19 de fevereiro de 2025

Filme mergulha na história da Ilha da Conceição em Niterói

 

 

 

Com previsão de circulação em festivais no segundo semestre de 2025, o filme é uma produção da Toca Filmes. Longa 'Quanta reza será preciso para um simples banho de mar' resgata memórias da ilha e reflete sobre impactos ambientais e sociais causados pela ditadura militar

 

 

E se uma ilha desaparecesse na Baía de Guanabara? Essa pergunta abre o longa-metragem"Quanta reza será preciso para um simples banho de mar". O filme mergulha na história da Ilha da Conceição, retratando as transformações ambientais e sociais vividas ao longo das últimas cinco décadas.

 

Outrora uma ilha-praia, hoje a Ilha da Conceição tem seu único acesso ao mar bloqueado por um portão de ferro, símbolo dos impactos causados pelo crescimento industrial e pela decadência do transporte náutico. Com um acervo de fotos e imagens em Super 8, digitalizadas especialmente para a produção, o longa entrelaça relatos de moradores e pescadores com sequências ficcionais. A narrativa é conduzida pela voz do ator-personagem Angelo Morse, que, ao lado doator português Gonçalo Mendes, representa a imigração portuguesa e a formação cultural que moldou a identidade da ilha.

 

 

Veja imagens do longa sobre a Ilha da Conceição

 

 

 

A produção também aborda os impactos históricos da construção da Ponte Rio-Niterói durante a ditadura, além de denunciar a poluição causada por estaleiros estrangeiros e a presença de navios abandonados na região.

 

— O filme é um resgate da memória, mas também um alerta sobre os danos ambientais e sociais que muitas vezes passam despercebidos— explica a diretora Liliane Mutti.

 

Após a exibição, uma sessão-debate reunirá o secretário das Culturas de Niterói,Leonardo Giordano, o adido cultural do audiovisual da França no Brasil, Nicolas Piccato, Liliane, Morse e outros integrantes da equipe.

 

A sessão contará com a presença de alunos do CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola– Intercultural Brasil-França e do Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa –Intercultural Brasil/China. Quem quiser assistir ao filme deve se inscrever pelo e-mail production@filmz.paris. A entrada está sujeita à lotação do espaço.

 

 

Material dos arquivos da UFF e da Prefeitura de Niterói foi usado no filme

 

 

Com previsão de circulação em festivais no segundo semestre de 2025, o filme é uma produção da Toca Filmes, em parceria com as produtoras niteroienses Realiza Cultura e Jou Jou, e tem a circulação coordenada pela Obá Cacauê Produções eBFV Cultura e Esporte. O projeto conta com o apoio das Secretarias das Culturas de Niterói, do Instituto das Artes de Niterói, do Laboratório de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (Lupa) e do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil (CTAV).

 



13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.