5 de abril de 2025

Campos dos Goytacazes ganhará primeiro festival internacional de cinema

Mais uma cidade do estado do Rio de Janeiro ganhará um festival internacional de Cinema. Entre os dias 19 e 24 de agosto deste ano acontecerá a primeira edição do Festival Internacional Goitacá de Cinema que terá Zezé Motta, atriz nascida na cidade, como a homenageada.


Pelo menos 50 filmes serão exibidos em diversas salas de cinema e espaços culturais da cidade. Eles serão divididos em cinco categorias:



• Mostra Competitiva Brasileira – longas e curtas nacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;



• Mostra Competitiva Internacional – longas e curtas internacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;



• Mostra Competitiva Zezé Motta – sessões com filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro;



• Mostra Competitiva KBrunquinho – filmes dedicados a crianças e adolescentes;



• Mostra Competitiva Olhares da Planície – dedicada a apresentar ao público um panorama da produção cinematográfica e contribuir com a difusão da produção audiovisual do interior do Rio de Janeiro.



Além disso acontecerão o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação, com oficinas e debates para cineastas, estudantes e profissionais da área e de áreas correlatas, além do Cine Market Goitacá, um evento voltado para o mercado audiovisual, que vai gerar oportunidades de negócios para a região.

11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H