18 de fevereiro de 2025

Livro 'Livro 'O CASAMENTO NÃO COMPENSA' será lançado nesta quarta em Ipanema

Sobre o autor: Dino Sávio é jornalista e empresário, tendo atuado em diversos veículos de comunicação como rádios e TVs. Foi criador e editor de vários jornais e de uma revista voltada para o turismo. Em 1994 criou a Partners Comunicação Integrada e fez dela a maior agência de comunicação corporativa de Minas e uma das maiores do País. Atualmente é aprendiz de fazendeiro em sua terra natal, Itaguara.


O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes, membro da Academia Mineira de Letras, escreveu o prefácio do livro. O livro já pode ser encontrado nas principais livrarias, pelo e-mail: comercial@conhecimentolivraria.com.br ou pelo site www.amazon.com.br.


No entanto, o autor sabia que precisava por um ponto final e definitivo nessa questão. “Foi então que em 2022 decidi começar do zero, tendo como fios condutores da história o amor de Maria do Juca do Alípio pelo Mundico e o amor dele por outras pessoas, pois era o único capaz de aliviar as dores daquele povo sofrido e que se tornaram incompatíveis ao longo dos anos, até que um inesperado fenômeno da natureza alterou o rumo dos acontecimentos”, conclui sem dar spoiler.


Conforme Dino Sávio, o livro vai muito além de histórias sobre homens que optaram pela solteirice. “Esse foi o mais difícil dos livros que escrevi. Levei 38 anos até conseguir terminá-lo, por uma série de razões. A principal delas é o meu envolvimento com alguns dos personagens nos quais busquei inspiração. São pessoas que povoaram minha infância e adolescência e que guardei na memória como um tesouro. Elas nunca se desbotaram, mas eu precisava encontrar um enredo onde pudesse colocá-las com toda a riqueza de detalhes com que se apresentaram para vida. Daí a minha dificuldade em conduzir a história de maneira satisfatória. Escrevi e reescrevi esse livro dezenas de vezes”, conta Dino Sávio.


Segundo o autor, o livro não trata de um estudo ou uma tese sobre o casamento, mas sim de um inusual comportamento dos homens de um pequeno povoado, isolado nas montanhas de Minas, que decidiram esperar pelo enlace do homem mais querido e respeitado do lugar – o que não aconteceu como de costume -, apesar de ser amado e desejado por quase todas as mulheres do lugar. Inclusive por uma, Maria do Juca do Alípio, que dedicou sua vida – dia após dia -, com toda a exuberância possível, tentando conquistar o amor desse homem, o Mundico.

O lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca.


Depois de publicar seu primeiro livro ‘Quem é de lá que vem aí?’ (Ed. Letramento – 354 páginas), em 2018, e ‘Torre de controle’ (Ed. Letramento – 126 páginas), em 2020, o jornalista e escritor Dino Sávio lança agora seu terceiro livro, sob o intrigante título de ‘O casamento não compensa’, desta vez pela editora Conhecimento.


Lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita