Exposição 'Tríada' acontece na Sala José Cândido de Carvalho em Niterói
Com curadoria de Desirée Monjardim, a Sala José Cândido de Carvalho inaugura na terça-feira, 15 de abril, a exposição “Tríada”, do artista plástico Ronan Pereira. A vernissage acontece a partir das 18h.
Desde a infância Ronan sempre esteve envolvido com as artes visuais, em especial, o desenho. Porém, foi no ano de 2022 que iniciou uma intensa jornada no universo da pintura, especificamente no final do doloroso período de isolamento, provocado pela pandemia à qual fomos submetidos. A tensão vivida nesse período lhe provocou questionamentos sobre todas as suas relações, e a maneira que encontrou para dar uma resposta a eles foi transformá-los em mapas pictóricos. Assim, ele descobriu na técnica da pintura acrílica sobre tela o conforto e a segurança necessária para dar cada passo.
Com determinação, persistência e muito sentimento envolvido, começou a desenvolver a série Tríada, em que procura valorizar cada detalhe, e obter na simetria uma condição estilística de equilíbrio entre formas simples, que buscam harmonizar-se com as potências cromáticas. A magia de cada obra revela-se nessa interseção, e, quando assimiladas, registradas e alinhadas pelos nossos pensamentos, memórias e percepções, nos aproxima de um diálogo aberto e sem pudor.
Agora, ele nos convida para sermos cúmplices de uma conversa franca, honesta e vibrante entre as nossas emoções, a nossa condição humana e a enigmática relação com o transcendente.
Serviço
Exposição: "Tríada" de Ronan Pereira Curadoria: Desirée Monjardim Assistente de curadoria: Lina Ponzi Abertura: Terça-feira, 15 de abril, às 18h Visitação: até 13 de junho de 2025. De 2ª a 6ª, das 9h às 17h Local: Sala José Cândido de Carvalho Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói

