22 de junho de 2023

Conto de Machado de Assis vira ópera e faz estreia mundial no Rio

O conto A Cartomante, de Machado de Assis, virou ópera concebida pelo compositor brasileiro Eduardo Frigatti, residente na Polônia, e fará sua estreia mundial nesta quinta-feira (22), às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) A entrada é gratuita. Em seguida, o público assistirá O Ensaio de Ópera, do compositor alemão Albert Lortzing (1801-1851), também com entrada franqueada.


As récitas das duas óperas serão apresentadas, em sequência, nos dias 23 (19h), 24 e 25 (às 17h), sendo que no sábado e domingo haverá transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. As duas obras integram a programação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a UFRJ. A ópera de Lortzing foi traduzida para o português e passará a integrar o Repertório Sinos, ficando disponível para as orquestras e companhias de ópera de todo o país.


O maestro André Cardoso, professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, informou que Eduardo Frigatti foi aluno da instituição. A ópera que criou com base no conto de Machado de Assis é resultado de concurso realizado em 2021 e 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera e Música de Concerto.

“Eduardo Frigatti foi um dos finalistas com A Cartomante. Aí, nós decidimos estrear a ópera. Vai ser a primeira vez que ela será ouvida pelo público”, antecipa.


Com coordenação geral de Lenine Santos, os espetáculos apresentarão grande elenco de cantores da própria UFRJ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), além da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Thiago Santos, Glauco Fernandes e André Cardoso.


A produção é do projeto de extensão Ópera na UFRJ e do Sistema Sinos, que é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria também da Funarte com a UFRJ.


12 de agosto de 2025
Após um fim de semana de muita emoção, o ator e cantor Daniel Del Sarto está de volta ao palco do Teatro Eduardo Kraichet com o espetáculo “Anos 80 – Uma Experiência PLOC”. As novas apresentações acontecem nos dias 15, 16 e 17.de agosto, prometendo repetir o sucesso e a energia contagiante que marcaram os primeiros dias.  O show é uma verdadeira viagem pela década de 1980, misturando humor, música ao vivo e projeções visuais que recriam o clima da época. Com uma banda afiada e um repertório recheado de clássicos, de trilhas de novelas ao pop rock internacional, passando pelo Cassino do Chacrinha, o rock nacional e até músicas infantis, o espetáculo celebra os ídolos e estilos que definiram uma geração. Serviço: Teatro Eduardo Kraichet Av. Roberto Silveira, 123 – Icaraí, Niterói – RJ Datas e Horários: – 15/08 (sexta-feira) – 21h – 16/08 (sábado) – 20h – 17/08 (domingo) – 20h Ingressos: https://olhaoingresso.com.br/anos80.html
12 de agosto de 2025
Reunião com dirigentes das agremiações apresenta propostas para melhorias na Passarela do Samba e fortalecimento da festa, que atraiu mais de 60 mil pessoas no último ano O secretário municipal de Governo, Paulo Bagueira, se reuniu na última quinta-feira (7) com dirigentes das escolas de samba de Niterói para ouvir as reivindicações das agremiações e apresentar os preparativos da Prefeitura para o Carnaval 2026. O encontro, realizado por iniciativa da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), presidida por Marcelo Serpa, contou também com a presença do presidente da Neltur, André Bento. Durante a reunião, foi informado que uma mensagem executiva do prefeito Rodrigo Neves será encaminhada à Câmara Municipal tratando do tema. Entre as propostas em estudo, está a implantação de uma Passarela do Samba em linha reta, o que eliminaria curvas que dificultam a evolução das escolas. Também está prevista a gravação de um CD com todos os sambas-enredos e a produção de uma revista a ser distribuída ao público, como ocorreu no último desfile. O Carnaval de Niterói acontece uma semana antes da data oficial, atraindo cada vez mais público. Em 2025, mais de 60 mil pessoas passaram pela Passarela do Samba no Caminho Niemeyer durante os dias de desfile. “Estamos dialogando com o mundo do samba para garantir que o Carnaval 2026 seja ainda mais bonito e organizado, preservando a tradição e promovendo melhorias na estrutura e no apoio às agremiações. Esse é um compromisso do prefeito Rodrigo Neves e de toda a nossa equipe para valorizar a cultura e o turismo da cidade”, afirmou Paulo Bagueira. O presidente da Neltur, André Bento, reforçou o compromisso da gestão com a festa popular. “O Carnaval é um patrimônio cultural de Niterói. Nosso objetivo é apoiar as escolas e blocos para que possamos oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para o público e para os participantes”, destacou. Para Marcelo Serpa, a reunião foi um passo importante para fortalecer a parceria entre a Prefeitura e as agremiações. “O diálogo aberto e a disposição para atender às demandas mostram que a cidade está empenhada em valorizar o samba e os sambistas. Isso é fundamental para que o Carnaval cresça com organização e respeito à nossa cultura”, disse. Além das reivindicações, os dirigentes aproveitaram a oportunidade para sugerir ações que possam melhorar ainda mais o Carnaval da cidade, fortalecendo o evento como uma das principais manifestações culturais e turísticas de Niterói.