de março de 2025

Livro retrata autoconhecimento como ferramenta de transformação feminina

O mês de Março é voltado à reflexão e reconhecimento do papel da mulher na sociedade, relembrando feitos importantes e marcos na história.




Neste contexto, o psicanalista Raí Rocha, autor do livro “Quando viajo pra fora, eu recomeço por dentro”, traz uma reflexão sobre como o autoconhecimento pode transformar mulheres que carregam bagagens emocionais acumuladas ao longo da vida.O livro, lançado em novembro de 2024, tem novas leituras programadas para o final deste mês em Teresópolis, no Rio. Além de uma turnê em países da Europa como Alemanha e Itália, e que retorna ao Brasil passando por São Paulo e Bahia.Utilizando a metáfora da viagem para ilustrar esse processo, ele convida as mulheres a olhar para dentro de si, para se reconectar e recomeçar, a partir do entendimento da sua própria história emocional.Raí acredita que o autoconhecimento traz liberdade, permitindo à mulher quebrar padrões impostos pela sociedade e fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas. “O livro oferece a chave de liberdade para que a mulher se liberte de coisas que talvez não conseguisse sozinha, devido ao modo como foi ensinada a viver.




”Para Raí, o livro reforça a importância de olhar para dentro, entender as próprias emoções e buscar estar sempre transformando. “O autoconhecimento tem o poder de fazer a pessoa se enxergar com uma lente mais clara, diferente da visão que ela tinha de si mesma,” completa o autor.




O livro “Quando viajo pra fora, eu recomeço por dentro” está disponível nas plataformas digitais para vendas online, para mulheres que buscam entender e superar os desafios da vida, abordando a psicanálise.





26 de janeiro de 2026
Durante um plantão de réveillon no CAD (Centro de Apoio aos Desesperados), a psicóloga responsável não aparece e Dizuite, funcionária do local, resolve atender as ligações e auxiliar os pedidos de ajuda que surgem na Noite de Ano Novo. Este é o ponto de partida de “Antes do Ano que Vem”, monólogo cômico estrelado por Mariana Xavier, que chega ao Teatro da Ilha para apenas duas sessões nos dias 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h. Com texto de Gustavo Pinheiro escrito especialmente para a atriz emprestar toda a sua versatilidade para um vasto leque de personagens e situações, o espetáculo tem direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos. O solo já foi visto por 50 mil espectadores e percorreu 24 cidades brasileiras. O espetáculo é mais uma realização da Trampo Produções e da WB Produções, dos produtores associados Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles. Desde março de 2022, “Antes do Ano que Vem” fez temporadas lotadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e percorreu as cinco regiões do Brasil com apresentações em Manaus, Vitória, Maceió, Brasília, Curitiba, Teresina, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, São Luíz, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Uberlândia, Pelotas, Caxias do Sul, São Francisco do Sul, São Lourenço do Oeste, Niterói, Joinville e São Bento do Sul. Serviço: Local: Teatro da Ilha - Estrada do Galeão, s/n, ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Ilha do Governador Sessões: 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h Ingressos: de R$ 35 a R$ 120, vendas no site https://ingressodigital.com/evento/18327,18328/antes-do-ano-que-vem-com-mariana-xavier Instagram: @teatrodailha Gênero: Comédia em monólogo Duração: 70 minutos Classificação etária: 12 anos
26 de janeiro de 2026
A Prefeitura de Niterói apresentou as principais novidades do Carnaval 2026, que terá como destaque a implantação de uma nova Passarela do Samba em linha reta no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, com entrada franca para o público. “O Carnaval é uma tradição que faz parte da identidade de Niterói. Além de trazer alegria e diversão para toda a família, ele movimenta a economia local, gera empregos, estimula hotéis, serviços e o comércio, e impulsiona a nossa indústria criativa. A Prefeitura investe e acredita no potencial da festa, apoiando as escolas de samba para oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para moradores e turistas”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. As mudanças na estrutura incluem novo desenho da passarela, melhor logística de acesso, iluminação especial, além da entrada dos carros alegóricos já dentro do complexo do Caminho Niemeyer, o que garante mais fluidez, segurança e valorização do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. As novidades foram apresentadas em reunião realizada no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, com a presença de representantes das escolas de samba, dirigentes da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) e da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit). O encontro foi conduzido pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, e pelo secretário de Governo e presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira. Também participaram o diretor de Administração, Marcos Mattozo; o diretor de Lazer, Marcelo Maia; e o coordenador dos desfiles, Alexandre Oliveira.