18 de maio de 2022

Downtown Beer Festival retorna em grande estilo com muita diversão e cerveja artesanal

Um dos principais festivais de cervejas artesanais do Rio está de volta ao espaço a céu aberto mais democrático da Barra da Tijuca.

 

De 19 a 29 de maio, sempre de quinta a domingo, expositores diversos se reúnem na Praça Central do Downtown para festejar o retorno do clássico e cada vez mais moderno evento cervejeiro da casa. Do vigor da IPA e stout à leveza refrescante de uma pilsen ou witbier, o Downtown Beer Festival vem para agradar a todos os públicos e gostos. 
 

As cervejarias presentes no evento incluem Víquim e a sua inédita “pilsen das estrelas”; Brother's Beer com sua nova hop lager e chope de vinho; Farra Bier; Noi e Antuérpia; Confraria Paulistânia e seus rótulos importados como HB e Erdinger; Criatura Craft Beer; Labirinto; Mafia e Kumpel. Os amantes de Petrópolis e Região Serrana vão contar com a presença das cervejarias Doutor Duranz; Odin; Alter e Cerveza Guapa.

O festival também apresenta as estreantes Sulamericana, que é produzida no Brasil desde 1880; Wehrs Bier; Sampler Brew House e Mahi Cervejaria. E quem não quiser beber cerveja, também há opções de drinks diversos no quiosque da Cachaça Tellura, além do gin pronto para beber (em lata) da Gostogin. Na alimentação, os representantes são Vulcano e seus lanches onipresentes nos eventos cariocas; Gustô Gastronomia; Espírito de Porco e Crepes Bon Profit; além da cozinha alemã da Adega do Pimenta. A novidade é a Santo Allium, com seus sanduíches feitos no clássico pão de alho. A sobremesa fica sob a responsabilidade da Pedacinho de Portugal e seus deliciosos doces portugueses.


A variedade do evento também se reflete nas atrações musicais, que vão do peso do rock nos sábados ao dançante sertanejo nas sextas, passando por quatro rodas de samba, sendo duas delas no meio do público, sob o comando da cantora Monica Mac, aos domingos. Duas atrações vindas diretamente do último Downtown Cover em janeiro, retornam para acalorar ainda mais a
programação: Pepper Spray com o som da Red Hot Chili Peppers de Anthony Kiedis e John Frusciante; e a banda Mais do Mesmo homenageando Renato Russo e sua Legião Urbana.


Nos oito dias, antes dos shows, nos intervalos e encerramentos, a música fica a cargo do residente Elvis DJ, sempre a partir das 12h.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL:


SEMANA 1

- Quinta, 19/05/2022
12h - Elvis DJ / 19h - DKV (pop rock)
- Sexta, 20/05/2022
12h - Elvis DJ / 18h - Roda de Samba (com Monica Mac) /
21h - Junior Antunes (sertanejo)
- Sábado, 21/05/2022
12h - Elvis DJ / 16h - Absinto (rock nacional) / 19h - Gus
Monsanto (classic rock) / 22h - Pepper Spray (Red Hot Chili
Peppers cover)
- Domingo, 22/05/2022
12h - Elvis DJ / 16h - Duas em Ponto (voz, violão e
percussão) / 19h - Roda de Samba (com Monica Mac)
 
SEMANA 2
- Quinta, 26/05/2022
12h - Elvis DJ / 19h - Maré Cheia (pop rock)
- Sexta, 27/05/2022
12h - Elvis DJ / 18h - Roda de Samba (com Monica Mac) /
21h - Fabiano & Bonatto (sertanejo)
- Sábado, 28/05/2022
12h - Elvis DJ / 16h - Emmano (reggae rock) / 19h - Tchopu
(rock) / 22h - Mais do Mesmo (Legião Urbana cover)
- Domingo, 29/05/2022
12h - Elvis DJ / 16h - Duas em Ponto (voz, violão e
percussão) / 19h - Roda de Samba (com Monica Mac)

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita