17 de julho de 2023

Candongueiro inicia projeto de formação gratuito com oficinas, seminários e shows de samba

As inscrições estão abertas no site da tradicional casa de samba de Niterói. No total, serão ofertadas 40 vagas.


Com o objetivo de fortalecer a salvaguarda do samba no Rio de Janeiro como patrimônio cultural e artístico do Brasil, o Candongueiro, em parceria com o Pontão de Cultura Campus Avançado, inicia um ousado projeto, que engloba três ações interligadas: oficinas, seminários e festival. A inscrição está aberta no site do Candongueiro. 


Liderança da Roda de Samba do Candongueiro, Ivan Mendes, fala sobre o projeto lembrando seu pai, Ilton Mendes, fundador da Casa que faleceu em 2022: "Era um sonho antigo do meu pai, que abríssemos a casa para além das rodas. O projeto tem como objetivo levar a tradição, os grandes nomes do samba e suas obras, para a nova geração, para a juventude. É uma forma de contribuir para a formação de novos sambistas e também, na salvaguarda do samba enquanto patrimônio cultural. Vamos dividir nossa experiência de mais de 30 anos vivendo o samba aqui no Candongueiro. Seu Ilton do Candongueiro deve estar muito feliz”.



Durante 10 meses, o projeto "Tocando Meu Candongueiro" vai ofertar: uma oficina de Formação em Pesquisa do Samba, um Seminário com personalidades da história do samba e um Festival, que vai apresentar a tradicional Roda de Samba do Candongueiro recebendo um convidado especial, uma vez por mês. Todas as atividades são gratuitas.


A oficina de Formação em Pesquisa é voltada a estudantes, professores, historiadores e amantes do samba e tem um grande atrativo: aqueles que se inscreverem e participarem com frequência terão entrada gratuita em todos os shows realizados no Espaço Cultural do Candongueiro durante um ano a contar de agosto. No total, serão ofertadas 40 vagas e as inscrições são feitas pelo site do Candongueiro.


A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que apoia o projeto com recursos de emenda parlamentar, comentou sobre a importância da ação: "Fico muito feliz de poder contribuir com esse projeto tão importante, a partir de emenda parlamentar do nosso mandato. É fundamental fomentar a difusão e também a memória do samba e do Candongueiro. Essa roda faz parte, não apenas da cultura de Niterói, mas também da própria história da nossa cidade”, destacou a parlamentar. 


O projeto conta ainda, com apoio do Governo Federal, através dos Ministérios da Cultura e do Turismo, da Realize Cultura, da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, da Rede Cultura Viva e do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM/UFF). Mais informações e inscrições pelo site: https://candongueiro.com.br/


14 de maio de 2025
Anna Bella Geiger, Carlos Vergara, Jeane Terra, Heberth Sobral, Marcos Corrêa, Diana Gondim, Márcia Martins, Dani Justus, Volnei Malaquias, Hélio Vianna, Fessal, Carolina Kasting, Beto Gatti, Coletivo MUDA e SAFE Art. Este é o time de peso que estará presente na exposição “Encontro de outono”, com curadoria de Elis Valadares, que celebra a terceira edição da versão PopUp da Casa70Rio. De 19 de a 23 de maio, das 10h às 16h, o evento estará aberto ao público gratuitamente, com ingressos pelo Sympla, e conta também com participações especiais de Tatiana Bertrand, Vintage Brasil com curadoria da arquiteta Giulia Borborema, ensaio de moda de Dani Lacerda, Sabrina Cuiligotti e Victor Niskier. Este ano, a Casa70Rio - projeto criado por Elis Valadares no Rio e que cruzou o oceano por cinco anos, até Lisboa - volta à cidade na versão PopUp, realizado em parceria com galerias nacionais e internacionais (nesta edição, conta com as galeristas Anita Schwartz e Gaby Índio da Costa). Serviço Curadoria e concepção: Elis Valadares Local: Instituto Brando Barbosa Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico Visitação: de 19 a 23 de maio, das 10h às 16h Ingressos: Sympla (gratuito/com limitação de público)  Apoio: Cria Vinhos, instituição Probono Brasil, Cerveja Praya
13 de maio de 2025
Na quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 19h, o Quinteto de Cordas Fluminense apresenta o espetáculo Mistura Clássica Brasileira, com duração de 60 minutos e classificação livre. O repertório passeia por obras consagradas como Serenata Noturna, de Mozart, e o Quinteto nº 2 em Sol Maior, de Dvořák, além de clássicos brasileiros como Canto do Cisne Negro (Villa-Lobos), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) e Samba de Verão (Tom Jobim). O concerto propõe um diálogo entre a música de câmara e a popular latino-brasileira, valorizando a formação de plateia e o encontro entre tradição e brasilidade. Serviço Quinteto de Cordas Fluminense Datas: Quarta-feira, 14 de maio de 2025 Horário: 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: Livre Entrada gratuita: R$ 20 (inteira) Local: Theatro Municipal de Niterói  End: Rua XV de novembro, 35, Centro - Niterói