7 de maio de 2024

Coros Aprendiz Musical e Juvenil se apresentam grátis na Sala Leila Diniz

Evento marca a volta das já tradicionais apresentações na sala, no período em que o Programa Aprendiz completa 23 anos

 

 

Na quarta-feira (8 de maio), às 14h, a Sala Leila Diniz – que fica dentro do prédio da Imprensa Oficial (Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro) – vai receber o Programa Aprendiz, que apresenta um espetáculo com suas turmas de aplicados e talentosos alunos. Desta vez sobem ao palco no projeto ‘Concertos na Imprensa’ os grupos de referência Coro Aprendiz Musical e o Coro Aprendiz Juvenil.

 

O Programa Aprendiz, que é um orgulho para Niterói e está em franca expansão – atende cerca de 9.500 alunos em todas as escolas da Rede Municipal de Educação – realiza esta primeira apresentação do ano e marca a volta dos eventos gratuitos do Aprendiz na Sala Leila Diniz. Esta série, que já tem tradição de 10 anos sendo realizada, oferece uma apresentação aberta a toda sociedade e demonstra como os alunos assimilam e reproduzem a arte musical que aprendem. O Coro Juvenil é uma novidade deste ano e é uma etapa do ciclo formativo em canto coral. Antes o ciclo começava no coro infanto-juvenil e seguia direto para o coro aprendiz; mas agora, com o novo coro juvenil, o Programa Aprendiz passa a oferecer um estágio intermediário – que contribui com o desenvolvimento e adequação do aluno.

 

"O Aprendiz Musical foi criado em 2001 e eu acompanho de perto desde 2013 o programa e vejo o trabalho realizado para superar as adversidades e transformar essa iniciativa em sinônimo de excelência. É um programa que oferece educação musical gratuita para mais de 10 mil crianças e jovens da rede municipal de Niterói, com canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral. Os resultados são surpreendentes, com a mudança de perspectiva para muitos jovens e o sucesso de talentos da nossa cidade, o que é motivo de orgulho para nós", afirma o prefeito Axel Grael.

 

Sob a regência de Miguel Torres, Fatima Mendonça e Leandro Campanate, os coros vão interpretar canções da Música Popular Brasileira – como “Berimbau” (Baden Powell e Vinicius de Moraes) e “Azul da Cor do Mar” (Tim Maia). A entrada é gratuita e sujeita à lotação.

 

O Coro Juvenil aplica as práticas de Canto Coral para adolescentes um pouco mais experientes, e foi criado para promover a formação e aprimoramento dos alunos – buscando desenvolver a integração social e o gosto pela música a partir da execução de um repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e diferentes estilos e gêneros. Já o Coro Aprendiz Musical desenvolve práticas de Canto Coral para crianças e adolescentes com experiência e promove a formação e o aprimoramento dos alunos, utilizando a metodologia do Aprendiz.

 

SOBRE O APRENDIZ MUSICAL:

 

O Programa Aprendiz Musical é um dos maiores programas sociais de desenvolvimento por meio da arte do país. É uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação.

 

A missão do Aprendiz é promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos de idade com aulas de iniciação musical, canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral.

 

O Aprendiz funciona nas escolas públicas da rede municipal da cidade e desenvolve atividades na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói. O Programa Aprendiz Musical está, há 23 anos, transformando vidas através da educação musical.

 

Repertório:

 

Coro Aprendiz Juvenil - Regência de Miguel Torres

 

1) Trenzinho do caipira-Heitor Villa-Lobos/Ferreira Gullar – Arr.: Roberto Anzai

2) Só quero um xodó-Dominguinhos – Arranjo.: Vilcimar Garcez Correa – Versão: Miguel Torres

3) Azul da cor do mar - Tim Maia – Arranjo.: Hipólito Ribas

4) Dias melhores-Rogério Flausino – Arranjo.: Iuri Correa

 

Coro Aprendiz Musical - Regência da Fátima Mendonça, 1ª parte

 

1) Vilarejo - Marisa Monte - Arranjo: Patrícia Costa

2) Aí que saudade d'oce - Vital Farias - arranjo: Eduardo D. Carvalho

3) Berimbau - Baden Powell e Vinícius de Moraes - arranjo: Márcio Carvalho

4) Jacksoul Brasileiro - Lenine - arranjo: André Protásio

5) Salve o Samba - Vinícius de Moraes/Tom Jobim/Dorival Caymmi/Zé Kéti

 

Coro Aprendiz Musical - Regência do Leandro Campanate, 2ª parte

 

1. Azul da Cor do Mar - Tim Maia – Versão: Paulo Moura

2. Pelo Tempo que Durar – Marisa Monte e Adriana Calcanhoto – arranjo.: Vicente Costa Nucci

3. Paira no Ar – Lucas de Paula/Noubar Sarkissian – arranjo.: Érico Alexandre

4. Vencedor – Marcelo Camelo – arranjo.: Augusto Ordine

 

SERVIÇO:

 

Evento: Concertos na Imprensa com os grupos de referência Coro Aprendiz Musical e Coro Aprendiz Juvenil

Data: 08 de Maio

Horário: 14h

Duração: 80min

Local: Sala de Cultura Leila Diniz - Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói

Valor: Entrada Gratuita - Sujeito a lotação

 

 Foto: Alê Gomes/Divulgação


14 de maio de 2025
Anna Bella Geiger, Carlos Vergara, Jeane Terra, Heberth Sobral, Marcos Corrêa, Diana Gondim, Márcia Martins, Dani Justus, Volnei Malaquias, Hélio Vianna, Fessal, Carolina Kasting, Beto Gatti, Coletivo MUDA e SAFE Art. Este é o time de peso que estará presente na exposição “Encontro de outono”, com curadoria de Elis Valadares, que celebra a terceira edição da versão PopUp da Casa70Rio. De 19 de a 23 de maio, das 10h às 16h, o evento estará aberto ao público gratuitamente, com ingressos pelo Sympla, e conta também com participações especiais de Tatiana Bertrand, Vintage Brasil com curadoria da arquiteta Giulia Borborema, ensaio de moda de Dani Lacerda, Sabrina Cuiligotti e Victor Niskier. Este ano, a Casa70Rio - projeto criado por Elis Valadares no Rio e que cruzou o oceano por cinco anos, até Lisboa - volta à cidade na versão PopUp, realizado em parceria com galerias nacionais e internacionais (nesta edição, conta com as galeristas Anita Schwartz e Gaby Índio da Costa). Serviço Curadoria e concepção: Elis Valadares Local: Instituto Brando Barbosa Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico Visitação: de 19 a 23 de maio, das 10h às 16h Ingressos: Sympla (gratuito/com limitação de público)  Apoio: Cria Vinhos, instituição Probono Brasil, Cerveja Praya
13 de maio de 2025
Na quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 19h, o Quinteto de Cordas Fluminense apresenta o espetáculo Mistura Clássica Brasileira, com duração de 60 minutos e classificação livre. O repertório passeia por obras consagradas como Serenata Noturna, de Mozart, e o Quinteto nº 2 em Sol Maior, de Dvořák, além de clássicos brasileiros como Canto do Cisne Negro (Villa-Lobos), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) e Samba de Verão (Tom Jobim). O concerto propõe um diálogo entre a música de câmara e a popular latino-brasileira, valorizando a formação de plateia e o encontro entre tradição e brasilidade. Serviço Quinteto de Cordas Fluminense Datas: Quarta-feira, 14 de maio de 2025 Horário: 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: Livre Entrada gratuita: R$ 20 (inteira) Local: Theatro Municipal de Niterói  End: Rua XV de novembro, 35, Centro - Niterói