21 de fevereiro de 2025

Final de semana com atrações musicais e infantis no Arte na Rua

O Projeto Arte na Rua segue ocupando diversos bairros de Niterói, levando cultura e diversão. Com programação variada e gratuita, o projeto promove neste final de semana atividades para crianças e apresentações musicais, com destaque para o jazz, bossa nova e choro.



Na sexta-feira, 21 de fevereiro, o Centro e Icaraí recebem o projeto. Às 11h, o cantor e violonista Jonas Silva apresenta o melhor do samba de raiz e da bossa nova, na Praça das Águas, na Avenida Amaral Peixoto. Às 18h, será a vez da esquina das ruas Ator Paulo Gustavo com a Rua Lopes Trovão receber o Duo Luiz Hiroshi e Felipe Escovedo, que tocarão obras musicais clássicas, através de experimentações de diversas estéticas da música instrumental, como bossa nova, jazz fusion, chorinho, samba jazz e rock.


O Arte na Rua anima Itaipu no sábado/ (22). No Horto de Itaipu, as crianças se divertem com a peça Peter Pan, clássico infantil com muitas aventuras, no formato musical. A Praça das Amendoeiras será palco do projeto cultural É assim que a banda toca!, às 13h. O grupo celebra a riqueza da diversidade musical, com uma abordagem inclusiva, unindo ritmos como forró, samba e MPB.


O domingo (23) também é reservado às crianças, com a apresentação da peça infantil Pedro e o Lobo, no Horto do Barreto, às 11h. Na história acompanhamos o menino Pedro, que ignorando os conselhos do seu avô para não se afastar do sítio, cede aos encantos da natureza e entra na floresta, onde se depara com um lobo e é obrigado a enfrentar os perigos do mundo, junto com seus amigos animais. E para começar bem a semana, na segunda-feira (24), às 18h, a calçada do Theatro Municipal de Niterói, no Centro, recebe a apresentação do Francisco Falcon Quarteto, com sua fusão de jazz com o choro.


Com programação gratuita, diversificada e para todas as idades, o projeto Arte na Rua é realizado pela Fundação de Arte de Niterói. 


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita