18 de fevereiro de 2025

Livro 'Livro 'O CASAMENTO NÃO COMPENSA' será lançado nesta quarta em Ipanema

Sobre o autor: Dino Sávio é jornalista e empresário, tendo atuado em diversos veículos de comunicação como rádios e TVs. Foi criador e editor de vários jornais e de uma revista voltada para o turismo. Em 1994 criou a Partners Comunicação Integrada e fez dela a maior agência de comunicação corporativa de Minas e uma das maiores do País. Atualmente é aprendiz de fazendeiro em sua terra natal, Itaguara.


O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes, membro da Academia Mineira de Letras, escreveu o prefácio do livro. O livro já pode ser encontrado nas principais livrarias, pelo e-mail: comercial@conhecimentolivraria.com.br ou pelo site www.amazon.com.br.


No entanto, o autor sabia que precisava por um ponto final e definitivo nessa questão. “Foi então que em 2022 decidi começar do zero, tendo como fios condutores da história o amor de Maria do Juca do Alípio pelo Mundico e o amor dele por outras pessoas, pois era o único capaz de aliviar as dores daquele povo sofrido e que se tornaram incompatíveis ao longo dos anos, até que um inesperado fenômeno da natureza alterou o rumo dos acontecimentos”, conclui sem dar spoiler.


Conforme Dino Sávio, o livro vai muito além de histórias sobre homens que optaram pela solteirice. “Esse foi o mais difícil dos livros que escrevi. Levei 38 anos até conseguir terminá-lo, por uma série de razões. A principal delas é o meu envolvimento com alguns dos personagens nos quais busquei inspiração. São pessoas que povoaram minha infância e adolescência e que guardei na memória como um tesouro. Elas nunca se desbotaram, mas eu precisava encontrar um enredo onde pudesse colocá-las com toda a riqueza de detalhes com que se apresentaram para vida. Daí a minha dificuldade em conduzir a história de maneira satisfatória. Escrevi e reescrevi esse livro dezenas de vezes”, conta Dino Sávio.


Segundo o autor, o livro não trata de um estudo ou uma tese sobre o casamento, mas sim de um inusual comportamento dos homens de um pequeno povoado, isolado nas montanhas de Minas, que decidiram esperar pelo enlace do homem mais querido e respeitado do lugar – o que não aconteceu como de costume -, apesar de ser amado e desejado por quase todas as mulheres do lugar. Inclusive por uma, Maria do Juca do Alípio, que dedicou sua vida – dia após dia -, com toda a exuberância possível, tentando conquistar o amor desse homem, o Mundico.

O lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca.


Depois de publicar seu primeiro livro ‘Quem é de lá que vem aí?’ (Ed. Letramento – 354 páginas), em 2018, e ‘Torre de controle’ (Ed. Letramento – 126 páginas), em 2020, o jornalista e escritor Dino Sávio lança agora seu terceiro livro, sob o intrigante título de ‘O casamento não compensa’, desta vez pela editora Conhecimento.


Lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca

26 de janeiro de 2026
Durante um plantão de réveillon no CAD (Centro de Apoio aos Desesperados), a psicóloga responsável não aparece e Dizuite, funcionária do local, resolve atender as ligações e auxiliar os pedidos de ajuda que surgem na Noite de Ano Novo. Este é o ponto de partida de “Antes do Ano que Vem”, monólogo cômico estrelado por Mariana Xavier, que chega ao Teatro da Ilha para apenas duas sessões nos dias 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h. Com texto de Gustavo Pinheiro escrito especialmente para a atriz emprestar toda a sua versatilidade para um vasto leque de personagens e situações, o espetáculo tem direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos. O solo já foi visto por 50 mil espectadores e percorreu 24 cidades brasileiras. O espetáculo é mais uma realização da Trampo Produções e da WB Produções, dos produtores associados Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles. Desde março de 2022, “Antes do Ano que Vem” fez temporadas lotadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e percorreu as cinco regiões do Brasil com apresentações em Manaus, Vitória, Maceió, Brasília, Curitiba, Teresina, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, São Luíz, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Uberlândia, Pelotas, Caxias do Sul, São Francisco do Sul, São Lourenço do Oeste, Niterói, Joinville e São Bento do Sul. Serviço: Local: Teatro da Ilha - Estrada do Galeão, s/n, ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Ilha do Governador Sessões: 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h Ingressos: de R$ 35 a R$ 120, vendas no site https://ingressodigital.com/evento/18327,18328/antes-do-ano-que-vem-com-mariana-xavier Instagram: @teatrodailha Gênero: Comédia em monólogo Duração: 70 minutos Classificação etária: 12 anos
26 de janeiro de 2026
A Prefeitura de Niterói apresentou as principais novidades do Carnaval 2026, que terá como destaque a implantação de uma nova Passarela do Samba em linha reta no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, com entrada franca para o público. “O Carnaval é uma tradição que faz parte da identidade de Niterói. Além de trazer alegria e diversão para toda a família, ele movimenta a economia local, gera empregos, estimula hotéis, serviços e o comércio, e impulsiona a nossa indústria criativa. A Prefeitura investe e acredita no potencial da festa, apoiando as escolas de samba para oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para moradores e turistas”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. As mudanças na estrutura incluem novo desenho da passarela, melhor logística de acesso, iluminação especial, além da entrada dos carros alegóricos já dentro do complexo do Caminho Niemeyer, o que garante mais fluidez, segurança e valorização do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. As novidades foram apresentadas em reunião realizada no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, com a presença de representantes das escolas de samba, dirigentes da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) e da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit). O encontro foi conduzido pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, e pelo secretário de Governo e presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira. Também participaram o diretor de Administração, Marcos Mattozo; o diretor de Lazer, Marcelo Maia; e o coordenador dos desfiles, Alexandre Oliveira.