22 de junho de 2023

Conto de Machado de Assis vira ópera e faz estreia mundial no Rio

O conto A Cartomante, de Machado de Assis, virou ópera concebida pelo compositor brasileiro Eduardo Frigatti, residente na Polônia, e fará sua estreia mundial nesta quinta-feira (22), às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) A entrada é gratuita. Em seguida, o público assistirá O Ensaio de Ópera, do compositor alemão Albert Lortzing (1801-1851), também com entrada franqueada.


As récitas das duas óperas serão apresentadas, em sequência, nos dias 23 (19h), 24 e 25 (às 17h), sendo que no sábado e domingo haverá transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. As duas obras integram a programação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a UFRJ. A ópera de Lortzing foi traduzida para o português e passará a integrar o Repertório Sinos, ficando disponível para as orquestras e companhias de ópera de todo o país.


O maestro André Cardoso, professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, informou que Eduardo Frigatti foi aluno da instituição. A ópera que criou com base no conto de Machado de Assis é resultado de concurso realizado em 2021 e 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera e Música de Concerto.

“Eduardo Frigatti foi um dos finalistas com A Cartomante. Aí, nós decidimos estrear a ópera. Vai ser a primeira vez que ela será ouvida pelo público”, antecipa.


Com coordenação geral de Lenine Santos, os espetáculos apresentarão grande elenco de cantores da própria UFRJ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), além da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Thiago Santos, Glauco Fernandes e André Cardoso.


A produção é do projeto de extensão Ópera na UFRJ e do Sistema Sinos, que é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria também da Funarte com a UFRJ.


26 de setembro de 2025
No sábado, 27 de setembro, às 11h, a varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe mais uma edição do projeto Contos na Varanda com o espetáculo 'Hora da Leitura', uma atividade lúdica que utiliza a arte de narrar histórias para promover o encantamento pela leitura, fortalecer vínculos afetivos e incentivar o desenvolvimento da linguagem e da criatividade. O evento tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens por meio da contação de histórias em praças, escolas e eventos culturais. Serviço Contos na Varanda: Mundaréu de Histórias Data: Sábado, 27 de setembro de 2025 Horário: 11h Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento, entra lateral pela Lopes Trovão - Icaraí
26 de setembro de 2025
Como parte do projeto Setembro Instrumental, o Theatro Municipal de Niterói recebe, na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, os baixistas Michel Barcellos e Daniel Cahon, que sobem ao palco do centenário teatro com diversos convidados pra lá de especiais. O evento, gratuito, promete levar ao público o melhor da música instrumental de Niterói. Na sexta, 26, às 19h, Michel Barcellos convida a Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro; o saxofonista Marcelo Martins; o guitarrista e bandolinista Sérgio Chiavazzoli; e a cantora Taryn. Michel Barcellos é natural de Niterói e é baixista, compositor e produtor musical. Começou seu interesse pela música com 14 anos e com 15 fez o curso de violão clássico e teoria musical na UFF. Aos 17 anos veio seu interesse pelo baixo, quando precisou substituir o baixista de sua igreja. Michel é também um dos instrumentistas revelados pelo músico Arthur Maia. Com anos de experiência na música, Michel teve a oportunidade de tocar em várias bandas e projetos. Desde 2023 vem apresentando seu trabalho de música instrumental em vários Festivais de Jazz e Workshops pelo Brasil. No sábado, Dia 27, Daniel Cahon convida os guitarristas Mauro Costa Jr e Fernando Caneca; o tecladista Marcos Nimrichter; o saxofonista e flautista Marcelo Bernardes; o percussionista Gabriel Policarpo; e a cantora e compositora Nathy Cristo. Daniel Cahon é instrumentista, produtor, arranjador e compositor. Formado em Produção Fonográfica pela UNESA, acompanha cantores, músicos e bandas da música popular, além da Orquestra de Dallas (EUA), em apresentação exclusiva no Brasil, em 2009. Em dez anos de carreira, já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Baby do Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Ivete Sangalo, Mart'nália, Roberto Menescal, Sandra de Sá e outros. Atualmente, além de apresentar seu show instrumental, produz e acompanha no contrabaixo as cantoras Cátia de França e Claudia Foureaux e com o pianista alemão Werner Driesen. Serviço - Setembro Instrumental Michel Barcellos e Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro Data: Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 Horário: 19h Daniel Cahon e convidados Data: Sábado, 27 de setembro de 2025 Horário: 19h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói