14 de março de 2024

Livro “Coralino não sabe Pular” é lançado na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

O Centro Cultural Pachoal Carlos Magno convida seu público para o lançamento do livro "Coralino não sabe pular", de Anderson Rocha. O evento com entrada gratuita acontecerá no sábado, 16 de março, às 11h. Para o autor, "a obra é um convite ao afeto, à aceitação e ao acolhimento. É um convite à prática da escuta e do diálogo. É um abraço nas diferenças que, durante toda a vida, constroem identidades, vulnerabilidades, sintomas e trajetos".


O livro, infantil para todas as idades, conta a história do sapo Coralino e da sua relação com os demais sapinhos de sua região. A partir do estranhamento, da curiosidade e da conversa atenta, eles se encontram e se reconhecem. Existe muita beleza em reconhecer a si e ao outro como seres integrais, fundamentais e, em essência, perfeitos - com tudo o que se é ou deixa de ser. Coralino ensina no (não) pulo, os muitos passos que podemos dar em direção a nós mesmos. E esse é um caminho sem volta. Lançado pela editora Caravana, o livro conta com ilustrações de Amon Siqueira.


O Autor - Anderson Rocha é professor titular de química do Instituto Federal do Rio de Janeiro e doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense. Carioca, nascido no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, cursou seu ensino médio, superior e suas pós-graduações em instituições públicas de ensino e desde a graduação foi construindo sua vida pessoal e profissional nos municípios de Niterói e São Gonçalo. Anderson é casado com Adriana, pai da Alice e do João.



Serviço

Lançamento do livro "Coralino não sabe pular", de Anderson Rocha

Data: Sábado, 16 de março de 2024

Horário: das 11h às 13h

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Local: Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Campo de São Bento, entrada pelo portão 2

 

11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H