19 de fevereiro de 2025

Filme mergulha na história da Ilha da Conceição em Niterói

 

 

 

Com previsão de circulação em festivais no segundo semestre de 2025, o filme é uma produção da Toca Filmes. Longa 'Quanta reza será preciso para um simples banho de mar' resgata memórias da ilha e reflete sobre impactos ambientais e sociais causados pela ditadura militar

 

 

E se uma ilha desaparecesse na Baía de Guanabara? Essa pergunta abre o longa-metragem"Quanta reza será preciso para um simples banho de mar". O filme mergulha na história da Ilha da Conceição, retratando as transformações ambientais e sociais vividas ao longo das últimas cinco décadas.

 

Outrora uma ilha-praia, hoje a Ilha da Conceição tem seu único acesso ao mar bloqueado por um portão de ferro, símbolo dos impactos causados pelo crescimento industrial e pela decadência do transporte náutico. Com um acervo de fotos e imagens em Super 8, digitalizadas especialmente para a produção, o longa entrelaça relatos de moradores e pescadores com sequências ficcionais. A narrativa é conduzida pela voz do ator-personagem Angelo Morse, que, ao lado doator português Gonçalo Mendes, representa a imigração portuguesa e a formação cultural que moldou a identidade da ilha.

 

 

Veja imagens do longa sobre a Ilha da Conceição

 

 

 

A produção também aborda os impactos históricos da construção da Ponte Rio-Niterói durante a ditadura, além de denunciar a poluição causada por estaleiros estrangeiros e a presença de navios abandonados na região.

 

— O filme é um resgate da memória, mas também um alerta sobre os danos ambientais e sociais que muitas vezes passam despercebidos— explica a diretora Liliane Mutti.

 

Após a exibição, uma sessão-debate reunirá o secretário das Culturas de Niterói,Leonardo Giordano, o adido cultural do audiovisual da França no Brasil, Nicolas Piccato, Liliane, Morse e outros integrantes da equipe.

 

A sessão contará com a presença de alunos do CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola– Intercultural Brasil-França e do Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa –Intercultural Brasil/China. Quem quiser assistir ao filme deve se inscrever pelo e-mail production@filmz.paris. A entrada está sujeita à lotação do espaço.

 

 

Material dos arquivos da UFF e da Prefeitura de Niterói foi usado no filme

 

 

Com previsão de circulação em festivais no segundo semestre de 2025, o filme é uma produção da Toca Filmes, em parceria com as produtoras niteroienses Realiza Cultura e Jou Jou, e tem a circulação coordenada pela Obá Cacauê Produções eBFV Cultura e Esporte. O projeto conta com o apoio das Secretarias das Culturas de Niterói, do Instituto das Artes de Niterói, do Laboratório de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (Lupa) e do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil (CTAV).

 



29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita