4 de junho de 2025

Exposição "Santa Intimidade", no Museu Janete Costa de Arte Popular, explora as diversas manifestações do divino na cultura popular brasileira

O povo reinventa e humaniza o sagrado diariamente. Objetos, rituais, práticas cotidianas e artesanato inspiram a mostra "Santa Intimidade", no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, em Niterói. O foco da mostra é explorar como a fé se manifesta de maneira íntima, pessoal e até rotineira. O espaço junta obras de 41 artistas do Brasil e evoca o imaginário popular materializado em 20 divindades, além de um espaço especial para Nossa Senhora. A exposição, oferecida pela Prefeitura de Niterói através da Fundação de Arte de Niterói (FAN), tem curadoria e expografia de Jorge Mendes.


“Arte e fé são duas paixões que costumamos ver juntas. No Brasil, um país cheio de crenças que são passadas há gerações, o sagrado se manifesta de maneiras muito particulares e essa é parte da sua beleza. A mostra ‘Santa Intimidade’ está linda! Fico feliz de ver uma manifestação cultural tão importante ganhando vida no Museu Janete Costa”, celebra o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.


Por meio da escolha de 17 santos populares, três figuras santificadas pela devoção popular — mas não reconhecidas pela Igreja — e uma sala especial dedicada à Nossa Senhora, a exposição celebra a força da fé popular e a capacidade do povo de personalizar o sagrado à sua maneira, tendo-o como companheiro constante na jornada do dia-a-dia.


“ ‘Santa Intimidade’ reforça o compromisso da Fundação de Arte de Niterói com a diversidade das manifestações culturais, uma vez que é uma oportunidade de, através da arte popular, exercitarmos um olhar amplo, que considera as diferenças culturais como um ganho do processo participativo das construções humanas. Afinal, a arte é, sobretudo, oportunidade de diálogo.”, reforçou a presidente da FAN, Micaela Costa.


Com curadoria e expografia de Jorge Mendes, a mostra explora e celebra a riqueza e a diversidade da devoção popular brasileira, evidenciando como a fé se manifesta através de objetos, rituais e práticas cotidianas e como o povo reinventa e humaniza o sagrado, transformando-o em um elemento constante e presente em suas vidas.


“O sagrado é uma experiência pessoal e subjetiva, que pode se manifestar de maneiras únicas e individuais. Cada pessoa tem sua própria forma de se conectar com o divino, seja através de devoções, romarias, procissões, novenas, da utilização de amuletos ou da participação em festas de padroeiros. Neste sentido, o sagrado é um espaço de liberdade e expressão, onde cada um pode encontrar seu próprio caminho para a espiritualidade” – explica Jorge Mendes, reforçando ainda que a fé não só move montanhas, mas também sobe morros, vaga por becos, deságua em mares, desemboca em rios, se encontram nas encruzilhadas e se manifesta nos corpos em festa.


O trajeto expositivo evidencia a devoção popular como um fenômeno complexo e multifacetado, com manifestações de fé expressas pela profunda conexão que as pessoas têm com a religiosidade e a espiritualidade, frequentemente marcadas por uma mistura de elementos culturais, históricos e emocionais.


“Inspirada na maneira como o povo reinventa o sagrado diariamente, a exposição “Santa Intimidade” explora a dimensão do encantamento da sociedade, onde a fé se manifesta em objetos, rituais e práticas que permeiam a vida cotidiana”, conclui Daniela Moraschini, diretora do museu.


SERVIÇO:



Exposição “Santa Intimidade”

Visitação: até 28 de setembro

Horário: Terça a domingo, de 10 às 17h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói

4 de setembro de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe, na quinta-feira, 04 de agosto, às 19h, o show beneficente em homenagem ao músico niteroiense Marcelo Né, com várias participações especiais. Toda a renda arrecadada será doada em prol do músico. O show contará com várias participações especiais, tais como: Daniel Bessa, Felipe Ferreira, Amadeu Signorelli, Cássio Tucunduva, Celinho, Evandro Halabey, Leonardo Borges, Leri Machado, Marcus Lima, Savinho, Luciana Lazulli, Marcos Sabino, Valerie Lou, Davi Damasceno, Kakao Figueiredo, Elaine Guedes, Carlos Tatoo, Anna Cláudia Botelho, dentre outros. Serviço Festival Parceiros Marcelo Né Datas: Quinta-feira, 04 de setembro de 2025 Horário: 19h Duração: 90 min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
3 de setembro de 2025
O espetáculo Entre Solos & Canções, da Vivá Cia de Dança, que ocupa o palco do Theatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, 03 de setembro, às 19h, traz uma proposta artística vibrante que une dança contemporânea e música ao vivo. Em cena, 3 cantores, 4 músicos e 8 bailarinos reinterpretam grandes clássicos da Música Popular Brasileira com arranjos inéditos, dinâmicos e repletos de identidade. Com direção e coreografia de Carlos Fontinelle e direção musical de Bruno Costa, o espetáculo convida o público a uma experiência sensorial completa, onde cada canção é expressa de forma tripla: na voz dos cantores, na musicalidade dos instrumentistas e no corpo dos bailarinos. Essa fusão inovadora gera uma atmosfera única, atravessada por releituras que transitam entre o jazz, o rock nacional e outras referências da cultura popular brasileira. A montagem é marcada por uma forte presença percussiva, desconstruções ousadas e releituras emocionantes que conectam diferentes gerações. O resultado é um espetáculo dinâmico, acessível e impactante, capaz de emocionar e entreter públicos de todas as idades.  Serviço Entre Solos & Canções | Vivá Cia de Dança Datas: Quarta-feira, 03 de setembro de 2025 Horário: 19h Evento Gratuito | Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo Duração: 85 min Classificação indicativa: Livre Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói